sexta-feira, julho 14, 2006

Governo de Ramos-Horta repete Executivo de Alkatiri

DN
14.07.2006
Armando Rafael

A esmagadora maioria dos ministros timorenses que hoje deverão tomar posse, e que integram o Executivo do primeiro-ministro Ramos-Horta, transita do elenco governativo liderado por Mari Alkatiri.

Ao que o DN apurou, as únicas novidades que estão previstas prendem-se com as pastas dos Negócios Estrangeiros (onde o embaixador José Luís Guterres deverá substituir o próprio Ramos-Horta), além dos Transportes e da Educação, uma vez que a Fretilin não aceitou a recondução dos anteriores titulares, sublinhando que eles se demitiram em ruptura com Mari Alkatiri.

É isso que explica que Ovídio Amaral seja substituído nos Transportes e Comunicações por Antoninho Bianco, que irá acumular com a Presidência do Conselho de Ministros, e que Armindo Maia ceda a Educação à vice-ministra, Rosália Corte-Real.

Situação diferente é a que se verifica nos Recursos Naturais, uma pasta que era anteriormente acumulada pelo próprio primeiro-ministro Mari Alkatiri. Com a sua saída, Ramos-Horta optou por promover também o anterior número dois do ministério, José Teixeira.

Com Ramos-Horta a acumular as suas novas funções com a pasta da Defesa, e com os vice-primeiros-ministros Estanislau da Silva e Rui Araújo a manterem também as pastas da Agricultura e da Saúde, o resto do elenco não sofre alterações.

Nas Finanças mantém-se Madalena Boavida e na Administração Estatal Ana Pessoa. À semelhança do que irá suceder nas pastas do Interior (Alcino Baris), Trabalho (Arsénio Bano), Justiça (Domingos Sarmento), Desenvolvimento (Arcanjo da Silva) e Obras Públicas (Odete Víctor).

Pelo que a presença de José Luís Guterres acaba por ter um significado especial, uma vez que o embaixador de Timor-Leste na ONU tentou, recentemente, candidatar-se à liderança da Fretilin, não tendo, depois, concretizado as suas intenções.

Embaixador na Austrália, Hernâni Coelho terá chegado a ser ponderado para o lugar, hipótese que não se confirmou.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.