terça-feira, julho 11, 2006

MNE português destaca "elevado sentido de Estado" de novo PM

Lisboa, 10 Jul (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, destacou hoje "a experiência, o elevado sentido de Estado e as capa cidades de diálogo para a diplomacia" do novo primeiro-ministro timorense, José Ramos Horta.

Trata-se de "valores importantes para a tarefa que [Ramos Horta] tem pela frente", frisou Luís Amado, em declarações à Lusa à margem da sessão solene comemorativa do 10º aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na Assembleia da República, em Lisboa.

O prémio Nobel da Paz e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros timorense , de 56 anos, tomou hoje posse do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste.

Luís Amado adiantou ter falado domingo telefonicamente com Ramos Horta para lhe transmitir as suas felicitações pessoais e "manifestar disponibilidade do governo português para encontrar soluções para a crise que o país atravessa".

Além de José Ramos Horta, tomaram hoje posse os vice-primeiros-ministros Estanislau da Silva e Rui Araújo.

A posse do restante elenco do II Governo Constitucional de Timor-Leste realiza-se quarta-feira.

Timor-Leste vive uma crise político-institucional desde o final de Abril, que levou à demissão de Mari Alkatiri do cargo de primeiro-ministro, a 26 de Junho.

Confrontos entre grupos rivais, sobretudo em Maio, provocaram três deze nas de mortos e cerca de 150 mil deslocados.

Para restabelecer a segurança, uma força policial e militar de Portugal , Austrália, Nova Zelândia e Malásia encontra-se em Timor-Leste desde Maio, a pe dido das autoridades timorenses.

VM/EL.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.