terça-feira, julho 11, 2006

Indonésia saúda escolha de Ramos Horta para primeiro-ministro

Jacarta, 10 Jul (Lusa) - O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, telefonou hoje a José Ramos Horta para saudar a sua nomeação para primeiro-ministro de Timor-Leste, noticiou a agência indonésia Antara.

"O Presidente deu os parabéns a Ramos Horta, de quem é amigo", disse o porta-voz da presidência indonésia, Dino Patti Djalal, acrescentando que Yudhoyono telefonou ao novo primeiro-ministro timorense às 11:00 (03:00 em Lisboa), uma hora depois da cerimónia de tomada de posse.

Durante a conversa que mantiveram, segundo o porta-voz, Ramos Horta pediu a reabertura dos postos de controlo ao longo da fronteira entre os dois países, encerrados na sequência dos confrontos do final de Maio em Timor-Leste.

Timor-Leste vive uma crise político-institucional desde o final de Abril, que levou à demissão de Mari Alkatiri do cargo de primeiro-ministro a 26 de Junho.

Confrontos entre grupos rivais, sobretudo em Maio, provocaram três dezenas de mortos e cerca de 150 mil deslocados.

Para restabelecer a segurança, uma força policial e militar de Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia encontra-se em Timor- Leste desde Maio, a pedido das autoridades timorenses.

A Indonésia invadiu Timor-Leste em Dezembro de 1975 e ocupou a antiga colónia portuguesa até 1999.

MDR.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.