terça-feira, julho 11, 2006

Annan sauda tomada de posse de Ramos Horta como primeiro-ministro

Washington 11 Jul (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, saudou segunda-feira a tomada de posse do novo primeiro-ministro de Timor-Leste com um apelo aos timorenses para seguirem a via da reconciliação.

Numa declaração emitida ao fim do dia na sede da ONU em Nova Iorque, o porta-voz de Annan disse que este "saúda o estabelecimento de um novo governo em Timor-Leste".

Annan, disse o seu porta-voz, "congratula José Ramos Horta pela sua nomeação como primeiro-ministro" e aguarda com agrado a nomeação de um novo governo que "tem a certeza servirá as necessidades de todos os timorenses".

"Numa altura em que o país se prepara para as primeiras eleições presidenciais e parlamentares desde a independência, o secretário-geral apela a todas as partes em Timor-Leste para avançarem no espírito de diálogo, unidade e reconciliação," disse.

Segundo o porta-voz, Kofi Annan aguarda agora pelo relatório do seu enviado especial, Ian Martin, para decidir "como as Nações Unidas podem ajudar melhor o povo timorense na construção de um futuro democrático e pacífico para o seu país".

Martin terminou segunda-feira uma visita de duas semanas a Timor-Leste para avaliar as necessidades do país.

O mandato da actual missão da ONU em Timor-Leste, a UNOTIL, termina a 20 de Agosto e até lá Annan terá que apresentar ao Conselho de Segurança um relatório sobre a futura missão da ONU.

Embora todos os membros do conselho de segurança concordem que a ONU terá que voltar a reforçar a sua missão em Timor-Leste há desacordos quanto à necessidade da presença ou não de uma força de manutenção de paz.

Os Estados Unidos indicaram já que apoiam uma força policial da ONU, mas não mencionaram até agora qualquer apoio a uma força militar da ONU para substituir as tropas da Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Portugal.

JS.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.