quinta-feira, julho 27, 2006

Manipulação australiana - Tradução da Margarida

BBC News
26 Julho 2006, 06:03 GMT 07:03 UK
Líder rebelde de Timor-Leste detido

Alfredo Reinado foi o primeiro líder rebelde a entregar armas.
Um dos líderes duma rebelião das forças de segurança de Timor-Leste foi detido pelas tropas Australianas.
O Major Alfredo Reinado, o primeiro líder rebelde a entregar as armas quando as tensões assentavam em Junho, foi uma das mais de 20 pessoas a serem detidas.

As tropas Australianas disseram que os homens detidos foram encontrados com armas ilegais, depois de ter passado a data limite para a entrega das armas.

A violência em Maio deixou 21 pessoas mortas e forçou milhares a fugir das suas casas.

Também levou à resignação de Mari Alkatiri como primeiro-ministro, e à sua substituição pelo laureado do Nobel da paz José Ramos Horta, que ficará no posto até às eleições previstas em Maio do próximo ano.

Um porta-voz das tropas Australianas, Major James Baker, disse aos repórteres que as tropas Australianas detiveram os suspeitos durante a noite em conexão com nove pistolas.

"Estes indivíduos foram detidos e serão levados ao tribunal," disse, de acordo com a agência AFP.




Peoples’s Daily Online
Líder rebelde de Timor-Leste preso

O líder rebelde de Timor-Leste Alfredo Reinado foi preso por ofensas relacionadas com armas, a Força de Defesa Australiana (ADF) anunciou na Quarta-feira.

Soldados Australianos detiveram Reinado e 20 outros numa casa em iTimor-Leste capital de Dili durante a noite, disse o porta-voz da ADF Gus Gilmore.

Nove pistolas e uma quantidade significativa de munições também foram apreendidas.

Os detidos tinham alegadamente em seu poder armas sem autorização no seguimento da conclusão duma amnistia às armas na Segunda-feira, disse o porta-voz.

"O Major Reinado e os detidos com eles ficarão agora ao cuidado das autoridades Timorenses," disse.




News24.com
Chefe dos rebeldes de Timor-Leste detido
26/07/2006 08:33 - (SA)

Canberra – Um líder das forças de segurança rebeldes em Timor-Leste foi detido por possessão ilegal de armas, disse um oficial Australiano na Quarta-feira.

O Major Alfredo Reinado, que liderava um grupo de rebeldes que incluia soldados despedidos das forças armadas pelo antigo Primeiro-Ministro Mari Alkatiri em Março, foi preso com um grupo de 21 pessoas por soldados Australianos na Terça-feira à noite, disse o Brigadeiro Gus Gilmore aos repórteres na capital Australian Canberra.

Gilmore disse que 11 pistolas e uma "quantidade significativa de munições" foram confiscados com eles.

"O Major Reinado juntamente com um grupo de 21 outras pesoas foi identificado como tendo na sua posse armas sem autorização e foi detido," disse Gilmore.

"O Major Reinado e os detidos com ele ficarão agora sob responsabilidade das autoridades Timorenses," acrescentou.

Reinado, que foi apoiado pelo Presidente Xanana Gusmão o recusar aceitar o seu despedimento por Alkatiri, liderou soldados e polícias rebeldes na entrega de armas às tropas Australianas nas montanhas perto de Dili no mês passado.



"O tratamento que o Major Reinado e o seu grupo recebe das forças multinacionais será exactamente igual ao de qualquer outro grupo em Dili com armas ilegais," disse Gilmore.



NewsVoa.com
Rebeldes de Timor-Leste detidos
Por Phil Mercer
Sydney
26 Julho 2006

Tropas Australianas em Timor-Leste detiveram um líder das tropas rebeldes por posse de armas ilegais, no seguimento da expiração duma amnistia de armas. Alfredo Reinado, um antigo major das forças armadas, liderou um grupo que inclui soldados amotinados cuja demissão das forças armadas em Março, despoletou desassossego em Timor-Leste.


Soldados Australianos detiveram Alfredo Reinado e 21 dos seus apoiantes na capital de Timor-Leste, Dili, na Terça-feira à noite, um dia depois de ter expirado uma amnistia de armas decidida para conter a violência recente.

O Brigadeiro das forças Australianas Gus Gilmore confirmou a prisão aos repórteres em Canberra, Quarta-feira.

"O Major Reinado e os 21 detidos com ele foram detidos de acordo com o estatuto de acordo das forças," disse.

Gilmore também disse que pistolas ilegais e munições foram confiscadas. Disse que os rebeldes agora ficam à responsabilidade das autoridades Timorenses.




Vigaristas!

Mais omissões à GNR, que surpreendeu os bandidos, que esteve quase 12 horas sozinha com o Reinado e sus muchachos na casa, que os desarmou.

Mais omissões ao facto de Reinado estar sob a responsabilidade dos militares australianos e de terem sido apanhados numa casa a 10 metros do comando australiano.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ja e tempo de expulsar estes lobos vestidos de pele de ovelha, que sao os soldados Australianos de Timor para fora. Foram para la para parar com a violencia, mas pouco faziam para isso acontecer! Chegavam sempre depois de o fogo ja estar quase ardido, e agora a frente do nariz o seu Idol estva cheio de Armas. E ainda dizem que o Chefe e Sub Chefe da Policia devem ser Australianos. Que vergonha! Acordem Timorenses, pois se nao acordarem, desta vez nao e "akarak an malai nia te" e sera "Australiano make sai ita to Rai"

Anónimo disse...

Os heróicos componentes da GNR, nomeadamente o Cap. Carvalho, é que foram os verdadeiros autores da diligência de prisão do bandido Renado e seu grupo. Avançando até contra as recomendações do PGR e do PR, no sentido de recuar, eles insistiram que o caso era grave e que eles precisariam dominar e tirar as armas do grupo. Conseguiram com sucesso. Vivam os heróis da GNR. Abaixo os australianos, que somente protegeram o grupo do Renado, inclusive com comida, e agora vêm a dizer que eles é que fizeram o trabalho. É demais...

Anónimo disse...

Acordar? Mas como? Para um lado, "Asutralianos mak sa'e ita to rai"; para outro lado, "Maputo mak het ita to Rai", mais para outro lado " problema la resolve deit". Qual Lado?
Both are the same!

O que o povo quer e o seguinte:

Paz e estabilidade
Regresso a casa
Vida normal
Quer la saber qual e o partido que ira governar!

Isso se durar, o antigo governo bem como o actual governo, assim tambem como os lideres dos partidos politicos poderao perder a confianca do povo.
"Sira mak diak tiha iha leten ita mak terus".

Anónimo disse...

o vigarista é do mari alkatiri..boa voagem mari ate ao morte

Anónimo disse...

Ao anonimo das 10:04:41
Voce diz que o Mari tambem tem um vigarista e que ele tem asas? Desde quando?

ASSO AKERIK LOS

Anónimo disse...

claro que mari é um vigarista autentico..se n fosse o Presidente Xanana Gusmão timor ~n tiria como hoje..apesar que a situação ñ esta muito bem organizada mas em fim as coisasa vão melhorar.é que mais importante já tiramos o maior gigaristas de todos ostempos em timor é o arabe MARI ALKATIRI

Anónimo disse...

Anónimo das 11:32:39 PM: a sua ignorância chega ao ponto de nem saber que o Dr. Mari Alkatiri é cidadão de Timor-Leste? Shame on you!

Anónimo disse...

Todos sabem que alkatiri é timorense,apesar de ter nascido em Kupang e a família já vivia em Timor. Mas é descendente de iemenitas. Daí a asssociação. agora se a Margarida não gosta... é outra historia.

Anónimo disse...

Qual a associacao? O Mari na verdade e descendente de Arabe e qual e o problema? E todos os outros sao descendentes de quem?
Muitos Portugueses sao descendentes dos Mouros? Qual o problema?
Mari pode ter nascido em Kupang no Timor Oeste, mas foi levado para o Timor Portugues, ali cresceu, estudou Portugues, trabalhou para o governo Portugues e acho que nunca ele renunciou ao facto de que e Timorense? Nao entendo o vosso problema? Porque trazer esta mesquinhice para aqui?
Tambem existem muitos Timorenses que nasceram na Australia, porque suas maes refugiaram-se la durante a segunda guerra mundial e durante o problema de 1975! Seus filhos nao sao Timorenses? So nao sao se eles o recusarem!
Deixem de mesquinhices e panasquices e falem de coisas serias!

Mau Beick

Anónimo disse...

Não se abespinhe amigo. Concordo consigo uqando diz que o mari é timorense. a Margarida tonta é que não gostou que lhe chamassem árabe. limitei-me a dizer que ele era descendente de iemenitas e nasceu em Kupang. Qual é o mal? Nenhum! Só há que tratar das coisas de maneira normal. para quê esconder as nossas origens?
há alguma raça pura?
Não são capazes de debater sem pensar que estão a ser atacados por tudo e por nada?

Anónimo disse...

Anónimo das 6:18:13 PM: para anjinho só lhe faltam as asinhas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.