REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
GABINETE DO PRIMEIRO-MINISTRO
________________________________________________________________________
MEDIA RELEASE
25 Julho 2006 For immediate release
PM ANUNCIA ABORDAGEM GOVERNAMENTAL GLOBAL
O Primeiro-Ministro Dr José Ramos-Horta anunciou a adopção de uma abordagem governamental global para administrar e fazer chegar os serviços do governo ao povo com mais eficácia.
Neste contexto ele encarregou os dois Vice Primeiros-Ministros com a tarefa da gestão global das responsabilidades do governo.
“Esta nova abordagem apressará o processo de tomada de decisões e providenciará os Ministros e os seus ministérios com melhor e mais actualizado suporte institucional para fundamentar as suas decisões,” disse o Dr Ramos-Horta.
Esta abordagem governamental global dará meios ao Primeiro-Ministro e aos dois Vice Primeiro-Ministros para transformarem decisões do governo em acções na comunidade.
“Isto beneficiará a prestação de serviços ao povo,” disse o Primeiro-Ministro.
O Vice Primeiro-Ministro, Eng Estanislau da Silva, assumiu a responsabilidade de:
coordenação das áreas de desenvolvimento económico, incluindo o desenvolvimento do sector privado;
coordinação do sector de finanças, representação, agência de pagamentos (BPA), taxas e o Crédito Rural;
coordenação das áreas de infra-estructuras – obras públicas, transportes e comunicações; e
coordenação com o Secretário de Estado do Conselho de Ministros, na elaboração de toda a legislação relevante necessárias para todas as instituições operarem com base legal.
O Eng Estanislau da Silva disse que esta nova abordagem é vital para garantir uma coordenação adequada com os Ministérios relevantes na implementação do Orçamento.
“Este Governo está comprometido a criar condições para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento económico e esta abordagem é um primeiro passo para garantir que os serviços do governo sejam prestados ao povo em tempo adequado e de maneira eficaz ", disse o Eng Estanislau da Silva.
O Vice Primeiro-Ministro, Dr Rui de Araújo, tem a responsabilidade de:
coordenação das áreas relacionadas com as questões sociais (coordena com serviços relevantes a implementação de programas vocacionados para as condições psico-socias do trauma generalizado na população);
coordenação da área da educação, com foco particular na educação técnica e universitária, bem como a implementação do programa de educação de adultos em todo o país;
coordenação da implementação do programa para jovens, particularmente nas áreas de educação cívica e desportiva; e
coordena os programas, dirigidos para a solução da crise, incluindo subsídios, reconstrução de casas, assistência humanitária, saúde e segurança alimentar e educação e juventude.
O Dr Rui de Araújo disse que recebe bem esta oportunidade de coordenar com os seus colegas Ministros destas áreas de governo que complementa a sua pasta como Ministro da Saúde.
“Esta abordagem unificada a alto nível significa que podemos server melhor a comunidade,” disse o Dr Rui de Araújo.
.
4 comentários:
Pergunta Estúpida:
O orçamento de estado já chegou ao parlamento?
É que se não chegou, esqueçam lá isso.... como diz parte de o provérbio: "...de boas intenções está o inferno cheio...".
Vamos propor ao RH que aproveite este blog para copiar as traduções dos seus acessores para a imprensa para a língua oficial da RDTL, uma vez que ao que parece ele nem a esse trabalho se dá.
Que tal ele enviar as press reliase para o blog e virem cá copiar os comunicados de impressa antes da sua publicação.
parece que a RDTL esta a ser governado por um estrangeiro, ou um cavalo mandado.
E um cavalo mandado que monta uma estrangeira e se nao te poes a pau
tambem es capaz de marchar.
Enviar um comentário