segunda-feira, junho 26, 2006

Comissão Europeia disponível para reforçar apoio ao país - Barroso

Horta, 26 Jun (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, manifestou-se hoje disponível para reforçar o apoio do executivo comunitário a Timor-Leste, em cooperação com as Nações Unidas.

"A Comissão Europeia está disponível para reforçar a sua ajuda a Timor- Leste, esperando fazê-lo em cooperação com as Nações Unidas", afirmou Durão Barroso, salientando que transmitiu esta posição ao presidente timorense, Xanana Gusmão, numa conversa telefónica há dois dias.
Durão Barroso falava aos jornalistas na Horta, Açores, onde se deslocou para participar na abertura de uma conferência internacional sobre política marítima europeia.

Segundo o presidente da Comissão Europeia, "é importante" que qualquer solução para a actual situação" em Timor-Leste "seja encontrada internamente, entre os timorenses, e que tenha, precisamente, a apoiá-la o quadro das Nações Unidas".

"As últimas notícias que recebo vêm no sentido de confirmar que se está à procura de uma solução no quadro constitucional" e de "acordo com as regras que foram estabelecidas pelos próprios timorenses", afirmou.

Durão Barroso adiantou, ainda, aos jornalistas que, na conversa que man teve com Xanana Gusmão, exprimiu a sua "solidariedade pessoal e política e o apoio da Comissão Europeia à sua acção".

Além disso, o presidente do executivo comunitário disse ter transmitido a Xanana Gusmão a "convicção de que a actual crise seja resolvida no quadro constitucional e num ambiente de consenso e diálogo entre os diversos intervenientes".

...

A 9 de Junho, a Comissão Europeia e o governo de Díli assinaram um acordo para atribuição de uma verba de 18 milhões de euros para reduzir a pobreza em Timor-Leste.


PC/PNG.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.