segunda-feira, junho 26, 2006

Dos leitores

Não é preciso que morram mais pessoas para que a ONU reconheça o seu falhanço total no "State Building Institutions" e nas sucessivas "missões de sucesso" e que Timor Leste não tem uma elite capaz para governar o país respeitando as regras básicas de um Estado de Direito Democrático.
Ou então se querem insistir na hipocrisia das conclusões dos relatórios magnos da ONU saiam de vez e deixem mais uma vez esse povo ser chacinado e massacrado.
............

Timor-Leste a exemplar Nação, o mais novo País do Mundo inúmeras vezes elogiada pelos actos públicos e discursos proferidos pelos seus ilustres representantes aos mais altos níveis no palco internacional.
O que ainda está por dizer é que esses discursos e posturas que tanto impressionaram o mundo não eram genuinamente timorenses. Os assessores são internacionais na maior parte das vezes de elevado nivel técnico.
Agora sim o mundo está a ver, a ouvir os verdadeiros discursos e posturas.
............

A vergonha para Timor Leste é que os seus responsáveis máximos venham lavar a roupa suja à frente do mundo.
Tornam-se presas fáceis para os "interesses" externos.
Chegam ao ridículo de não se conseguirem sentar a uma mesa e requerem um mediador externo.
A fragilidade é muita a inexperiência politica é ainda maior e mais uma vez os Timorenses não souberam viver em democracia e afirmar a sua soberania.
Agora tudo pode acontecer até mesmo um Estado falhado que outrora foi o nascimento da exemplar Nação da ONU.
............

Prior to his resignation there where suggestions in the Australian media that Ramos Horta could potentially be the next PM if Mari Alkitiri decided to resign. He was even going to rejoin Fretilin in order to do so. What is Ramos Horta trying to achieve? What is his hidden agenda? Is he somehow behind the current crisis? and why at such a crucial time has he decided to resign creating futher instability amongst the East Timorese community. Would you want hima as your leader??
............

"Mr Rudd disse que a resignação do Sr Ramos Horta, um co-signatário do acordo que permitiu as tropas Australianas em Timor-Leste, põe um ponto de interrogação sobre a base legal do acordo."

Mas o acordo bilateral com a Austrália foi assinado pelo cidadão timorense José Ramos Horta ou pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor Leste?
............

1 comentário:

Anónimo disse...

Timor-Leste: Cinco membros do governo vão anunciar hoje demissão dos cargos


Díli, 26 Jun (Lusa) - Um ministro, um vice-ministro e três secretários de Estado do governo timorense anunciam hoje a demissão dos respectivos cargos, em conferência de imprensa a realizar na residência do vice-ministro da Saúde, d isse um dos demissionários à Lusa.

Segundo Luís Lobato, vice-ministro da Saúde, acompanham-no na saída do executivo, chefiado por Mari Alkatiri, o ministro da Educação, Armindo Maia, e o s três secretários de Estado para a Coordenação da Região II (Virgílio Smith), d a Região III (Egídio de Jesus) e da Região IV (César Cruz).

A saída destes membros do governo é formalizada menos de 24 horas depoi s do ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e da Defesa, José Ramos Horta, e do ministro dos Transportes e das Comunicações, Ovídeo Amara l, terem anunciado publicamente a demissão.

O vice-ministro da Saúde, Luís Lobato, disse domingo à Lusa que pretend e sair do governo por considerar que já não dispõe de "condições para continuar a trabalhar" com Mari Alkatiri.

Esta onda de demissões ocorre também menos de 24 horas depois do Comité Central da FRETILIN, partido no poder em Timor-Leste, ter rejeitado a demissão de Mari Alkatiri da chefia do governo, uma das opções que o primeiro-ministro e líder do partido colocou àquele órgão partidário.

O Comité Central da FRETILIN defendeu que tanto o primeiro-ministro com o o Presidente da República não se devem demitir dos seus cargos e preconizou a continuação do diálogo para a superação da crise política no país.

EL.

Lusa/Fim

--------

ai,ai,ai,ai,ai.
Parece que sua Excia:Sr. Doutor, professor catedratico Mari Alkatiri vai continuar a liderar um governo cada vez mais desfalcado..

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.