sábado, março 15, 2008

Operação "Halibur" interceptou grupo e apreendeu material

Díli, 15 Mar (Lusa) - A operação "Halibur" de captura do grupo do ex-tenente Gastão Salsinha apreendeu material de quatro fugitivos na região de Ermera (oeste), Timor-Leste, afirmou hoje o tenente-coronel Filomeno Paixão.

A apreensão de material aconteceu quinta-feira, na região de Ermera, onde prossegue a operação conjunta entre as Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste e a Polícia Nacional.

Filomeno Paixão, 1º comandante da operação "Halibur", anunciou em conferência de imprensa que as forças conjuntas interceptaram quatro elementos do grupo de Gastão Salsinha.

À ordem de se entregar, dada a cerca de 60 metros pelos militares timorenses, os quatro homens fugiram com as armas e deixaram material diverso, explicou o tenente-coronel Filomeno Paixão.

Para trás, os fugitivos deixaram quatro camuflados, quatro pares de botas, camuflados, algumas munições e rações de combate.

Gastão Salsinha, líder dos peticionários das F-FDTL em 2006, lidera desde 11 de Fevereiro o antigo grupo do major Alfredo Reinado, que morreu no ataque à residência do Presidente José Ramos-Horta.

O ex-tenente participou no mesmo dia no ataque contra o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Gastão Salsinha continua em fuga com cerca de 30 homens com 18 armas, apesar de ter feito um acordo com as autoridades para se entregar dia 07 de Março.

PRM.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.