segunda-feira, janeiro 21, 2008

PRESIDENTE ITINERANTE, NÃO OBRIGADO!

Domingo, 20 de Janeiro de 2008
Blog Timor Lorosae Nação

CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO É A SOLUÇÃO
Mane Kribas.

Pela forma como estamos a ver Timor ser governado e presidido considerei ser horas de me expressar neste blog e partilhar com os que o lêem e participam nos comentários as minhas opiniões sobre o nosso país e também sobre as duas principais personalidades: o PR Horta e o PM Xanana..

Recordo, para os que prevejo virem acusar-me de ser Fretilin, que pelo facto de se discordar e reprovar os procedimentos das personalidades actualmente dominantes e instaladas no governo isso não significa que estejamos de acordo com as personalidades e todas as acções do governo anterior.

Aliás, aquilo que mais importa actualmente em Timor-Leste é que a Constituição seja respeitada, o que não acontece com demasiada frequência. Quanto a mim, esse é o principal problema.

Cumprir e fazer cumprir a Constituição é a solução para a anarquia e abusos dos poderes instituídos assim como dos que aproveitam esse desrespeito para alegarem o direito de também nada nem ninguém respeitarem. Alfredo Reinado é o caso mais flagrante dessa prática.

A liberdade de expressão consagrada na Constituição da RDTL é contrária às declarações intimidatórias proferidas pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão – aos jornalistas - e se ele não o sabe deve informar-se antes de se pronunciar, para que não continue a pisar e repisar o disposto constitucionalmente.

Não passam de uma afronta à Constituição estas e outras declarações de Xanana com o seu ditatorial convencimento do posso, quero e mando. Xanana não pode continuar a estar acima da lei. Não pode continuar a fazer o que quer sem que o próprio PR não o chame à atenção, começando também ele a dar o exemplo e capacitar-se de quais são as suas competências, não as extrapolando.

Sabemos que no passado, enquanto PR, Xanana marimbou-se para os preceitos constitucionais e violou-os. Chegando a declarar que se estava “nas tintas” para a Constituição.

Mas, na sua tomada de posse, não juraram cumpri-la? Então porque não a cumprem? Porque não a respeitam?

Muito dos dissabores por que Timor está a passar deve-se exactamente aos atropelos que ambos têm cometido relativamente às disposições constitucionais.

Não é por outras razões mas sim por essas que cada vez mais timorenses reconhecem que os seus procedimentos inconstitucionais só têm trazido para o país complicações que causaram e continuam a causar a desgraça da população.

Os timorenses anseiam por paz e democracia mas concluem que afinal têm líderes absolutos que só lhes têm dado a “guerra”, a morte, a destruição, separação de famílias, que têm arrancado do seio dessas mesmas famílias os jovens para a violência, criminalidade, drogas e prostituição.

Horta e Xanana estão a prestar um péssimo serviço ao país, ao contrário do que propalam. É tempo de o reconhecerem e mudarem de rumo, de postura, de práticas ilegais, confusas e que só fomentam desentendimentos e divisões entre nós.

Todos sabemos que Horta, Xanana, Longuinhos Monteiro e muitos mais são cúmplices de tudo o que de errado tem ocorrido em Timor-Leste. Neste momento já ninguém duvida. Mas não será por estarem enterrados até ao pescoço em tantas ilegalidades que devem prossegui-las. É tempo de pararem. É tempo de governarem com responsabilidade e transparência no absoluto cumprimento da Constituição.

Também Ramos Horta, na qualidade de PR deve de deixar-se dos seus vícios de viajar e estar constantemente a abandonar o país para “arejar”, “descomprimir”, ser “bafejado pela civilização”, como o diz aos de sua confiança e intimidade. Não podemos continuar a ter um presidente itinerante.

Desta vez, Horta estará no Vaticano, em Roma. Depois irá para o Brasil, e depois? Certamente que levará duas ou três semanas afastado do país.

A pergunta que se impõe é a esperada: isto é normal?

Horta sabia ou não que um PR não é um MNE? Que o PR é o zelador do cumprimento da Constituição e de tudo que ocorre, devendo estar atento e agindo sempre em busca do consenso. Que tem de estar presente e não ausente por tempos inadmissíveis, com uma frequência inadmissível.

Se considera que está com “incivilizados”… pois que vá de vez para a civilização mas não nos baralhe mais o país!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!Concordo com Mane Kribas :se RH está mal entre os "incivilizados" que vá para donde sempre andou! E se quiser que se candidate ao super sumo das Nações Unidas como ele tanto deseja! Bon voyage! Que não ande é presidente itinerante, porque num momento em que o país precisa dele - apesar de ser um ZERO à esquerda- está a fazer o mesmo que Xanana fez quando começaram os dissabores em Timor Leste(Março 2006), andava a passear!

Fítun Taci

Maubere disse...

Comentários e Reacções as facínoras politicas dos ditadores Xanana e Horta.

Berleiki Horta mente os seus seguidistas no Parlamento Nacional de Timor Leste e faz as suas, as chamadas "airosas digressões” nos países europeus tanto como América Latina com o malicioso intuito de enaltecer-se ate aos píncaros da lua, para que os seus comparsas pelo mundo fora gabam-lhe e ate ao cumulo de vergonha de elevar-se este poltrão politico, o mais vil carrasco da liderança governativa de Timor Leste, agora o mais conhecido ditador o braço direito do outro títere e palhaçada figura, o mais carrasco ditador parceiro do seu gémeo Xanana o carrancudo aldrabão de calibre e tamanho no solo Pátrio Maubere.

Alfredo, Salsinha e Cs, não se rendem as ordens destes sanguinários, mentirosos, corruptos, descarados ditadores com seus peões avançados no elenco governamental da RDTL do vigente governo por eles mesmos criados a seu gosto e bel-prazer tanto como no Parlamento e assim como nas Forcas de Defesa e de Segurança no solo Pátrio Maubere.

Povos do mundo inteiro em geral e em particular do mundo Maubere, as forcas políticas democráticas, os intelectuais, os trabalhadores, os camponeses, os jornalistas e finalmente todos os seres livres, os verdadeiros amantes da verdadeira Justiça e Paz devem unir-se as vossas forcas e firmes nos vossos princípios democráticos e livres não param um segundo em desmascarar essas praticas fascistas e xenofobias políticas dos dois malandrecos liderzecos de nomes, Horta e Xanana em Timor Leste.

Aos amigos jornalistas não e nunca devem vergar-se as carapuças políticas das fantochadas líderes da actual liderança da RDTL. Eles já não sabem o que vão pegar e agora utilizam as suas facínoras armas de despóticos e tirânicos líderes como estão a decorrer no mundo como os sinonimos eventos mais negros na história da governação dos Povos de África, América Latina, Europa do Leste, Médio Oriente, Ásia e mais outros tantos do nosso Globo. Esses dois camelos não possuem mais argumentos políticos persuasivos então eles recorreram as suas facínoras e despóticas praticas de coação e ameaças físicas que parecem ao nosso ver, simplesmente como cães que ladram mas não hão-de morder ninguém e todas as suas pútridas politicas de vagabundos politiqueiros não passam mais de acções e guerras psicológicas contra nos todos, os verdadeiros defensores da democracia, liberdade, paz e justiça para todo e qualquer ser humano neste Planeta, Terra, em que nos seres humanos estamos habitando e em particular para o Povo oprimido e explorado de Timor Leste que ate ao momento continua a viver no mais negrume da sua historia de Libertação das garras dos colonialistas e dos seus lacaios como Xanana e Horta.

Unamo-nos as nossas forcas democráticas e livres e erguemo-nos como as vagas do mar e sem dúvida que com a forca da nossa razão não tardara de derrotarmos os lideres despóticos e imorais da nossa sociedade na liderança da governação da RDTL.

As Mas Media Nacional e Internacional devem redobrar os vossos esforços e em conjugação com as nossas, vamos unidos e avantes e triunfaremos sobre os bonecos líderes Xanana e Horta da liderança do Povo de Timor Leste.

As nossas agitações e propagandas politicas diárias contra esses dois monstros e cornudos politizecos devem ser transmitidas em todas as línguas dos povos do mundo inteiro para que eles saibam e conhecem bem a podridão politica dos dois chanfrados políticos nomeadamente Xanana e Horta, os mais autodenominados despóticos de calibre e ditadores após era dos seus antecessores ditadores da Ásia, como Ferdinando Marcos de Filipina e Mohamed Soeharto de Indonésia.

A nossa luta contínua em todas as frentes ate que seremos verdadeiramente livres e senhores próprios do nosso próprio destino no nosso solo Pátrio Timor Leste.

De Maubere nas montanhas de Timor Leste aos 22 dias do mês de Janeiro e do Ano de 2008.-

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.