sábado, dezembro 15, 2007

Plano?!...

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Como resolver o problema dos "refugiados" = "deslo...":

"o normal seria pensar numa solução e DEPOIS orçamentá-la"

Concordo inteiramente com esta frase. Gerir um país (podia ser uma empresa ou associação, tanto faz) não se limita a "arranjar dinheiro".

Orçamentar um projecto também não se limita a "arranjar dinheiro".

Em primeiro lugar, é preciso saber o que se vai fazer. Depois é preciso saber como, durante quanto tempo e com que recursos. Chama-se a isso fazer um plano.

Também é preciso estudar a viabilidade desse plano antes de o executar, para não se correr o risco de desperdiçar dinheiro em vão.

Só depois vem o orçamento: de onde vem a verba, como vai ser paga e durante quanto tempo. Tudo isto em articulação com as várias rubricas do Orçamento Geral do Estado, sem desequilibrar nem limitar as grandes opções governativas.

Mas a parte fundamental fica para o fim. Talvez por isso fique por vezes um bocado esquecida: depois de tudo isso ainda é preciso realizar o plano...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.