quinta-feira, dezembro 06, 2007

Dos Leitores

H. Correia has left a new comment on your post "UNMIT – MEDIA MONITORING - Thursday, 6 December 20...":

"Mr. Mario Carascalao, agreed with Major Alfredro’s idea that the government should establish a military tribunal to try his case."

Ainda não foi possível criar tribunais militares, mas não é por um foragido querer que se vai agora criá-los à pressa só para agradar a sua excelência.

A inexistência de tribunais militares não põe em causa a aplicação da Justiça e a defesa dos direitos constitucionais dos cidadãos, pois segundo a Lei, enquanto os tribunais militares não existirem as suas competências são delegadas nos tribunais civis.

No entanto, antes de se criarem os tribunais militares é preciso criar o quadro legal que os rege, as leis penais e de processo penal militar e, sobretudo, formar os magistrados que vão administrar a Justiça militar.

Como se vê, é coisa que se pode fazer facilmente em meia-dúzia de dias...

Para além disso, convém não esquecer que pelo menos alguns dos crimes de que Reinado é acusado não são de índole militar, quer pela sua tipologia, quer pelas circunstâncias em que foram cometidos.


É só para acrescentar que, para ser coerente, o Sr. engº Carrascalão deveria ter defendido também um tribunal militar para os militares que foram recentemente condenados pelo massacre dos polícias, em Caicoli.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.