quinta-feira, dezembro 06, 2007

Cooperação técnico-militar com Timor-Leste

2007-12-04
Ministério da Defesa Nacional

Secretário de Estado da Defesa Nacional desloca-se a Timor-Leste no âmbito da Cooperação Técnico-Militar

O secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, desloca-se a Timor-Leste para assinar o novo Programa-Quadro de Cooperação Técnico-Militar para o triénio 2008-2010.

João Mira Gomes aproveitará a deslocação para estabelecer contactos com as autoridades locais, nomeadamente com o Presidente da República de Timor-Leste, Ramos Horta, o Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional, Xanana Gusmão, com o Secretário de Estado da Defesa de Timor-Leste, Júlio Tomás Pinto, e com o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Matan Ruak, e visitar projectos em curso, no âmbito da cooperação técnico-militar entre os dois países.

Mantendo a primazia na área da Formação, o próximo Programa-Quadro (que abrangerá o período 2008-2010) vai dar seguimento ao que já foi alcançado com o programa-quadro 2003-2005, nomeadamente em termos de aposta na capacitação das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL) de um sistema próprio de formação. Os projectos para o próximo triénio centrar-se-ão assim no apoio à Estrutura Superior da Defesa e das Forças de Defesa de Timor-Leste, à Componente Naval, prosseguindo sempre a colaboração na área da Formação. Em termos de Componente Terrestre, a Cooperação Técnico-Militar (CTM) vai centrar-se no apoio ao Centro de Instrução Militar de Metinaro.

A CTM luso-timorense tem por base o acordo geral de cooperação assinado entre os dois países em 2003. Antes disso, a partir de 2000, já Portugal se comprometera a colaborar com Timor-Leste no processo de selecção, recrutamento e instrução do pessoal oriundo das Falintil, com vista à sua integração nas componentes terrestre e naval das Forças de Defesa de Timor-Leste; em assessoria técnica; e acções variadas, designadamente em matéria de formação e oferta de material, entre as quais se destacam duas lanchas, um contentor-oficina e fardamento.

A caminho de Timor-Leste, o secretário de Estado João Mira Gomes passará por Paris onde fará, perante a Assembleia Parlamentar da UEO (União da Europa Ocidental), o balanço da Presidência Portuguesa da União Europeia na área da Segurança e Defesa

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.