quarta-feira, novembro 07, 2007

UM PROJECTO PARA A DIÁSPORA TIMORENSE - APRESENTAÇAO

TIMOR RADIO CONNECT
http://timor-rc.duplaoportunidade.org/

A INDE (Intercooperação e Desenvolvimento) - www.inde.pt - desenvolve projectos em Timor-Leste há alguns anos, e neste momento, prepara-se para apresentar e arrancar com mais um, o Timor Radio Connect.

O projecto Timor Radio Connect é fruto de uma parceria entre a Internews Europe (France), a INDE (Portugal) e o TLMDC (Timor Leste Media Development Center). O seu objectivo é colocar online 14 rádios comunitárias, de 12 distritos diferentes.

O objectivo global da acção visa reforçar a actividade económica do sector das rádios privadas em Timor Leste, através das possibilidades trazidas pelas transacções financeiras por meio da Internet. Pretende-se que este fortalecimento económico tenha como principal motor, os fluxos de investimento provenientes da Diáspora Timorense baseada na UE, quer dos indivíduos, quer das empresas.

O Timor Radio Connect visa lançar um novo mercado entre Timor-leste e os 25 países da UE, através de uma plataforma on-line de 14 estações de rádio, que fará com que elas se tornem meios apelativos de difusão de publicidade ou alvos de patrocínio da Diáspora Timorense, que têm como objectivo comunicar com Timor-Leste.

Os principais objectivos deste projecto são: sensibilizar mutuamente, União Europeia e Timor-Leste; Fortalecer os fluxos comerciais entre a UE e Timor-Leste, em particular, o sector de rádios e de negócios em Timor; Realçar a capacidade de exportação através do sector de rádios; Integrar o sector de rádio de Timor-leste no seio da Sociedade Global de Informação.

Desta forma pretende-se ampliar os conhecimentos dos indivíduos que trabalham nas estações de rádio, bem como das suas audiências, quer no que se refere à aprendizagem de utilização dos meios informáticos, quer da Internet. Para além da vertente do conhecimento, visa-se sensibilizar para o recurso ao Negócio electrónico (E-business) em Timor-Leste, bem como expandir o mercado-alvo das estações de rádio em Timor-Leste.

A INDE vem por este meio apresentar-Vos esta ideia, e um protótipo de site (que já pode ser visitado em: http://timor-rc.duplaoportunidade.org/ ), para que junto de Vós possa recolher opiniões e criticas sobre esta iniciativa. Para nós, é muito importante saber como, através das Vossas considerações, poderemos melhorar as nossas concepções.

A apresentação oficial do projecto irá decorrer a 13 de Novembro, às 18:00, no Hotel Lutécia, em Lisboa.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.