quarta-feira, novembro 07, 2007

De que têm medo as Nações Unidas?

Que se acuse publicamente Hasegawa, antigo RESG das Nações Unidas, de ter responsabilidades durante a crise de 2006, pelo seu seu apoio a um dos lados envolvidos.

Hasegawa, que agora foi nomeado conselheiro do Presidente Ramos-Horta, apoiou Xanana Gusmão e Ramos-Horta para afastarem a FRETILIN e Mari Alkatiri do Governo, tomando parte de um dos lados envolvidos no conflicto e utilizando os meios das Nações Unidas para esse fim.

Hasegawa deu preciosas ajudas, como as ordens para evacuarem todos os funcionários das Nações Unidas, tentando provocar o colapso das instituições democráticas de Timor-Leste, nomeadamente o sistema judicial, tentativa que foi frustrada pelos juízes portugueses e brasileiros que se mantiveram nos seus postos de trabalho assegurando a soberania nacional, assim como de muitos assessores nos gabinetes dos ministros.

Como também tentou levar as testemunhas que trabalhavam para a UN a implicar o General Matan Ruak no incidente que vitimou os PNTL...

Hasegawa foi um dos principais "conselheiros" de Xanana Gusmão na estratégia de criar instabilidade em Timor-Leste que levou ao confronto armado e à necessidade de, por fim, o Governo ter de permitir a invasão das tropas australianas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.