segunda-feira, agosto 06, 2007

Osório Mauleki Confessa: Durante a Crise Algumas Pessoas Usaram o Kolimau 2000 para Fazer Política.

Tradução da Margarida:

(Tradução)
Jornal Nacional Diário
Dili 6 Agosto 2007

O Secretário-Geral do PDRT (Partido Democrático Republicano Timorense) Osório Mauleki declarou que algumas pessoas usaram o grupo Kolimau 2000 em Abril de 2006 para fazer política quando usaram o grupo para se manifestar com os peticionários para derrubar o governo constitucional que era liderado pelo Dr. Mari Alkatiri.

Osório Muleki fez estes comentários num encontro do Comité Central da FRETILIN onde ele também participou em Delta Nova, Comoro, Dili no Somingo (4-8).

“Quero declarar publicamente que durante a crise houve gente que usou o Kolimau 2000 como uma cortina para desmantelar as bases da FRETILIN em várias localidades, mas isto é agora claro para nós e aprendemos agora com a nossa experiência e a nossa posição será clara no futuro,” disse Osório Mauleki.

Osório Mauleki acrescentou que sob a Constituição a FRETILIN tinha legitimidade para formar o governo.

De acordo com ele, se o Presidente persiste em convidar a AMP para formar governo então Timor-Leste será confrontado com outra crise que será muito maior do que a crise político-militar que recentemente ocorreu.

Por causa disso, o líder do Kolimau 2000 pediu ao Presidente da República para convidar a FRETILIN a formar governo, pois de outro modo haverá consequências das quais não poderá culpar mais ninguém e ele não emergirá como o anjo salvador.

Declarou ainda publicamente que as raízes do Kolimau 2000 são da FRETILIN e que já conhecem as tácticas políticas dos adversários da FRETILIN que sempre usaram para destruir a FRETILIN e que por causa disso o Kolimau 2000 não apoiará essas políticas sujas que foram usadas para derrubar o governo da FRETILIN em 2006.

De acordo com Osório o Kolimau 2000 conhece a política usada por essa gente que hoje berra justiça e democracia e quer emergir como os salvadores da nação, mas eles não estão interessados na justiça ou na verdade, eles gritam por posições no governo, e é por isso que eles dividiram a FRETILIN, as F-FDTL e os clandestinos.

“Dividirem-nos não foi o suficiente, depois dividiram as F-FDTL em grupos em conflito e hoje dividem os grupos de artes marciais de modo a usurpar o poder da FRETILIN para que depois da FRETILIN eles possam emergir como os anjos salvadores, e a FRETILIN como os diabos” disse Osório Mauleki.

“Eles falam de democracia, eles falam de justiça, mas no fim de contas eles escondem as suas ambições para roubar posições políticas por meio de métodos anti-democráticos, algo que ficou muito claro, e por causa disso, durante a crise a FRETILIN tornou-se a vítima, os clandestinos tornaram-se as vítimas, as Forças Armadas tornaram-se as vítimas, a favor dos interesses políticos de alguns dos nossos líderes”, disse Osório Mauleki.

Osório Mauleki sublinhou que apesar de o PDRT não ter ganho as eleições juntou-se à LDP com apenas uma ideia na mente, pedir ao Presidente da República para respeitar os valores democráticos para o período de governação 2007-2012 e dar o direito de governar ao partido que ganhou mesmo se por apenas uma pessoa.

Osório Mauleki que é também o secretário-geral do PDRT afirmou também publicamente que o Presidente da República e os líderes dos outros partidos políticos devem respeitar a constituição que está em vigor na nossa nação porque está escrito com toda a clareza nela que é o partido que ganhar mais votos nas eleições que forma o governo e indica o PM e que alianças ou coligações formadas depois das eleições não estão intituladas a formar o governo.

Acrescentou que a interpretação da lei é clara mas que líderes políticos querem inventar interpretações diferentes para dividirem o povo e levá-los à violência e a matarem-se uns aos outros.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.