sexta-feira, abril 06, 2007

Xanana INCITA à violência...

Xanana Gusmão culpou a FRETILIN pelos confrontos em Díli

O ainda presidente de Timor-Leste receia uma nova onda de violência no país, se o candidato Francisco Guterres vencer as eleições, de segunda-feira.

Xanana Gusmão acusou a FRETILIN pelos incidentes, de quarta-feira, em Díli. O dia dos comícios de encerramento dos principais partidos ficou marcado pelos numerosos conflitos entre os apoiantes das candidaturas. Os confrontos na capital timorense não foram graves mas, mesmo assim, resultaram em dezenas de feridos ligeiros.

O presidente de Timor-Leste acredita que, se o candidato Francisco Guterres ganhar as eleições, Díli será palco de novos conflitos. Lu-Olo é presidente do Parlamento e do maior partido timorense, a FRETILIN. É o principal adversário de José-Ramos Horta, o candidato apoiado por Xanana Gusmão.
O representante especial do secretário-geral da ONU, em Timor-Leste, apelou, esta quinta-feira, a uma votação pacífica, apesar de fazer um balanço positivo da campanha eleitoral.

A Igreja Católica prometeu não falar de política durante as missas. No entanto, o padre Martinho Gusmão anunciou o apoio ao candidato Fernando Lasama de Araújo, candidato do partido democrático. Com mais de 95% de católicos, as igrejas timorenses vão naturalmente encher-se de crentes, nos próximos dias, antes da ida às urnas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.