sexta-feira, abril 06, 2007

Blog João Carrascalão Para Presidente – 6 de Abril de 2007

Chegámos ao fim da campanha eleitoral.

Foi uma campanha intensiva, uma verdadeira maratona. E uma experiência gratificante, inesquecível!

Não foi fácil visitar os 13 distritos em 15 dias. Na prática, foram 12 dias, a percorrer quilómetros de estrada em más condições, agravadas pelas chuvas normais nesta época do ano e contactar directamente com as populações que vivem infelizmente em péssimas condições.

Em todos os distritos, o nosso candidato foi recebido com todas as honras tradicionais, numa clara demonstração de que a nossa cultura está viva!

Percorrendo Timor de lés-a-lés, de Lorosae a Loromonu, de Taci Mane a Taci Feto passando por Rai Klaran, conseguimos já, uma vitória: a de que o nosso candidato falou, defendeu as suas ideias, apelou ao respeito e à tolerância, indicou caminhos, sem nunca ter recorrido ao insulto ou a ataques fáceis contra ninguém. Por isso, não sofremos qualquer ofensa nem insultos. Por isso foi tão natural o encontro amistoso com apoiantes de Fernando Lasama e Avelino Coelho, como aconteceu em Aileu ou em Lospalos.

Nos distritos do interior do país, a par das péssimas condições de vida dos habitantes, reina a tranquilidade. A excepção é o distrito de Same. Onde se respira um ambiente de tensão, de medo. Os velhos, as crianças, os jovens não sorriem nem mesmo quando Anito Matos utiliza todo o seu saber e dotes artísticos. Nada os faz perder o ar grave e sério. Em Same, o ambiente tenso, pesado, recorda os tempos da ocupação indonésia. Hoje, há novos ocupantes e vieram da Austrália.

Ontem, em Díli, realizámos o nosso último comício no Ginásio Nacional que esteve praticamente cheio com apoiantes que vieram de todos distritos. Foi um fim de campanha cheio de alegria que, nem mesmo as provocações de alguns conseguiram estragar.

Mas, ao fim de duas semanas, constatadas as dificílimas condições de vida dos timorenses, a conclusão é só uma: Timor-Leste tem de mudar.

No dia em que fechamos a nossa campanha, cumpre-nos apenas repetir o apelo do nosso candidato na sua mensagem final no debate transmitido hoje em directo pela Rádio e Televisão de Timor-Leste: Que todos votem. Porque é no voto que reside a força do povo. Porque é fundamental que o povo manifeste a sua vontade de forma livre, directa e transparente. Porque é no voto que reside a força da democracia.

Votemos, pois, pela mudança. A mudança tem um rosto. Tem um nome: João Carrascalão!

Nós votamos em João Carrascalão para Presidente da República de Timor-Leste!

Votem como nós! Votem João Carrascalão!

PS: A Internet está demasiado lenta e, por isso, hoje colocamos apenas algumas fotos dos comícios de Aileu, Baucau (com o liurai de Garawai), Díli, Lospalos, Maliana e Suai. Amanhã, haverá mais.

Ver Fotos em: http://joaocarrascalaoparapresidente.blogspot.com/index.html

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.