segunda-feira, novembro 20, 2006

Dos leitores - tradução da Margarida

Sou um Australiano. O Brigadeiro-General Taur Matan Ruak não é só um soldado. É um lutador pela liberdade com dignidade. Tem uma compreensão de Democracia e de domínio da lei que está para além mesmo da de politicos Australianos de ambos os lados da política. Eu conheço-o e trabalhei com ele.

Seria pois pior para ele concorrer à Presidência de Timor-Leste, visto que Gusmão já repetidamente declarou que não se condidatará....mas também penso que ele é o candidato ideal para desmascarar o mito criado à volta de Gusmão.

Deus o abençoe Brigadeiro General Ruak.

***

Sou Timorense.

Esta crise revelou muitos mitos e verdades sobre Timor-Leste. Mais convincente é que esta crise mostrou-nos que a transformação do homem nem sempre é positiva.
Xanana é como todos nós, nada mais que um mero mortal, não mais o homem reverenciado nem o símbolo de unidade que ligou os Timorenses durante a luta.

O que como Timorense eu estou a admirar são indivíduos como, Mari Alkatiri que mostra o seu compromisso sem hesitação com a nação, Taur Matan Ruak que tem, mostrado grande disciplina que se tem reflectido nos soldados leais das F-FDTL. Sim, eu votarei em Taur para Presidente, sim eu apoiarei Mari como Primeiro-Ministro outra vez.

***

Eu acompanho apesar de nem sempre ser capaz de ler as contribuições porque estão em Português. Devo dizer que tenho estado muito impressionado com a liderança mostrada pelo general Taur. A primeira vez que vi um líder de Timor na TV foi em 1999 e foi o Gen Taur ga saudar o Gen Cosgrove e a sua entrevista sobre as falintil terem de estar disciplinadas durante o seu acantonamento. Tenho esperança que ele concorra para Presidente. Sempre pensei que deveria ser o líder de Timor-Leste.

Pelo menos ele enfrentou Howard e Downer, o que é mais do que a nossa oposição na Austrália alguma vez fez. Ele teria o meu voto se eu tivesse um.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sorry brothers

Now i am in East Timor.
I just came to read your mesages. I confused that, you all comment to incrase the leader who creating contradiction among peoples. THe leader who were no credibellity of leadershep. The leader no matority to his peoples. The leaders, just to gains popularity, and gains profit, people to be number two.

I have no consider the 75 leader as you know. I need new leader who to be server, not to be comander.

NO Xanana, No Alkateri, NO Ramus Horta, NO Taur Matan ruak, no ALfredo, No Salsinha, No Kolimau 2000, NO SH, NO Korka, NO 55, No 66, No 77, No 99, No Party, NO parlement, NO everthing. I just wont building Peace and Love from every body. Love for All humanbeing, Peace for all human dignity. (Anak kehilangan induknya)

Anónimo disse...

"Pelo menos ele enfrentou Howard e Downer, o que é mais do que a nossa oposição na Austrália alguma vez fez".

E o que nunca nem o Xanana nem o Horta fizeram mas tão somente o Alkatiri! É duro mas é verdade.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.