quarta-feira, outubro 18, 2006

UNMIT – Revista dos Media Diários

Tradução da Margarida.

Terça-feira, 17 Outubro 2006

Reportagens dos Media Nacionais
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisao de Timor-Leste


Relatório do COI ainda não está pronto: Reske-Nielsen

O SRSG em exercívio, Finn Reske-Nielsen disse aos media na Segunda-feira, depois de se encontrar com o Primeiro-Ministro Ramos-Horta que não podia dar a data específica para a saída do relatório do COI, acrescentando que estava ainda a ser traduzido, mas que seria em breve. Finn Reske-Nielsen disse que a UNMIT está a trabalhar no duro com a UNPOL e as forces militares internacionais para controlar a situação quando sair o relatório, acrescentando que a ONU conhece a postura do governo no seguimento de duas semanas de encontros com os seus membros. De acordo com o Timor Post, o deputado Clementino dos Reis Amaral disse que o SRSG em exercício apelou aos líderes dos partidos políticos para educarem/encorajarem os seus membros a não criarem distúrbios quando o relatório sair. Disse que a crise pode ser ultrapassada se os Timorenses mantiverem a estabilidade e permitirem que a justice tenha tempo para prosseguir as investigações sobre os assuntos do relatório. O STL relatou que Reske-Nielsen disse que os líderes devem estar preparados para receber o relatório. O STL também relatou o encontro entre o SRSG em exercício Finn Reske-Nielsen e Longuinhos Monteiro, Procurador-Geral de Timor-Leste, que depois disse aos media que o encontro foi sobre a preparação da saída do relatório do COI. (STL, TP)

Os Peticionários devolvem questionários

Cerca de 519 peticionários devolveram os questionários que lhes foi entregue pela Comissão dos Notáveis. De acordo com Pedro da Costa, um membro da Comissão, a resposta aos questionários foi muito positive e aponta uma saída para resolver os problemas no seio da Força da Defesa. Da Costa disse que o mandato da Comissão termina a 30 de Outubro, o relatório deve ser entregue e uma decisão tomada sobre o assunto. (TP)

Os novos juízes devem aprender o Tétum

O deputado Alexandre Corte-Real (UDT) disse que parte do contrato para os novos juízes (é) aprenderem o Tétum visto que é uma das duas línguas oficiais usadas pela população. Corte-Real disse que uma outra área em que os juízes internacionais deviam ter conhecimento total são os crimes que têm sido cometidos em Timor-Leste durante a crise recente. (STL)

Partidos politicos prontos para participarem nas eleições

O Presidente do Tribunal de Apelo disse que se registaram 13 partidos políticos para participarem nas eleições de 2007. Disse que o ultimo partido que se registou foi o Partido Republicano, acrescentando que cada partido deve ter um mínimo de 1500 membros para se poder registar. Disse que os partidos que ainda não se registaram mas que estão representados no Parlamento Nacional são a UDC/PDC, Klibur Oan Timor Aswain(KOTA) e o Partido Liberal. Em 2001, participaram nas eleições 16 partidos políticos. (STL)

RTTL Monitorizando notícias e reportagens
16-10-2006

Presidente lança Comissão de Reintegração Comunitária

O Presidente Xanana Gusmão lançou a Comissão para a Reintegração Comunitária no seu Gabinete na Segunda-feira. A comissão tem a tarefa de coordenar o programa “Simu Malu” do governo para assistir em apressar o processo de reintegração comunitária para ultrapassar a crise. Falando na cerimónia de lançamento, o Presidente Gusmão disse que a comissão foi estabelecida para desenvolver uma abordagem política aos problemas de trazer segurança e estabilidade. Apelou aos jovens para pararem a violência.

Pistola e Granada encontradas em Dili

Um estudante universitário encontrou ontem uma pistola e uma granada activa nas proximidades de Universidade Nacional no campus de Caicoli, perto da sede da UNMIT de Obrigado. Após ter visto a artilharia, o estudante informou imediatamente o Ministério do Interior e forces da polícia e militares internacionais chegaram ao local para as levarem.

O PN aprova uma moção sobre forças internacionais

O Parlamento Nacional aprovou ontem uma moção sobre a acção das forças internacionais em Timor-Leste, particularmente sobre a Força de Defesa Australiana. Elizário Ferreira da Fretilin disse aos jornalistas que a moção foi proposta com base em informações que chegaram ao Parlamento de que as forces Australianas não têm estado a actuar com imparcialidade e por isso a moção foi para apelar ao governo para coordenar com a UNMIT em como melhorar a segurança a dar à população.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.