quarta-feira, outubro 18, 2006

Annan pede acolhimento construtivo para relatório sobre violência

Díli, 18 Out (Lusa) - O secretário-geral da ONU apelou para que os timo renses recebam de "forma construtiva" o relatório divulgado terça-feira por uma comissão das Nações Unidas, que recomenda processos judiciais aos responsáveis p ela violência de Abril e Maio em Timor-Leste.

Na mensagem, distribuída hoje em Díli pela Missão Integrada da ONU em T imor-Leste (UNMIT), Kofi Annan sublinha que a comissão foi mandatada para "clari ficar as responsabilidades pelos eventos de Abril e Maio, e para recomendar medi das que responsabilizem os responsáveis por quaisquer crimes ou violações dos Di reitos Humanos cometidos nesse período".

"Apelo-vos, como nação, para que aceitem as conclusões e as recomendaçõ es do relatório, encarando-as da mesma forma construtiva que foram elaboradas", frisou.

Sublinhando que a comunidade internacional "uma vez mais olha para Timo r-Leste com esperança e expectativas", Kofi Annan manifesta-se confiante que os timorenses superem a crise, "de espírito renovado e sentido patriótico".


O relatório da Comissão Especial de Inquérito Independente da ONU contém várias recomendações ao sistema judicial timorense para que proceda criminalmente contra antigos membros do governo, responsáveis das forças armadas e da polícia e também civis.

A comissão liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro recomendou ainda uma investigação adicional para apurar eventuais responsabilidades criminais do ex-primeiro-ministro e líder da FRETILIN, Mari Alkatiri, na distribuição de armas a civis.

EL-Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.