segunda-feira, outubro 23, 2006

Novos tumultos em Díli apaziguados por capacetes azuis

http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=10&d=23&uid=&id=103633&sid=11450


O confronto entre jovens de dois grupos seguiu-se à descoberta macabra de dois cadáveres brutalmente mutilados

Os capacetes azuis das Nações Unidas foram ontem chamados a intervir para aclamar uma escaramuça, envolvendo jovens de dois grupos étnicos rivais, junto ao mercado de Comoro, na capital de Timor-Leste.

O tumulto, que não chegou a passar de arremesso de pedras entre os dois gangs graças à entrada em cena de cerca de 100 polícias da ONU, foi causado, segundo reportava a AFP, pela descoberta, horas antes, dos corpos mutilados de dois homens na zona leste do país - os quais se suspeita terem sido mortos num checkpoint montado na área Aimutin de Díli por um grupo oriundo do oeste. Os dois cadáveres tinham sido encontrados com os braços, pernas e cabeças decepados e enfiados em sacos.

"Não podemos aceitar que os nossos amigos tenham sido mortos como animais, como cães", insurgiu-se João da Costa, de 21 anos, membro do grupo do distrito de leste que montou barricada junto ao mercado. O tumulto acalmou depois da intervenção dos capacetes azuis, tendo um dos agentes da ONU, Emir Bilget, instado os jovens a retirarem o monte de pedras e madeira com que se tinham barricado e a confiarem na polícia para resolver o caso.

Já na véspera se registara um morto em confrontos ocorridos em Díli, segundo fonte policial da ONU citada ontem pela Lusa. Estas últimas lutas seguiram-se a uma série de incidentes retaliatórios verificados no início do mês, nos quais morreram dois jovens, um deles oriundo da zona leste e outro do oeste do país.
A confirmação dos três mortos nestes últimos dois dias sugere um novo agravamento da situação de segurança em Díli, depois de as autoridades terem assinalado quase uma semana de acentuada diminuição de crimes e detenções.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que é lamentável é jornais como o Público falarem de "capacetes azuis" em relação às tropas australianas. Estão fartos de saber que não só os capacetes dos australianos são verdes como até nem sequer querem os azuis e por isso, na ONU juntamente com os USA, o Reino Unido e o Japão continuam a fazer lobby para continuarem com os capacetes verdes em solo Timorense.

Afinal é mesmo disto que se trata quando se fala de "crise" timorense, isto é o que eles quiseram foi anular a presença da ONU em TL - o que conseguiram em 2005 - para voltarem e ficarem em 2006, de rédea solta, SEM controlo nem comando da ONU e com a conivência dos "amigos" Xanana e Horta.

O preço, esse pagou-o o povo Timorense: 38 mortos, pelo menos 67 feridos, mais de 15% da população deslocada, prejuízos de toda a ordem e principalmente a humilhação das instituições democráticas Timorenses e dos líderes que o povo escolheu em eleições.

Anónimo disse...

"DUO DA PAZ"

Bispo Belo Presidente
Ramos Horta Primeiro Ministro

"Liderando a mais jovem nacao do milenio rumo `a paz"

Anónimo disse...

Ximenes Belo caga entencas agora, mas quando a falecida Madre margarida comecou a falar, cavou daqui a sete pes doente e so parou em Mocambique. O Horta tambem caga sentencas mas passa a vida a laurear a pevide pelo estrangeiro, enquanto a populacao se esfaqueia e se mata.Que grande Presidente e PM dariam estes dois Nobeis da Paz. Um inquerito aserio ea podridao destes dois artistas que mereciam era o Nobel da Hipocrisia e nao da Paz.

Terça-feira, Outubro 24, 2006 4:04:40 PM

Anónimo disse...

Ukun Racik Aan ,
Kaer Racik Kuda Talin
Kaer kois kuda talin
Kaer fali kuda lasan

Kaer fali kuda lasan
Doko tun doko sa'e
Kaer metin rabat oh
Kaer Lasama rabat rae

Anónimo disse...

Timor oan RAI NAIN – Sao os que tem Uma Lisan, Uma Lulik, Adat, moris iha fetosan umane nia laran, iha Knua, Uma ho Ahi, Fatuk ho Rai

Linguisticamente Makasae , Galole, Oemua, Tetun terik, Mambae, Tokodede, Bunak, Kemak, Baikeno entre outros, sao tracos que nao existem noutros lugares do mundo.

Os nomes Maubere, Ruak, LuOlo, Falur, Lere sao originarios de Timor que e completamente diferente de Mario Carrascalao ou de Mari Alkatiri.

Kuda Reno ou Kuda Burro Timor Oan Rai Nain precisa de sair do colonialismo e caminhar adiante com o inquebrantavel desejo de Ukun Racik Aan , Kaer Racik Kuda Talin

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.