sábado, outubro 07, 2006

De uma leitora

O Carreta Estrada diz que “quase todo o povo” solicitou a resignação do Mari Alkatiri. Dei-me pois ao trabalho de ir “catar” na “Cronologia dos Eventos – Janeiro a fim de Agosto” e lá descobri o “povo” de que falou e que é o seguinte:

26 de Abril – os manifestantes peticionários frente ao Palácio do Governo;
26 de Maio – Kirsty Sword à TV Estatal Australiana, ABC;
26 de Maio – John Howard aos media Australianos incluindo a TV Estatal ABC
28 de Maio – Líderes militares contestatários, em Ermera;
28 de Maio – Bispos Timorenses;
2 de Junho – Major Reinado, de Maubisse;
6 de Junho – Manifestantes frente ao Palácio Presidencial;
11 de Junho – Líderes rebeldes e alguns deputados reunidos em Maubisse;
20 de Junho – PR Gusmão em carta acomoanhada da cassete da Four Corners;
23 de Junho – Manifestação onde estiveram PR, Railós, Major Tara;
23 de Junho – Bispo de Dili;
24 de Junho – Manifestantes (grande parte crianças) frente ao Palácio do Governo;
25 de Junho – Ramos Horta e Ovídio do Amaral (pelos media e mensagens de texto)
26 de Junho – Armindo Maia, César da Cruz; Egídio de Jesus; Virgílio Smith, Luís Lobato (por carta);

Como vê nem são muito, nem são desinteressados. Aliás, são os suspeitos do costume. E entretanto, no dia 27 de Junho juntaram-se em Metinaro 18.000 a incentivar Mari Alkatiri para continuar, vieram a Dili e vaiaram o Xanana… qualquer pessoa mínimamente isente constata que foram muito mais os que mostraram acordo com a continuação de Mari Alkatiri à frente do governo da Fretilin.

Margarida.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Elogio o seu esforço de pesquisa ao recapitular tantos episódios desta história. É um bom exercício para nos ajudar a ver mais claro.

Anónimo disse...

Eu sou o Karreta Estado e nao Karreta Estrada como escreve Margarida. Estradas, Karreta anda em cima, Estado quer dizer povo, governo e terra tambem. Quem anda na karreta eh o Governo e a karreta anda na terra. Governo e que esta por cima de tudo. Governo monta na karreta, karreta monta no povo. Tem que tomar atencao na diferenca.
Karreta Estado

Anónimo disse...

Krystie pode enfiar a espada onde o sol nao toca

Anónimo disse...

Das duas três: ou Kirsty e John Howard são gémeos, vista a coincidência que os mídia australianos lhes deram a atenção no mesmo dia, ou reagem então por telepatia!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.