sábado, outubro 07, 2006

Xanana Gusmão elogia acção da GNR

Díli, 06 Out (Lusa) - O Presidente timorense, Xanana Gusmão, destacou o papel dos militares da GNR na manutenção da ordem pública no país ao visitar, na quinta-feira, o quartel do subagrupamento Bravo, em Caicoli, disse hoje à Lusa fonte militar.

Xanana Gusmão agradeceu a resposta de Portugal ao pedido de envio de forças de segurança para Timor-Leste, acrescentando que está "muito satisfeito" com o trabalho realizado pelos militares da GNR, precisou a fonte.

O chefe de Estado timorense, o primeiro-ministro Ramos-Horta e o representante em funções do secretário-geral da ONU no país, o dinamarquês Finn Reske-Nielsen, almoçaram quinta-feira com os 127 militares da GNR e os três elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Reuniram-se depois com o comando do subagrupamento Bravo, que lhes fez um resumo das operações já levadas a cabo.

Nesta sua primeira deslocação ao quartel da GNR, Xanana Gusmão sublinhou que continua a contar com as forças internacionais, designadamente a GNR, para a manutenção da ordem pública, mas que cabe aos dirigentes políticos timorenses adoptar as medidas necessárias para assegurar a reconciliação entre os timorenses e, nomeadamente, convencer as populações deslocadas a regressar às suas áreas de residência, disse ainda a fonte.

A GNR chegou a Timor-Leste no passado dia 04 de Junho, no âmbito de um pedido das autoridades timorenses a Portugal, Austrália, Malásia e Nova Zelândia, para que enviassem militares e polícias para ajudar na restauração da ordem pública, perturbada pela crise político-militar desencadeada no país no passado mês de Abril.

EL-Lusa/fim

.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sou novo neste Blog e brevemente irei publicar aqui a Declaracao da Integracao de Timor na Indonesia, assinada pels traidores da Patria.
Vira com fotografias e mais, para vermos as caras dos oportunistas traidores, que acredito estarem agora por traz desta embrulhada toda que assola o Pais.
Paciencia amigos e atencao!
Kulit Ida Deit

Anónimo disse...

Ao anonimo a ábado, Outubro 07, 2006 2:08:44 PM de Sim e bom que publique esse documento,,,,Mas atenção não se esqueç de publicar os documentos que também revelam o que é que a FRENTE queria fazer a esses em 1975. O mesmo que este ano... so que ai se pediu ajuda ao Indonesia e este a ajuda foi pedida ao pais que foi o unico a reconhecer a integração do nosso pais na Indonesia, a Australia...

Nao se esqueça de dizer que os meus pais foram mortos pela FRENTE juntamente com o Mario Bonifacio, Lino Cawboi. Meus pais eram gente simples mas nao acreditavam an FRENTE e como tal foram mortos. Leia o relatorio da CAVR e diga o que o velho veterano diz....

Maracuja ( que ficou orfnao porque os pais foram mortos pela Frente por não serem da FRENTE)

Anónimo disse...

O debate sobre a divisão e violência que arrastou a sociedade timorense neste últimos trinta anos está por fazer e, portanto, por compreender.
Enquanto não fôr feito as dificuldades prevalecerão e as crises irão suceder-se até que passem muitos anos e outras gerações vindouras sarem essas feridas com a "penicilina" da compreensão da história.
Até lá, todos têm razão e todos vão sofrer.
São amigos que perderam pais, irmãos, etc.
Para uns a culpa é da Fretilin, para outros da UDT, para outros da APODETI.
Pois para mim a culpa foi do Governador Lemos Pires! Do major Magiolo Gouveia, dos militares portugueses que estavam em Timor em
1974/75.
Foi culpa dos que fugiram para o Ataúro e abandonaram os timorenses à sua sorte (azar).
Foi culpa da "revolucionarite" de jovens idealistas como Ramos Horta, Alkatiri, Carrascalões (alguns, não todos, que são autenticos camaleões ou cata-ventos). É culpa de muitos, que não sabiam aquilo que estavam a fazer, por cegueira de ideais e da conquista do bem estar para o povo.
Foi culpa dos USA, do presidente Ford e de Henry Kissinger, da Austrália e da Indonésia, que foram o "cães de fila" dos USA - enquanto a Austrália rosnava a Indonésia mordia!
Por último há culpas de toda a comunidade internacional, que levou anos a assobiar para o lado, fazendo que não percebia o morticinio que grassava em Timor.
Uma coisa é certa: foi o povo de Timor-Leste que foi dizimado e que ainda hoje está muito mal.
Creio que só há uma solução: compreenderem a conjuntura da época e... perdoarem-se, dialogarem, entenderem-se, tolerarem-se e exigirem dos vossos políticos sabedoria, responsabilidade, democracia, etc.
Actualmente, esses políticos são individuos maduros, com experiência e sabedoria para orientarem o vosso país, não para se "orientarem" a eles. Exijam-lhes isso. Mas façam-no em uníssono e esqueçam as côres partidárias.
Verão que resulta.
Muito mais havia para dizer sobre a história recente de Timor-Leste e dos que se estão a "governar" á custa do povo, mas esta prosa já vai longa.
Rendo a minha homenagem aos mártires de todos os quadrantes políticos, alguns eram meus amigos.
Rendo a minha homenagem ao povo de Timor-Leste sobrevivente, alguns são meus amigos.

Anónimo disse...

SENHOR PRESIDENTE DA REPUBLICA A SUA CANTIGA JA E VELHA. E MELHOR FICAR JA REFORMADO E VAI TOCAR E OUVIR A MUSICA "AMIM NAO ME ENGANAS TU",UMA CANCAO DOS ANOS SESSENTA SE AINDA NAO ME ESQUESO.

Anónimo disse...

Augusto: essa dos "garganeiros" também se usa na minha terra e há quanto tempo não lia essa palavra. Para os que não sabem, significa invejosos. E sobre o Mário Carrascalão abrigar os golpistas, pelo que por aqui se lê, parece que não só abrigou como continua a abrigar o Railós e o seu bando e quem sabe se também o próprio Alfredo & muchachos.

Anónimo disse...

Afinal vocês sabem que o Mário Carrascalão abriga os golpistas e já há muito tempo.

Anónimo disse...

Mateclamar Fuik

Meu caro

Não gosto de más interpretações e sinto-me na obrigação de o esclarecer em relação aos seus comentários das 08.05.29 P.M.

- sobre os políticos se abraçarem:

Até o podem fazer mas, alguns políticos mesmo que se abraçem não deixam de dar facadas nas costas uns dos outros. Dizem que Judas beijou Cristo quando o traíu.

- sobre apontar o dedo e lançar lenha para a fogueira:

Baseei-me em dados históricos e também disse que era bom compreenderem a conjuntura da época, perdoarem-se, dialogarem, tolerarem-se, entenderem-se e exijirem que os vossos políticos façam o mesmo, com sabedoria e honestidade. Que governem em vez de se "governarem" e semearem divisôes - grosso modo.

- sobre os portugueses:

Também temos muitas responsabilidades no passado e eu cito isso e condeno, mas sei que nem os portugueses, nem o governo português ou o presidente da republica de Portugal querem o vosso mal, mas sim o contrário - o mesmo não se pode dizer dos governos australianos, di-lo a história recente.

Mas, já agora, amigo Maeklamar, não sabe que o papão do comunismo passou à história e que só uma igreja retrogada como a de Timor-Leste, alguns políticos também, é que se atrevem a querer manipular com tal papão os seus compatriotas?
A URSS, que já não existe, errou tanto quanto o capitalismo ainda erra.
Deixe lá, melhores dias virâo.
Por favor compreenda que considero Timor-Leste a minha segunda Pátria, devido à distância, e sobre Timor nada me fará calar, como não o fez aquando da ocupação.

Ficariamos aqui a conversar e por certo nos entenderíamos... mas eu entendo-o.
É bom que falemos da árvore mas melhor será falarmos da floresta.

Anónimo disse...

Aos grupos criminosos lancadores das foguetoes de mentiras para o POVO,criando uma situacao de terror contra o governo constitucinal democratico eleito pelo POVO, destruindo e estagnando o desenvolvimento de Timor Leste para alcansar mais rapidamente os seus interesses hipocritos deverao todos ser julgados no tribunal e nao uma fantochada da recociliacao nacional que so traz a perca de dinheiro e de tempo inutilmente.

Anónimo disse...

Que o relatório venha depressa. andam muitos criminosos à solta!

Anónimo disse...

Todos aí sabem – a começar pelos dirigentes, militantes, simpatizantes e votantes – que a Fretilin de hoje, a Fretilin que ganhou as eleições em 2001 com 57,37% dos votos e em 2005 com 80% e que por isso que é o partido que está no poder, seja no Governo, seja nos sucos, aldeias, sub-districos e distritos, seja no Parlamento Nacional, não é comunista, nem prometeu o comunismo, nem defende o comunismo. Portanto o melhor é parar de vez com essa bobagem de a acusar a Fretilin de “comunismo” e os seus militantes de "comunistas". Simplesmente, não o são.

Também toda a gente sabe que o que irrita os Australianos é que a Fretilin NÃO abre mão do direito dos recursos naturais Timorenses. Como também os irrita que não queira “empréstimos” do Banco Mundial, como também os irrita que a Fretilin e o seu governo mantenham relações com TODOS os países da região e com todos os países com quem obtenha benefícios para o povo, como é o caso das relações com Cuba, altamente favoráveis para o incremento da saúde e da educação dos Timorenses. E como seria com a China e outros países da região se conseguisse uma joint-venture para a instalação em TL da planta para processamento do gás natural.

E quanto ao Mário Carrascalão abrigar os do grupo do Railós, mas isso aí toda a gente sabe, pelo menos os que viram o Four Corners. Alguém acredita que o Mateklamar Fuik não viu? Vá então s.f.f. ao arquivo do Timor-online que está por lá a transcrição do programa em inglês e em português.

Anónimo disse...

E assim pensam que vao salvar timor

Anónimo disse...

Se eu fosse Kofi Anan, escolhia o Kulit Ida deit para o lugar de Hasegawa. Nao deve de haver melhor candidato. Tolerante, amigo, democrata.
Se fosse o Ramos Horta, trazia a Margarida para ministra. A gaja sabe tudo!
Como leitor do blog, digo que estou farto de ignorantes sabichões armados em grandes analistas.
Como timorense, se calha podemos fazer um abaixo assinado e propor os dois para premio nobel da paz. e tiravamos o premio da paz ao bispo e a horta!

Anónimo disse...

Como os alicerces de um Estado de Direito foram destruidos para quando a reconstrução? Para quando o egoismo e arrogância é posto de lado e por um período é feito um esforço para vêr se TIMOR volta a estar no "mapa" por outras razões....

Anónimo disse...

É o costume. Até aqui eram as barbaridades, os "totalitarismos", os 100, 500 mostos, as valas comuns, enfim o terror que diziam Alkatiri tinha provocado. Agora - logo nas vésperas de sair o relatório - deixam de falar nisso (pudera!) e volta a corrupção. Claro que sob anonimato. Como são "corajosos"!!!

Anónimo disse...

A FRETILIN TEM 97% DOS SEUS MILITANTES SAO CRISTAOS COM A MAORIA PRATICANTES VAO A MISSA TODOS OS DOMINGOS QUEM VAI A IGREJA E VE.HA PADRES QUE SERVEM DOS CATEQUISTAS PARA FAZER POLTICA DE ALGUNS PARTIDOS E REZAM MISSA PARA DAS PROTESAO DAS TURRAS.E PARA AVISAR A TODOS QUE A FRETLIN NAO E COMUNISTA E, E UMA ARGUMENTASAO DE ENFRANQUECER E ACABAR COM O NOME FRETILIN.A FRETILIN SO COM O NOME DERRUBA QUALQUER PARTIDO NAS ELEISOES DO PROXIMO ANO. ESTE E A MAIOR INQUIETASAO DOS OUTROS PARTIDOS.MUITA ATENSAO AOS MILITANTES DA FRETILIN CUIDADO COM A MANOBRA DOS GOLPISTAS.ACABAR COM O NOME DA FRETILIN E A ARMA SECRETA DELES PARA ALCANSAR OS SEUS OBJECTIVOS.

Anónimo disse...

Caro Maracuja!
Lamento imenso que os teus pais foram liquidados por elementos da Fretilin e que ficaste orfao e que foste educado por padres. Tambem lamento que muitos outros ficaram orfaos como tu, antes de elementos da Fretilin terem assassinado teus pais. Posso te aqui contar que por causa dos assassinios que a UDT cometeu logo a seguir ao 11 de Agosto, tal como o Policia que liquidou tres a quatro homens em frente do Sang Tai Ho. Este Policia simplesmente os assassinou a sangue frio pois eles eram da Frente. E ainda hoje esse animal ainda se gaba dessa proeza. Esse animal hoje vive em Perth ha muitos anos! Mas esta sofrendo fisica e mentalmente por tudo o que cometeu! Nos precisamos e de desmascarar todos esses assassinos e tentar traze-los a justica! Sem justica nunca havera reconciliacao ao contrario do que o Xana diz!
Nao chores mais! Toma accoes e demascara-los! Os assinantes da Declaracao da Integracao e seus cumplices servidores dos bapak deviam ser julgados e presos por terem iniciado o que foi o sofrimento horrivel do nosso povo durante 24 anos! Hoje muitos desses irresponsaveis criminosos estao a frente de partidos politicos e continuam a fazer "merda"! Ha que para-los de uma vez para sempre!
Kulit Ida Deit

Anónimo disse...

Timorense lisboeta: já é um avanço concordar que abrigar o Railós é uma indignidade e que este fulano não é flor que se cheire, mas lembro-lhe que não foi só o Mário Carrascalão quem abrigou o Railós. Também é visita habitual da casa do PR, esteve como convidado na cerimónia de tomada de posse do Ramos-Horta e até o Bispo de Dili e os comandantes Australianos estiveram, juntamente com o Ramos-Horta na sua cerimónia de entrega de armas em 11 de Julho em Liquiçá. Aliás, foi esta a primeira cerimónia em que participou o Ramos-Horta depois de ter sido nomeado e lembro-me ainda que nesta cerimónia também esteve presente o representante do Presidente da Comissão Europeia.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.