sexta-feira, outubro 06, 2006

Notícias - Traduzidas pela Margarida

Timor-Leste louva a ajuda de Cuba

Dili, Out 5 (Prensa Latina) O Presidente Timorense Xanana Gusmão expressou na Quinta-feira a sua gratidão pela cooperação Cubana médica e na educação e apelou para o seu desenvolvimento e expansão a outros campos.

Ao receber as credenciais de Ramon Hernandez Vazquez, o primeiro Embaixador Cubano nesta nação, Gusmão reconheceu calorosamente que a ilha mandou mais de 280 membros da equipa médica para ajudar.

Também apreciou que a nação Caribenha oferecesse bolsas de estudo a 508 jovens Timorenses, cooperação técnica para treinar 60 estudantes em medicina no Estado Asiático e professores para erradicar o analfabetismo.

O presidente lamentou a sua ausência da 14ª Cimeiras mo Movimento dos Não Alinhados em Havana e desejou sinceramente rápidas melhoras ao Presidente Fidel de Castro.

Gusmão reafirmou o desejo do seu povo e do governo para fomentar a amizade, cooperação e laços de solidariedade com Cuba.

.

15 comentários:

Anónimo disse...

Isto será só conversa para diplomacia ver?
Então o Presidente não está com mêdo que o comunismo se apodere de Timor Leste?
Perante as suas palavras o que irá dizer a igreja de Timor?
Não são os padres e bispos que temem que os comunistas comam as criancinhas?
Que dirão agora os padres que praticam terror psicológico, difamando aqueles que, no terreno, mais não fazem que ajudar?
Pena que as palavras de boas vindas presidênciais não passem de vãs palavras protocolares, pois o Presidente teria muito a aprender com Cuba, o seu povo e os seus dirigentes.
Evidentemente que existiu e existe muita coisa errada em Cuba, mas não faria mal que importassem de lá tudo que possa ter interesse para o bem-estar do povo de Timor-Leste, não exclusivamente de lá mas também de lá.
Ganissem os bispos e os maus padres Apolinários e outros, pois, como se diz, quem "come" as criançinhas parece que os bispos não querem saber...

Anónimo disse...

O Presidente deveria era perguntar ao governo o porque da continuaçåo do Ministro da JustiCa domingos Sarmento no Governo. O Lobato saiu mas ficou no governo um igual ou pior. O pessoal que tinha as suas casas e querem registar para nao terem problemas no futuro ficam a espera tempos sem fim. Os documentos dao entrada e passados algumas semanas vai/se perguntar e a resposta, perdemos os documenot . Da-se entrada outra vez e mais vezers, e continuam a desaparecer nas suas gavetas...mas o engraçado que todo aquele que lhe der umas chupetas entao e logo no momento.
Assim Timor nao vai longe. O Dr Ramos Horta deveria abrir os olhos e ver esse problema. Este tambem é um dos motivos porque o povo nao esta f elliz.

Um audiçåo seria o ideal porque isto já vai longe demais...


Rai Taci

Anónimo disse...

Então... mas um dos "pecados" cometidos por Mari Alkatiri não era o de ter trazido médicos comunistas que ameaçavam a cultura e a tradição timorense?
Então... mas agora o Presidente Xanana Gusmão até defende expansão desta cooperação a outros campos?
Já agora, só lhe ficava bem e honrava o seu passado, o Presidente devia reconhecer que fez acusações injustas.

Anónimo disse...

É ano remoto de 2006.

O país chamado Timor-Leste, o país que se situa nascente do Oriente
e este de leste encontra se no ano remoto de 2006 nehures de algures e sendo ninguém de alguém.

Este país levante, país de muita gente jovem, está a viver num estado de anestesia, entorpecimento e anarquia total devido a uma recente epidemia causada por um vírus pouco conhecido, designado por cientistas de redop ou, poder mais comumente. Do vírus conhecem-se apenas seus sintomas, mas pouco se sabe do modo de transmissão. Advinha-se contudo que a transmissão do vírus dá se por via escrita ou oral, em forma de um relatório independente.

Muitas vidas ceifou este vírus no jovem país nascente do Oriente. As perdas mais pesadas representa porém sua classe política.

Uma ínfima parte desta classe aparenta sintomas de personalidades instáveis, neuróticas, pouco lúcidas e com graves perturbações de memória, sintomas esses que se assemelham à doença de Alzheimer.

A propagação de sintomas entre a parte de governantes é muito preocupante, deixando o país em anarquia e com ameaça de o poder cair na rua.

Com a preocupação da propagação dos sintomas de Alzheimer, um grupo de médicos Cubanos partiu voluntariamente para oferecer generosamente sua ajuda e tentar procurar a cura desta doença.

O rei do pequeno país, rei Chá, um daqules que mais falhas de memória tem evidenciado, na sua gratidão do sofrimento aliviado expressou desejo para fomentar a amizade, cooperação e laços de solidariedade entre os dois povos.

Os médicos trazem consigo vacinas e medicamentos para o pequeno país nascente do Oriente conseguir renascer da sua doença.

Anónimo disse...

meus amigos, às vezes tenho aqui lido que " a verdade vem sempre ao de cima"... pura ilusão, às vezes quando vem já passou tanto tempo, a mentira já alcançou os seus objectivos que já não adianta nada o confronto com a verdade...
em Portugal quem se lembra odo tempo em que se denunciava os conluios de Mário Soares com Carlucci e a CIA? e agora juntaram-se e jantaram para comemorar e confessar que conspiraram... já o podem dizer, já alcançaram os objectivos... já pouco importa e a maioria já esqueceu ou quiz esquecer...
temo que o mesmo aconteça em Timor...
continuam a fomentar a instabilidade, os bispos pedem que se adie as eleições, interessa a muitos que sejam adiadas porque será complicado eleições e a Fretilin ganhar, o povo vai-se cansando e depois aparece um salvador ou um novo "partido" salvador e daqui a 2ou 3 anos limpam tudo...
e nessa altura, como até agora, até dá jeito uns médicos à borla, etc. etc... o que lhes interessa não é a saúde e o bem estar do povo, o que interessa é o petróleo, o mar para os porta-aviões e tudo o mais que ainda está por identificar.
um abraço, boa sorte e desculpem isto não é pessimismo, é um experimentado optimista...

Anónimo disse...

Só quero fa zer um reparo e pertinente ao seguinte texto emitido pelo Gabinete de Informção do Primeiro Ministro .

Diz assim:

"Attached is a Portuguese translation of the Media Release from the Prime Minister of Timor-Leste Dr Jose Ramos-Horta regarding Foreign Investment."
Ora Sehor Primeiro Ministro, se as lingua Oficiais do nosso pais são o [ortugês e o Tetum, porque ´e que documentos oficiais para a imprensão não são originalmente nessas duas linguas e depois traduzidas para o inglês outra qualquer estrangeira,

Estamos a fazer o jogo dos aussies? E porqIe é que o seu acessor de imprensa não é um falante da nossa lingua?

Eu creio que devemos ter brio naquilo que é nosso!

Kuta Talin (Rebo Rebo)

Anónimo disse...

POrque e que o PM Ramos Horta mantem o ministro da Justiça no governo. Devia ser alvo de uma audiç˜åo, esse departamento. Requiremntos para re-registar terrenos que pertencem a pessoas do povo desde o tempo de sei Lá O QUÊ! vão para a gaveta, ou são perdidos mais de 3, 4, 5, etc vezes . Documentos bem registados no tempo do governo portugues, publicados no bulitin oficail e tudo e eles dizem que snao falsos. Mas se formos pelas ruas de Dili vimos tantas construçoes de Australianos em terrenos de privados e do estado e os povo Chapéu não tem nota para comprar o registo ....(!!!!) os documentos são perdidos mil vezes e ou o minsitro ainda não teve tempo de assinar!!!! O que é que se passa! Isto é uma avergonha!!!!

Ruberto de Agosto !

Anónimo disse...

Acho que, quando os bispos e os padres timorenses alertam os seus fies sobre os perigos do materialismo dialectico marxista-leninista estao apenas a cumprir o seu dever.Por isso e baixeza dizer que estao a ganir.

Anónimo disse...

Cuba tem o regime que tem, mas não são cubanos os soldados que andam a humilhar polícias timorenses, a deixar fugir prisioneiros, e hastear a sua bandeira em edifícios do Estado ou a fazer "testes" de impermeabilização de tanques em cima dos corais...

Pelo contrário, cubanos só os médicos, quase 300, que foram alvo de um assalto das forças australianas. E as bolsas de estudo. Timor-Leste não se pode dar ao luxo de recusar toda a ajuda disponível, ainda para mais desinteressada.

Anónimo disse...

Para que fique bem claro, não são os comunistas que comem as criancinhas, perguntem ao ximenes belo porque fugiu de timor...

perguntem ao padre mauber e a outros tantos padres pedofilos em timor...

Anónimo disse...

Es esta situación de crisis que estamos atravezando no es ético culpar al otro y justificando su posición. Timor Leste necesita el aporte de todas sus instituciones que componen aquella joven nación: el govierno, la Iglesia, el pueblo, las fuerzas vivas que tienen la buena voluntad para el bien de la Patria que tanto anhelamos. Jesús dice: "Aquel de ustedes que no tenga pecado, que le tire la primera piedra" ( juan 8,7).

lemo rai

Anónimo disse...

O ministro da Justica, Domingos Sarmento, precisa ser julgado por tribunal tradicional timorense. Este ministro quer que tudo vai parar paraas maos do Estado. Ele atrasa tudo, para dar tempo fazer revolucao na nossa terra. Quem mete papel para registar terras, documento perde, mas nome fica tudo registado. Quando situacao esta controlada pro grupo de Domingos Sarmento, todos vao para " madi laut", quer dizer vai tudo tomar banho no mar para tubaroes comer. Nos sabe tudo. Este homem Domingos espera cubanos faz entrar doutrina comunista, mata igreja, mata catolicos, tudo , faz`nos vai mesmo "mandi laut". O Rogerio nao esta bom da` cabeca mas o Domingos sabe fazer plano. Tiro contra policia sai do ministerio da Justica. Nos viu tudo.Ele pode brincar com Malae Azul, Malae Verde, Jose Cinico, Karreta Estado, Maracuja, tudo, todos mesmo mas pode brincar com maubere e com buibere. Mateklamar dos policias ainda come o mateklamar do Domingos Sarmento. Amigo diz que Domingos quando estar na kadeia em Jakarta, apanhar muita purrada na cabesa, por isoo ficou muito "sinting". Agora Domingos procura muito "uang rokok" para fazer curativo na cabeca. Desculpa eu escreve mal portugues, mas tem que ser assim porque e lingua oficial do povo maubere. Quem fala mal Bispos com padres qualquer dia apanhada purrada na cabeca fico como domingos sarmento e presisa de muito dinherto para curar o maluco. So isto e que atan oan quer dizer. Pede com respeito margarida para nao fazer sensura. Assina com honra
Berimbau

Anónimo disse...

Anónimo das 10.25.39 AM

Cumprimento-o.

Meu caro, dialectica é mesmo isso: dialectica.
Não é minha intenção ofender mas expressar-me apropriadamente.
Quando refiro "ganir" no meu texto das 09.50 de dia 6, quero expressar "gemer", "chorar", como os cães.
Isto, a proposito do actual comportamento de alguma igreja de Timor-Leste.
Isto a proposito de os comunistas comerem criancinhas...
Isto a proposito de os bispos não quererem saber quem "come" as criancinhas...
Ou não há pedofilia na igreja de Timor-Leste?
Até neste blog se percebe em algumas entre-linhas, mas tem sido tabú.
Parece que em Timor-Leste muitos sabem... mas deixam andar.
Quem vem de lá também sabe e... deixa andar.
No tempo do colonialismo isso acontecia, eu sei, e hoje?
Pedofilia, quem a pratica é abaixo de cão!
Também sou católico e envergonho-me por existir essa igreja.

Anónimo disse...

Agora parece que são todos uns santinhos...

Veja-se em Portugal o caso Casa Pia... provavelmente ainda vão ser condenados os putos - que esses sim forem vítmas de abusos - que serviram os senhores doutores AO MAIS ALTO NÍVEL! Espantem-se, para aí caminha.

A pedofilia acabaria caso houvesse JUSTIÇA! Não a há porque também eles estão metidos. Mas cose-se uma salada em que não há um único detido... pois, pronto, compreende-se não há provas... ficaram emaranhadas numa teia VERGONHOSA, não? Será que é muito diferente noutros locais do planeta? Não parece. Houvesse apoio JUSTO às vítimas e caros senhores nem um alto dignatário escaparia à prisão. Mas como se vê a impunidade grassa. Não conheço melhor exemplo que o português.

Em Timor-Leste? Então mas não foi já em 2000 que se assistiu a explicações veladas da propagação da prostituição INCENTIVADA por toda uma corja de gente que estava "em Missão"? De militares a membros da Missão da ONU? Ui, não se podem levantar falsos testemunhos. Pois não, mas o que é certo é que as vítimas também não se podem levantar. Timor-Leste, a exemplo de tantos outros Timores, foi terreno para todas essas aberrações. São condicionalismos de países de terceiro-mundo? Não exportem modelos de falhanço total...

Anónimo disse...

Quando já passaram 18 mil pessoas da ONU de 102 países por Timor-Leste, se não acontecessem "casos" é que seria de espantar. Por isso, esta violência que obrigou à nova missão da ONU, é um atraso em todos os aspectos para a consolidação do Estado de TL. Mas necessário. Como se vê, pela continuação da violência, há por aí quem não respeita a integridade dos cidadãos e a segurança e ordem pública são absolutamente necessárias e nesta fase a polícia internacional tem que ficar enquanto a nacional não estiver reconstruída. Sem forças de segurança nenhum Estafo é viável, enquanto a PNTL não estiver formada e funcional outra vez, vão precisar da polícia da ONU. Esperemos que por pouco tempo.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.