sexta-feira, outubro 06, 2006

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Maio

2 de Maio 2006

- Segundo o Despacho do Primeiro Ministro, No 3 / 2005 de 29 de Junho de 2005, o Governo de Timor-Leste cria:

i) Uma Comissão, com representantes do Ministério das Obras Públicas, do Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária, e o Administrador de Dili, para fazer o levantamento e a avaliação dos danos existentes nas propriedades públicas e privadas;

ii) Uma Comissão com um representante do Ministério da Saúde, dois representantes do Ministério do Trabalho e da Reinserção Comunitária, um representante da Administração de Dili e o Comandante da Polícia Distrital de Dili para prestar assistência aos soldados peticionários.

iii) Uma Comissão composta pelo Ministro de Estado para o Conselho de Ministros, o Ministro do Trabalho e da Reinserção Comunitária e dois representantes deste Ministério, um representante do Ministério do Interior, um representante do Ministério da Saúde, um representante da Administração de Dili e dois representantes da Cruz Vermelha de Timor-Leste. Esta Comissão deve fazer uma investigação sobre o número de mortos e feridos ocorridos durante os violentos confrontos de 28 de Abril.

3 de Maio de 2006

- Primeiro Ministro elabora um relatório oficial relativamente à restauração da lei e da ordem. Os contingentes das F-FDTL de Baucau, Metinaro e Hera, que ajudaram a PNTL a restabelecer a lei e a ordem, regressam aos seus quartéis.

- A Polícia Militar continua a colaborar com as autoridades civis. A PNTL fica a patrulhar as ruas de Dili e a prender os desordeiros.

- Presidente Xanana e o Primeiro Ministro realizam uma conferência conjunta para apelar à calma e denunciar os rumores.

- Ramos Horta, através de um comunicado à imprensa, diz que Dili está calma e sem graves incidentes.

5 de Maio de 2006

- Primeiro Ministro Dr. Mari Alkatiri confere posse à Comissão dos Notáveis.

6 de Maio de 2006

- Major Reinado, da Polícia Militar, abandona o seu posto, em Dili, levando consigo , 20 elementos armados.

- Presidente Xanana apela ao grupo para regressar à Dili.

- General Matan Ruak estabelece diálogo com o Tenente Salsinha sugerindo que o grupo apresente uma solução pacífica.

- Em Gleno, distrito de Ermera, ocorrem confrontos entre os jovens apoiantes dos peticionários e 6 polícias de intervenção rápida (UIR) que estavam a proteger o Secretário de Estado da Região III.

- Um polícia é esfaqueado mortalmente.

11 de Maio de 2006

- Segundo o Despacho Nº 7 / 2004, de 5 de Maio de 2004, o Gabinete de Crise responde ao Parlamento sobre as intervenções das F-FDTL, e que de acordo com o artigo 23, a intervenção das F-FDTL não deve durar mais do que um mês.

- O pedido do Governo para a intervenção das Forças Armadas é apenas para o período de 28 de Abril a 4 de Maio. Segundo o artigo 24 do mesmo Despacho, após o final da intervenção das F-FDTL, no prazo máximo de 7 dias, o Governo tem de apresentar um relatório ao Parlamento.

17-19 de Maio de 2006

- Realização do II Congresso Nacional da FRETILIN, em que Francisco Guterres Lu-Lo e o Dr. Mari Alkatiri, são reeleitos para Presidente e Secretário Geral respectivamente.

23 de Maio de 2006

- PNTL não cumpre a decisão de que as F-FDTL e a PNTL devem estabelecer um Posto de Observação em Fatuahi, nas montanhas que rodeiam Dili.

- Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dr. Ramos Horta, organiza um encontro com o Presidente da República, o Governo, o Major Reinado, o Coronel Salsinha e outros representantes dos peticionários, no Seminário de Dare, para o dia 25 de Maio.

- Major Reinado e o seu grupo atacam as F- FDTL em Fatuahi, sendo este ataque filmado pelo jornalista David O’Shea da cadeia da televisão australiana, SBS, que já tinha sido informado previamente, pelo deputado dissidente do PSD, Leandro Isaac, de que “something big” (algo grande), estava a ser preparado.

- No momento em que o major Reinado e os seus homens avistam o Posto de Observação das F-FDTL, Reinado grita para os soldados se retirarem ou ele abrirá fogo. Depois de contar até 10, o Major Reinado começa a disparar. Um soldado das F-FDTL é atingido mortalmente e 5 outros soldados são feridos. Um dos homens do grupo do “Major” Reinado é ferido e, mais tarde, vem a morrer no hospital de Aileu.

- Presidente Gusmão dá ordens às Forças Armadas e à polícia para capturarem o grupo do Major Reinado.

24 de Maio de 2006

- O grupo do Major Reinado ataca a casa do General Matan Ruak em Lahane. Ao mesmo tempo, o Quartel Geral das F-FDTL , em Tasi Tolu, é atacado pelo pisteiro Railós e os seus homens.

- Apenas 15 efectivos das forças policiais se apresentam ao serviço, no Comando Distrital da PNTL de Dili.

25 de Maio de 2006

- O Quartel da Polícia Militar (PM) é atacado por elementos da PNTL.

- O quartel da PNTL é alvo de ataques por elementos das F-FDTL.

- A rendição dos polícias timorenses é negociada pela UNPOL sem o conhecimento do Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri.

- Os polícias timorenses saíram acompanhados da polícia da UNPOL, desarmados e a pé.

- Seguidamente, aparece um grupo de indivíduos armados em que alguns usam uniformes das F-FDTL. Um deles dispara contra os policias desarmados. Depois juntam-se mais 3 soldados a disparar contra os polícias.

- Uma terceira força é filmada a atirar também nos polícias desarmados.

- São mortos 10 polícias e 27 ficam feridos. No incidente, 2 efectivos da força policial UNPOL também ficam feridos.

- Acordo bilateral entre o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Timor-Leste e a Austrália é assinado para a entrada de um contingente militar australiano em Timor-Leste.

- O Presidente da República chama a si todo o controlo da segurança do país, na qualidade de Chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas.

- Secretário Geral da ONU, Kofi Annan telefona ao Primeiro Ministro para discutir a próxima missão das Nações Unidas que sucederá a UNOTIL.

- À tarde chegam 160 militares australianos a Timor-Leste em 3 helicópteros Black Hawk e um avião C-130.

- O primeiro navio de guerra australiano, transportando militares da força de intervenção chega ao porto de Dili, à tarde.

- A Casa do comandante da polícia , Ismael Babo, é queimada em Delta Comoro.

- Uma outra casa com uma mãe e 4 filhos é quimada no bairro Comoro. São familiares do Ministro do Interior, Rogério Lobato.
26 de Maio de 2006

- Kristy Sword, esposa do Presidente da República, Xanana Gusmão, dá uma entrevista à cadeia de televisão australiana, ABC e, declara que o Primeiro Ministro Mari Alkatiri deve demitir-se.

- F- FDTL recolhem ao quartel.

- 650 tropas australianas encontram-se estacionadas em Dili.

- General Matan Ruak declara que um dos militares que disparou contra os policias desarmados foi detido e será submetido a julgamento.

- Militares australianos garantem a segurança em pontos estratégicos na capitalde Timor-Leste, Dili.

- Tropas australianas e da Malásia começam a patrulhar a cidade de Dili.

- Quartel das F-FDTL, em Hera, é assaltado.

- Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova o envio de forças de segurança internacionais.

27 de Maio de 2006

- Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Freitas do Amaral, acusa a Austrália de ingerência nos assuntos internos de Timor-Leste.

- Conferência de imprensa é dada pelo Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, que afirma categoricamente estar em marcha uma tentativa de golpe de estado.

28 de Maio de 2006

- Nações Unidas evacuam todos os conselheiros para Darwin.

- Reunião em Ermera entre os líderes militares contestatários, que pedem a demissão do Primeiro Ministro.

- Bispos afirmam que o Primeiro Ministro deve demitir-se.

- Casas dos membros do Governo e de deputados da FRETILIN são incendiadas.

- Primeiro Ministo, Dr. Mari Alkatiri, vai a Balibar para se encontrar com o Presidente da República, Xanana Gusmão, para uma abordagem prévia dos assuntos da agenda do Conselho de Estado.

29 de Maio de 2006

- Reunião do Conselho de Estado.

- Quartel da Polícia Militar em Caicoli é pilhado e incendiado.

30 de Maio de 2006

- Saqueados edifícios do Ministério da Justiça e Procuradoria-Geral.

- Militares dissidentes e militares australianos reunem-se em Ermera.

31 de Maio de 2006

- Novo grupo de militares da Nova Zelandia chega a Dili.

- Presidente da República, Xanana Gusmão quer que o Primeiro Ministro demita os Ministros da Defesa e do Interior.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.