sexta-feira, outubro 06, 2006

TIMOR –LESTE : Cronologia dos Eventos - Fevereiro

2 e 3 de Fevereiro de 2006

- General Matan Ruak tem um encontro com os sargentos e os soldados, em Baucau, para discutir o problema.

- Alguns soldados dizem que, não obstante todo o respeito que têm pelo Comando das F-FDTL, acham que apenas o Presidente da República pode resolver o problema.

4 e 5 de Fevereiro

- Alguns “peticionários” abandonam os quartéis.

7 de Fevereiro

- Os “peticionários” contactam com o Presidente da República, Xanana Gusmão.

8 de Fevereiro de 2006

- 402 membros das F-FDTL vão ao Palácio Presidencial e comunicam ao Presidente da República, Xanana Gusmão, que existe discriminação nas F-FDTL.

- “Peticionários” exigem a demissão do Comandante do 1º Batalhão, o Tenente Coronel Falur Rate Laek.

- Presidente da República, Xanana Gusmão, afirma que eles devem regressar ao seu quartel, no máximo, até ao dia seguinte ou eles seriam demitidos.

- Como resultado do encontro com o Presidente da República, 5 membros do Parlamento Nacional e alguns oficiais são escolhidos para constituir uma comissão de inquérito.
Obs.: Nenhum membro do Governo foi incluído na Comissão.

9 de Fevereiro de 2006

- Alguns “peticionários” regressam aos quartéis.

- Matan Ruak informa que, enquanto não for provada a sua culpabilidade, os “peticionários” continuam a ser considerados como militares.

- Os “peticionários” rejeitam as condições de alojamento e de alimentação assim como as condições de trabalho propostas pelo Comando das F-FDTL.

- Quanto à proposta de formação de uma Comissão para auscultar as suas preocupações, os peticionários só aceitam que nove deles sejam ouvidos.

17 de Fevereiro

- A Comissão formada ouve nove peticionários e, mais tarde, outros quatro.

- É-lhes concedida autorização para passar o fim de semana fora do quartel.

20 de Fevereiro de 2006

- Nem todos os peticionários regressam ao quartel

28 de Fevereiro de 2006

- Tenente Salsinha afirma que os soldados vão sair de Metinaro sem participarem na investigação e que eles não irão participar até que o inquérito obedeça à agenda dos soldados peticionários.

17 de Março de 2006

- Taur Matan Ruak afirma que os 591 soldados foram exonerados das Forças Armadas, porque eles não regressaram aos quartéis, abandonando os seus postos.

- Esta decisão é publicamente apoiada pelo Primeiro Ministro, Dr. Mari Alkatiri, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Ramos Horta.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.