sábado, setembro 02, 2006

UNICEF e Governo lançam campanha de regresso à escola

Díli, 01 Set (Lusa) - O Ministério da Educação timorense e a UNICEF vão lançar segunda-feira a campanha "Regresso à Escola" para encorajar mais de 200.
000 crianças a retomarem os estudos no início do ano escolar, anunciou hoje aque le organismo da ONU.
Em comunicado divulgado em Díli, o Fundo das Nações Unidas para a Infân cia (UNICEF) precisou que a campanha terá uma duração de dois meses e tem como d estinatários os alunos e professores das escolas primárias de Timor-Leste.
A campanha envolve a reabertura de uma centena de escolas só em Díli, o nde alguns dos estabelecimentos se encontram encerrados desde Maio, quando se re gistaram confrontos nas ruas devido à crise polític e institucional que eclodiu no final de Abril.
Além de três dezenas de mortos, a onda violência provocou uma crise hum anitária com cerca de 180.000 deslocados e a paragem das aulas para cerca de 30.
000 crianças só em Díli, bem como para dezenas de milhares de alunos por todo o país.
A UNICEF destaca que a reabertura formal do período escolar é essencial para restabelecer um senso de normalidade a todas as crianças que viram as suas vidas afectadas pela crise política e social de Timor-Leste.
Para Sgui-Meng, representante da UNICEF em Timor-Leste, o regresso das crianças à escola significa o "regresso a uma rotina que lhes dá formação e sign ifica familiaridade e conforto para crianças que têm vivido em agitação nos últi mos meses".
A UNICEF assinala no comunicado que uma em cada três crianças não entra na escola primária em Timor-Leste, onde a taxa de alfabetização é muito baixa r elativamente a outros países da região.
A campanha está orçada em 1,1 milhões de dólares (857 mil euros).
JCS.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.