domingo, setembro 03, 2006

Austrália diz que timorenses devem resolver os seus problemas

Sydney, 03 Ago (Lusa) - O governo australiano declarou hoje que o Timor-Leste deve ser responsável pelos seus assuntos internos e procurar soluções para os seus problemas, segundo a agência de notícias australiana AAP.

"Os timorenses têm que aprender a resolver os seus problemas e não continuar à espera de que a comunidade internacional faça tudo por eles", declarou o ministro australiano de Negócios Estrangeiros, Alexander Downer, na cidade de Adelaide.

As declarações de Downer constituem uma reacção à apreciação feita sábado pelo primeiro-ministro timorense, José Ramos Horta, que acusou as forças internacionais estacionadas no seu país pela evasão de meia centena de prisioneiros de uma cadeia de Díli.

O chefe da diplomacia australiana garantiu que a Austrália nunca voltará as costas a Timor-Leste, mas disse que os timorenses devem assumir a responsabilidade da fuga dos 57 reclusos que se evadiram, entre os quais o chefe da revolta militar, Alfredo Reinado.

"A Austrália ou a Nova Zelândia, Portugal, a Malásia ou o secretário-geral da ONU não podem ser responsabilizados pelos problemas do Timor-Leste", declarou Downer.

"Os timorenses agora são uma nação independente e têm de ser responsáveis pelos seus assuntos internos", acrescentou o chefe da diplomacia australiana.

Downer estará hoje em Díli para se encontrar com o seu homólogo timorense, Ramos Horta, e com o presidente Xanana Gusmão.

...

JMS.

5 comentários:

Anónimo disse...

primeiro invadem TL e depois dizem que os timorenses devem resolver os seus problemas sozinhos?? Valha-me Nossa Senhora!!

e quanto a fuga, para TL se responsabilizar, entao...no comments !!

Anónimo disse...

"...os timorenses têm de aprender a resolver os seus problemas... a Austrália nunca voltará as costas a Timor-Leste... A Austrália ou a Nova Zelândia, Portugal, a Malásia...não podem ser responsabilizados pelos problemas de Timor... os timorenses são uma nação independente e têm de ser responsaveis pelos seus assuntos internos..".
Tudo isto dito por Downer, descarado e mentiroso compulsivo. Até parece que não se têm emiscuído sempre nos assuntos internos de Timor-Leste, que não fizeram um acordo de exploração de petroleo durante a ocupação ilegal Indonésia. Um acordo ilegal e contrário às leis internacionais. Pelos vistos este sujeito é tão repelente quanto o seu primeiro-ministro.
Os timorenses sabem resolver os seus problemas. Resolveram o problema da ocupação resistindo. Quem está a causar problemas a Timor é a Austrália porque não larga a têta do petróleo. A Austrália não volta as costas a Timor por causa dessa têta. Portugal e a Malásia não instabilizam Timor e a Nova Zelândia é um pau-mandado pelo dono australiano. A Austrália não se misture com Portugal nem com a Malásia, depois de ter urdido toda esta crise... Dividir para reinar, não é? Tenha vergonha, senhor Downer. Aproveite e vá a umas consultas de psiquiatria.

Anónimo disse...

Quem é que pediu apoio internacional? Se o que os ditos fizeram depois de chegarem foi insuficiente visto que a violência continuou confirma apenas que a ONU deveria ter avançado sem perca de tempo para o terreno. Não o fez, fizeram-no os que avançaram. Isso foi acordado seguramente. Não entendo qual é a paranóia de se dizer que "invadiram"... invadiram o quê?

Anónimo disse...

Esta alexandra estava a curtir em Marte e acabou de aterrar no planeta Terra.

Oh mulher acorde! Os 4 países presentes em Timor-Leste foram objecto de pedido de auxílio do PR, do Parlamento e do ex-PM. Pedido expresso e por escrito.

Anónimo disse...

Sim, as forcas internacionais actuialmente em Timor foram convidaos pelos orgaos de soberania Timorenses, mediante acordo sendo uma das principais clausulas era repor a ordem e seguranca dos bens e das pessoas. Mas pouca coisa se viu, antes pelo contarrio , durante longas semanas apos a chegada das forcas austrlo-neozelandesas a situacao piorou. Estavam impavidos e serenos a acompanhar os incendios e pilhagens, protegendo apenas os seus jornalistas e cameramens tomarem njota e filmarem e depois divulgarem o caos para o exteriopr. Interessava e interessa a Austrlia esta situacao. A fuga de Reinados e dos seus comparsas eh testemunho disso e tem por objectivo prolongar a estadia australiana e satisfazer o desejo australiano pelo comando das forcas no terreno. Estando agora a seguranca nas naos deles, pretendem tambem a area judicial e noutyra etapa a da administracao. Timor passara de Provincia em Provincia se nos proprios os Timorenses nao ganharmos o juizo e a comecar pelos nossos lideres!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.