quarta-feira, agosto 30, 2006

Dos leitores

O passarinho reinado voou, voou. Quem abriu a gaiola?

...

Como e possivel isto com tanta forca internacional ca em Timor-Leste? Quem sao os cumplices desta fuga? Hoje precisamente quando dentro de algumas horas um canal televisivo australiano mostrara alguns dos factos relacionados com o bem planeado golpe de estado em TL? Sera que o PGR nao ira amanha ao Parlamento? O que acontecera ao Alfredo? Sera recambiado para o pais que ele tanto ama i.e.algures, num dos desertos do pais dos cangurus ou sera que .....(?????). Hum! Sera que a verdade nunca sera conhecida? Mas a esperanca e a ultima coisa que morre. Enquanto viver, lutarei pela verdade e justica. Pouco a pouco, vou juntando as pecas do puzzle que paece ser complexo. Os criminosos que destruiram o pequeno paraiso serao identificados cedo ou tarde.

...

29 comentários:

Anónimo disse...

Estou convencido que quando esse bandido regressar a TIMOR É PARA OUTRO GOLTE

Anónimo disse...

DIGO GOLPE

Anónimo disse...

Sr. Presidente, o que diz? O Reinado escapou para dar protecção ao povo? Que ele continua a obdecer o Sr. Presidente como comandante supremo das forças armadas?

Anónimo disse...

Disseram que se Mari Alkatiri pedisse a demissao, a calma voltaria a TL (ainda nao vi nada)

Agora que Reinaldo fugiu, para onde foi ele? Para Australia ? Fugiu de Barco? esta nas montanhas com os seus companheiros?

Agora Sr. PM e Sr. PR - Reinaldo saiu...o que dizem disto? humn... tropas PROFESSIONAIS deixam Becora assim? sem mais nem menos??ou sera que estas tropas vieram estagiar para TL??

Logo hoje 30/Agos, logo hoje, dia de uma reportagem bem brutal...

Come on you guys...!

Sr. PM, Sr. PR, Australianos e companhia :

JUST GIVE ME A BREAK

Anónimo disse...

Que giro né??? O Pedro Klamar Fuik, alias Tenente Coronel Donaciano Gomes, fugiu para a Indonésia. Agora é a vez do Major Alfredo Reinado. Onde irá ele? Camberra né. Claro!

Anónimo disse...

Traducao:

manu oan reinaldo semu, semu. Se'e lo'os mak loke nia manu-fatin?

...

Hanusa mak ida ne'e bele akontese se'e forsa internasional barak-barak lo'os iha TL? Se'e mak ajuda sira hala'e? Ohin kedas kuando televisaun australia atu halu reporter kona ba golpe estadu iha TL? PGR aban la'a parlamentu karik? Seda mak atu akontese ba Alfredo? nia atu ba'a rai k nia gosta iha dezertu iha rain kanguru sira nian? Ka'a...(???????). Hum! tebe-tebes sira ne'e ema atu hatene ka la'e? Maibe esperansa mak mate ikus liu. Enkuantu hau moris, hau sei luta ba tebe-tebes no ba'a justisa. Neneik-neneik hau sei halu puzzle que hanexan komplexo. Criminosus sira ne'e ema sei hetan sedo liu ka'a tarde liu.

Anónimo disse...

O assunto e bem serio. O puzzle tem que ser desmontado. Tudo e muito extranho. O REINADO fugiu. Agora e a vez do REINADO DO HORTA e do XANANA acabar. Ja amanha se for preciso. Nada se perfia.

Anónimo disse...

I have just watched SBS Dateline and it goes like this:

Xanana, Rui Lopes (former DA of Suai under Indonesia), Nemesio de Carvalho (headed the feared MAHIDI militia), Leandro Isaac (shown carrying a police issue steyr assault riffle), Fernando La Sama, Jacqueline Siapno (La Sama's wife), the catholic church, are all linked to overthrow their common enemy, Marii Alkatiri and FRETILIN.

You are all bastards!!!

Today Alfredo and 50 of his men escaped prison.

I say let the FFDTL after them and finish this once and for all!!!

Anónimo disse...

I have just watched SBS Dateline and it goes like this:

Xanana, Rui Lopes (former DA of Suai under Indonesia), Nemesio de Carvalho (headed the feared MAHIDI militia), Leandro Isaac (shown carrying a police issue steyr assault riffle), Fernando La Sama, Jacqueline Siapno (La Sama's wife), the catholic church, are all linked to overthrow their common enemy, Marii Alkatiri and FRETILIN.

You are all bastards!!!

Today Alfredo and 50 of his men escaped prison.

I say let the FFDTL after them and finish this once and for all!!!

Anónimo disse...

I have just watched SBS Dateline and it goes like this:

Xanana, Rui Lopes (former DA of Suai under Indonesia), Nemesio de Carvalho (headed the feared MAHIDI militia), Leandro Isaac (shown carrying a police issue steyr assault riffle), Fernando La Sama, Jacqueline Siapno (La Sama's wife), the catholic church, are all linked to overthrow their common enemy, Marii Alkatiri and FRETILIN.

You are all bastards!!!

Today Alfredo and 50 of his men escaped prison.

I say let the FFDTL after them and finish this once and for all!!!

Anónimo disse...

I have just watched SBS Dateline and it goes like this:

Xanana, Rui Lopes (former DA of Suai under Indonesia), Nemesio de Carvalho (headed the feared MAHIDI militia), Leandro Isaac (shown carrying a police issue steyr assault riffle), Fernando La Sama, Jacqueline Siapno (La Sama's wife), the catholic church, are all linked to overthrow their common enemy, Marii Alkatiri and FRETILIN.

You are all bastards!!!

Today Alfredo and 50 of his men escaped prison.

I say let the FFDTL after them and finish this once and for all!!!

Anónimo disse...

Os que viram o programa da SBS, Que tal acharam?

Estava Ea espera que se fizessem grandes revelações e afinal nada carapaça, O Mari falou, falou, falou e so acusou. Para ele o governo dele ´inocente de todas as acusaçnoes. O que é que o Rui Lopes estava lá a fazer? E o Nemesio de Carvalho? eu acho que o Martinkas e o David O'Shea querem por força que o pessoal ache o Alkatiri inocente dos erros que cometeu. Pois o pessoal aqui em Sydney achou o program fraco e pró- Fretilin. Sempre a bater na mesma tecla. Ainda por cima os intrevistados, falam em Indonesio com o O'Shea. Foi um segmento muito fraco e sem conteudo histórico nem tem calibre para arquivo ou servir para as investigações dos estudantes. N˜åo tem valor didatico e quanto a mim é tendencioso e é o diz que disse e não disse....

Fraco....

Balduino

Anónimo disse...

Leandro Isaacs is a wacko- he has said in that documentary that he would use a nuclear weapon if he had one- what an absolute dickhead. Tell me which fool would support a man like him??????

The truth is coming out... we will try and send you guys in Timor a copy of the documentary via the internet.

Anónimo disse...

I was disapointed with what I watched SBS dateline. What are they trying to do? I espected a lot more from David O'Shea and John Martinka! We all know that Alkatiri always uses all means to acuse hins opponents and say how great he is. We all have seen Alfredo firing his guns in Fatu Ahi. Leandro Isac with guns? who did thrust him. I nev er thrusted this man from many collours.
We end up not knowing what the two reporters was trying to prove to the world.... Very poor investigative journalism...


OK ! I am desapointed. I was especting them sayin g this and this are the people bihind all this mess... but no , nothing, no newes , just to repctetve...

Anónimo disse...

you can see the SBS Dateline on www.sbs.com.au.

I intend to watch it tomorrow on the webb.

Anónimo disse...

Interesting to note that Nemesio de Carvalho and Rui Lopes took very active part in the anti governmet demonstration. Rui Lopes came with his mob to Dili and I quickly recognised some of them as former militia members while serving with UNAMET. And the group of men holding guns in military camo, two of them I recognised and I can positively identify them as belonging to Halilintar militia (Maliana) group in 1999.

It is no wonder that some friends in Dili called me and warned me that many of the demonstrators had been former militia members in the past. Many of them did exactly the same thing they did in 1999.

Also interesting to see Leandro Isaac with a police issue steyr asault riffle. He looked like a rebel leader, almost like Taur Matan Ruak when he was in the jungles fighting the Indonesian while Isaac was a member of Indonesian government.

Anónimo disse...

The doco did not provide answers but raised more questions. Hope the truth will come out soon enough.

Anónimo disse...

The documentary did not answer everything, but it does show that Alkatiri is not completely to blame for the crisis. I think it incriminates Leandro Isaacs and Reinaldo a fair bit and shows that the attack by Reinaldo on the troops at Fath ahi was a calculated attack in which there was some co-ordination between Isaacs and Reinaldo (and others). There was certainly some degree of co-ordination to bring down government. Its a coup, no doubt about it. Whether you support PD, PDS, FRETILIN, UDT or any other party, there are people out there who will use violence to achieve there aims (and Alkatiri is certainly not a violent person. He is certainly a tough politician, but not violent. In fact, the ex PM has not been charged at all and still has nothing to prove)

Anónimo disse...

Procura-se um exorcista!...
Isto está cada vez a complicar-se mais e não vem nada de bom.
O homem é mau, muito mau, fugiu para atacar de novo, deve ter armas noutro lado e apoios dos grandes...que temem a verdade.
Isto evidência uma tragédia para Timor Leste e quanto é inadequada uma força militar ... sem calo e pelos vistos frouxa e desatenta.
Já não sei que dizer deste filme de terror e malvadez, o povo de Timor Leste, aquele humilde "maubere" merecia mais respeito - é um desrespeito total, pelo Povo e pelos seus Orgãos Governativos Democráticamente eleitos, pelas leis em vigor etc.. é um atentado terrorista contra o Povo de Timor Leste e continua em progresso, está o diabo à solta é preciso um exorcista.
É uma desgraça, até os exorcistas se fecharam em copas?
Meu Deus o que se passará em Timor Leste?

Anónimo disse...

True! The documentary was rather disapointing. But then again I have never been one to believe that the WHOLE truth can come out of a documentary. It just scratched the surface without providing much of the evidence required to form a solid and informed conclusion. I do agree with many of the previous anonymous in saying that it seemed to raise more questions than it attempted to answer. It just raised some issues with the purpose of leading people to reach a planned response from the audience.
I'll have to wait for the UN investigation to really know what happened.

Anónimo disse...

I find it interesting that former militia bosses are supporting Xanana in opposition to FRETILIN! That a lot of those involved had previously been Suharto supporters and later pro autonomy leaders. Leandro switched to pro independence after the fall of Suharto in 1998.

It's strange that someone like Rui Lopes was actually leading the pro Xanana demo in Dili!

Could Xanana be so desperate to get rid of FRETILIN that he didn't even mind if he had to court criminals like Nemesio de Carvalho and Rui Lopes?

By the way, Alfredo Reinado escaped the prison today with a number of former pro autonomy militias who committed serious crimes.

Anónimo disse...

Reinado fugiu? Não, Reinado regressou a casa, a Balibar? Quem sabe onde andará o grande heroi que na prisão comprometia o segredo do golpe de Estado. Reinado é mais util em fuga controlada que em cativeiro forçado. No entanto, Reinado e amigos têm um problema: não conhecem o mato, jamais conseguirão constituir-se em guerrilha - a não ser que os friends o ajudem (mais uma vez) na logistica).

Quando foi detido Reinado tinha um salvo conduto presidencial. Foi detido e quando interrogado afirmou que não precisava daquelas armas pois tinha muitas escondidas.

Naturalmente que tem muitas escondidas, assim como Gastão Salsinha e Tilman o ex-major e porque não Railós. Há muitas armas em Timor-Leste, enterradas umas outras em casas "insuspeitas". Em Timor-Leste há vários "exércitos" e a guerra ainda não estalou nem está terminada.

Falta matar, assassinar Mari Alkatiri e Francisco Luolo. O plano abate não se consumou porque as FALINTIL-FDTL não o permitiram na noite do dia 29 de Maio passado. Já cá estavam os australianos. Agora Gastão, Tilman, Railos, andam à solta e gozam do privilegio do medo junto das populações e da protecção dos aussies. Agora vão começar os ataques à mão armada na cidade. Há alvos selectivos para eliminar e esses continuam vulneráveis. Pois como se viu, sair da prisão, pela porta da frente é coisa fácil, logo entrar pela porta da frente do ex-primeiro ministro e do presidente da FRETILIN´será mais fácil ainda. Quando é que a comunidade internacional, sobretudo as Nações Unidas se deixam de hipocrisias e avançam com um definitivo plano de controlo da situação?

A FRETILIN, a UDT têm sido partidos de calma e ponderação, porém a situação começa a pedir medidas drásticas dessas forças e de outras. Os partidos políticos terão de se entender em defesa da democracia e do Estado de direito que se estava a erguer. Caso contrário mergulharão na escuridão democrática e Timor-Leste não será mais do que uma reposição da Guiné-Bissau, ou até mesmo de uma Somália com os senhores da guerra.

Timor-Leste precisa de acção de defesa da democracia e o povo vai ter de se levantar para repor a verdade histórica.

Xanana Gusmão já perdeu os argumentos só lhe eresta demitir-se em definitivo e assumir a sua incapacidade para o cargo que diz nunca ter desejado.

Anónimo disse...

What is this obessesion with telling lies! Why is it that some people are so keen to state, without any shred of evidence, that everyone that was or is against Mari and his group are the proteges of Xanana. Or that Xanana is commanding them to do the things they do?
That is just too easy a way to incriminate the PR for other people's actions.
Does that mean that those gangs that are now attacking the internacional forces are being ordered to do so by Mari? I find this kind of allegations preposterous!

Anónimo disse...

Se nao estou equivocado o Mari parecia estar ainda na residencia oficial do PM quando deu as entrevistas ao programa Dateline. Como e que passados meses da sua resignacao ainda se encontra a residir numa casa do estado? Depois de tanto drama que fizeram para dar ordem de despejo ao Mario agora ele faz o mesmo e continua a ocupar uma casa do estado que ja devia ter sido desocupada.
Grande integridade e honestidade.

Anónimo disse...

wake up will ya!!! Xanana did launch that coup against the Alkatiri. The coup was partially successfull because parliament is not dismissed and government is still FRETILIN. So now Xanana is giving support and orders to those same people that burned down Dili before Alkatiri stepped down to make sure more violence happens and finally have the parliament dissolved and government dismissed. Then Xanana can become a dictator and only declare an election when he thinks the conditions are right. Xanana is on the way of becoming Suharto!!!

Anónimo disse...

O Anónimo das 10:09:36 PM, tem toda a razão em alertar para a gravidade da situação.

Perante o enjeitar de responsabilidades do PM qualquer um ficaria muitíssimo preocupado. Então ele que sabe dos poderes totais que entregou aos Australianos, ele que sabe que os guarda prisionais Timorenses foram desarmados (tal como os polícias) por via do tal acordo que ele Ramos-Horta negociou, ele que sabia que os Australianos há uma semana não asseguravam a guarda da prisão de Bécora, remete, agora que a bronca aconteceu, para a ONU?

E depois de tudo isto, ainda há quem não compreenda porque é que cada vez há mais deslocados em Timor-Leste e particularmente em Dili? É que só mesmo os envolvidos nestas golpaças todas é que se podem sentir em segurança. Imagino as preocupações acrescidas dos quase 190, 000 deslocados e imagino a preocupação dos seus familiares espalhados pelo mundo.

Subscrevo pois que “Timor-Leste precisa de acção de defesa da democracia”. Há que pôr os Australianos na terra deles. Quanto mais tempo por aí permanecerem mais partes gagas como estas e como as de sábado passado com o Director e elementos da Academia da Polícia vão acontecer.

Anónimo disse...

A coisa esta feia. Reinado fugiu. Railos fugiu. Toda a gente esta fugindo. Eu nao fujo nao. Mocambique, minha primeira patria, fica muito longe ha muitos tubaroes no mar que nos separa. Nao vou fugir nao. Eu quero ficar na casa do PM. Se for para a minha casa em Darwin, vou revelar o segredo. Nao e mansao nao, e casa mas esta no segredo, porque esta pintado com tinta de petroleo. Obrigado amigos.

Anónimo disse...

11:06:05 PM anonymous!

Get a life will ya! Do you really think that people are going to fall for the things you say? It has been quite obvious that the timorese people in Timor don't believe that.

Who wanted to rule Timor for 50-100 years??
Who was the one who said that "if Fretilin looses there will be bloodshed"?

You are just judging the PR by Mari e and his friends standards and that's why you make such accusations!

You should wake up to reality and realise that your dream of ruling for ever was never a viable dream. The resistance struggle should have taught us many things including that the timorese people will not be dictated by anyone as to who will or will not rule them.
The timorese people will always resist against arrogant, despotic and opressive people that wish to decide for them. Mari and fretilin had "decided" that Timor was going to be ruled by them for 50-100 years as if the wishes of the people themselves was irrelevant.
You are now paying the price for such demonstrated arrogance and bad governance.

Anónimo disse...

Anonimous Quarta-feira, Agosto 30, 2006 11:06:05 PM.

You said:
“So now Xanana is giving support and orders to those same people that burned down Dili before Alkatiri stepped down to make sure more violence happens and finally have the parliament dissolved and government dismissed”.

Do you have prove or evidence that Xanana have gave order to burn Dili or it just a statement of your frustration because your favorite PM has been sucked out? Or you are totally blind because of your affection to your party?

If you do have prove or evidence then submit it to court for a legal justice (which Timor required so) if not then stop making comments as Idiot!!!

Xanana is dictator? Mari is also dictator and assassin. Which one is better to run this country?

If you want to work for peace in Timor, work base on peace not base on affection for a party!

Let this government and PR work and time will let people judge how good or bad is this government and PR.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.