Cidade da Praia, 19 Mai (Lusa) - O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) assinala o dia da independência de Timor-Leste (20 de Maio) com uma semana de actividades na capital cabo-verdiana, entre exposições, palestras, música e dança.
Terça-feira, exactamente seis anos depois de em Díli ter sido declarada a criação do mais jovem Estado do mundo, começa na Cidade da Praia um ciclo de conferências sobre o país com o tema "Enquadramento histórico da identidade timorense".
Até dia 27, serão apresentados na sede do IILP vídeos e documentários sobre Timor-Leste e na terça-feira haverá uma sessão de música e dança, apresentada pelo grupo cultural da Associação Timorense de Coimbra.
Para o público mais jovem, o IILP organiza também sessões de vídeos e de contos infantis, sempre com Timor-Leste como pano de fundo.
De terça-feira até dia 30 estará aberta ao público uma exposição de fotografias e de artesanato de Timor-Leste.
Anexada pela Indonésia em 1975, a antiga colónia portuguesa lutou contra o domínio de Jacarta até 1999, quando num referendo a esmagadora maioria da população escolheu a independência em vez da autonomia proposta pelo governo indonésio.
Como retaliação, milícias armadas pró-indonésias destruíram quase todos os edifícios do território e semearam o terror, levando à intervenção de uma força internacional (INTERFET), chefiada pela Austrália.
Timor-Leste foi administrado por um representante do secretário-geral da ONU, Sérgio Vieira de Mello, até 20 de Maio de 2002, dia em que os eleitos locais assumiram a governação, constituindo-se formalmente o mais novo país do mundo.
FP
Lusa/fim
terça-feira, maio 20, 2008
Cabo Verde: Instituto Língua Portuguesa comemora independência de Timor-Leste
Por Malai Azul 2 à(s) 17:03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário