quarta-feira, março 05, 2008

Susar na prisão, primeiro acusado do 11 de Fevereiro

Díli, 04 Mar (Lusa) - O tribunal de Díli ordenou hoje a prisão preventiva do ex-agente da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) Amaro da Costa, ou Kaer Susar, envolvido no ataque de 11 de Fevereiro contra o presidente timorense, José Ramos-Horta.

Susar, que se entregou sábado à noite às autoridades e foi levado domingo de manhã para Díli, é o primeiro acusado pelo ataque em que José Ramos-Horta foi gravemente ferido a tiro.

A medida de prisão preventiva foi decidida pelo juiz internacional Ivo Rosa, depois de um interrogatório realizado segunda-feira à tarde e hoje de manhã, nas instalações do Tribunal de Recurso, em Díli.

No conjunto, o juiz português em serviço em Timor-Leste ouviu Kaer Susar durante cerca de seis horas, em audiência fechada.

O magistrado afirmou no final do interrogatório que existem fortes indícios de que Kaer Susar praticou os crimes de que foi hoje acusado: seis crimes de homicídio, dois crimes de homicídio na forma tentada, atentado contra a segurança do Estado e posse de arma para perturbação da ordem pública.

Dos crimes de homicídio de que é acusado Kaer Susar, dois referem-se ao ataque a militares das Forças Armadas por elementos do grupo do major Alfredo Reinado, em Fatuahi, em Maio de 2006, e quatro ao cerco e ataque à vila de Same (sudoeste) por tropas australianas, em Março de 2007.

A acusação de homicídio na forma tentada refere-se ao ataque de 11 de Fevereiro, em que morreram o major Alfredo Reinado, líder do grupo, e o soldado Leopoldino Mendonça Exposto da Polícia Militar.

A medida de prisão preventiva ordenada pelo juiz Ivo Rosa não pôde ser concretizada de imediato porque o Estabelecimento Prisional de Becora recusou de início aceitar Kaer Susar, afirmou à agência Lusa uma fonte judicial.

Kaer Susar foi transportado a Becora pela Polícia das Nações Unidas (UNPol) ao princípio da tarde, mas a prisão não aceitou o detido.

O primeiro acusado dos ataques de 11 de Fevereiro foi, posteriormente, aceite na prisão de onde fugiram Alfredo Reinado e cerca de 50 detidos, em 30 de Agosto de 2006.

Kaer Susar, apresentado no domingo pelo Comando Conjunto da operação "Halibur" (que envolve as forças armadas e a polícia timorenses), confessou aos jornalistas que participou no ataque à casa de José Ramos-Horta e que "estava ao portão".

PRM
Lusa/Fim


NOTA DE RODAPÉ:

Hilariante. A "prisão de Becora" recusa presos....

3 comentários:

Anónimo disse...

Alo Dili

A prisao de Becora recusa que historia e esta?Deve cumprir nada mais.Agora todos manda. o responsavel da prisao deve ser saneado o que faz a Ministra da Justica Lucia Lobato.

Adeus

De Aikurus

Anónimo disse...

É mesmo hilariante isto de a prisão não aceitar presos, no mínimo!

Porquê é que será?
Talvez porque desde a última fuga em massa tinham-se esquecido lá na prisão de mudar de fechaduras e tapar as saídas subterrêaneas!

Anónimo disse...

Realmente, Timor-Leste de hoje é aberração sobre aberração. Devia entrar para o Guiness como o país mais original e inovador...

Quanto à Ministra da Justiça, deve andar demasiado ocupada a ver o que o tio anda a fazer. Não se pode ter tempo para tudo.

Com estas palhaçadas todas, as pessoas acabam por concordar com eleições antecipadas, mesmo que não queiram.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.