terça-feira, março 04, 2008

Salsinha "pronto a entregar-se", diz padre de Ermera

Díli, 04 Mar (Lusa) - O ex-tenente Gastão Salsinha está "pronto a entregar-se às autoridades nas próximas horas", anunciou o padre de Ermera, citado num comunicado do Conselho de Ministros de Timor-Leste.

Gastão Salsinha "anunciou hoje, através do padre Adriano, pároco de Ermera, que está disposto a entregar-se às autoridades nas próximas horas, juntamente com os seus homens, que se encontravam dispersos e que neste momento tenta agrupar", lê-se no comunicado do governo.

"Nesse sentido, Salsinha solicitou ao Comando Conjunto, composto por elementos das F-FDTL (Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste) e da PNTL (Polícia Nacional), que suspenda as operações que decorrem na zona de Ermera", acrescenta o comunicado oficial.

Segunda-feira "entregou-se às forças de segurança Domingos Amaral 'Kede', um elemento que pertencia ao grupo do ex-major Alfredo Reinado e que terá participado no ataque à residência do Presidente da República", informa também o Conselho de Ministros.

O comunicado, assinado pelo secretário de Estado do Conselho de Ministros, Hermenegildo "Agio" Pereira, conclui com a actualização dos peticionários das Forças Armadas que chegaram ao acantonamento de Aitarak laran, Díli: 641.

O comandante da Polícia Militar timorense, major Gino Neves, afirmou segunda-feira à agência Lusa que Gastão Salsinha tinha decidido render-se, após um contacto com a igreja de Gleno, diistrito de Ermera.

O comunicado de hoje do Conselho de Ministros foi a única declaração oficial sobre a situação de Gastão Salsinha, depois de ter sido cancelada uma conferência de imprensa do Comando Conjunto da operação "Halibur" de captura dos homens que atacaram o Presidente da República e o primeiro-ministro a 11 de Fevereiro.

PRM
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.