sexta-feira, março 07, 2008

Forças Armadas timorenses e internacionais avançam contra Gastão Salsinha se não se entregar

Díli, 07 Mar (Lusa) - O brigadeiro-general Taur Matan Ruak afirmou que "a brincadeira acabou hoje" e que forças timorenses e internacionais vão avançar contra o ex-tenente Gastão Salsinha se ele não se entregar.

"Gastão Salsinha anda há dois anos a brincar connosco", afirmou o chefe do Estado-Maior-general das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) numa conferência de imprensa.

O brigadeiro-general Ruak falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação da operação "Halibur" à comunidade diplomática e à sociedade civil timorense.

"Completam-se hoje quase quatro dias que o procurador-geral da República (Longuinhos Monteiro) está em negociações com Gastão Salsinha", referiu Taur Matan Ruak.

"Ele não deve perder mais tempo. O procurador-geral regressa hoje a Díli se Salsinha não se entregar", explicou o CEMGFA timorense, sublinhando o ultimato ao líder do antigo grupo do major Alfredo Reinado.

"Estamos preparados para usar a força. Se Salsinha não se entregar, avançamos em conjunto com as Forças de Estabilização Internacionais (ISF)", acrescentou o brigadeiro-general Ruak.

Gastão Salsinha, líder dos peticionários das Forças Armadas em Janeiro de 2006, ficou a chefiar o grupo de fugitivos dos ataques de 11 de Fevereiro à residência do Presidente da República e da caravana do primeiro-ministro.

O ex-tenente aceitou quarta-feira à noite, nas montanhas de Ermera, um acordo para a rendição do seu grupo, num total de 32 homens.

"Depois, pediu mais tempo para reunir os seus homens", explicou hoje o brigadeiro-general Ruak.

"O melhor caminho é cooperar connosco. O que lhe damos é uma oportunidade para resolver o seu problema", disse também o CEMGFA.

"Não o quero morto. Quero-o vivo para ele contar o que andou a fazer nestes dois anos", respondeu Taur Matan Ruak quando questionado sobre os objectivos da operação "Halibur" a partir de hoje.

PRM
Lusa/Fim

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, meu General! Todos o queremos vivo para ouvir o que tem a dizer.
Mas, por favor, não seja ingénuo e tenha a certeza absoluta de que os seus homens são todos de confiança e que não haverá ninguém que, por "precipitação" (nomeadamente "encomendada"...), silencie aquela boca... Era a segunda a calar-se... E continua sem se saber exactamente em que circunstâncias se calou a primeira.
É que eu não acredito em bruxas... "pero que las hay, las hay"!...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.