sexta-feira, outubro 12, 2007

Mais...

Malai Muti deixou um novo comentário na sua mensagem "Mais sobre o abandono de Portugal a Timor-Leste......":

Já aqui escrevi sobre a (des)organização da cooperação portuguesa em Timor. Vejo que você está cheio de ilusões quanto à cooperação... se achar que a politica interna é má... as politicas internacionais, a diplomática... é bem pior!!!

A mim parece-me que o investimento de Portugal em Timor foi mais para "Inglês" ver...

Portugal em Timor tem interesses e uma posição antagónica à austrália.

Portugal estava e estará em Timor de peito aberto, sem jogos, sem interesses escamoteados, em parte para se redimir do processo de descolonização que deixou Timor à sua sorte... abandonado... e pimba... os indónésios entraram e fizeram o que todos conhecemos.

Os vizinhos australianos, querem o mar de timor, o petróleo que já era seu... e as posições geo-estratégicas... e para o conseguir, fazem o que for precisso, sem qualquer problema, ético ou moral, pois timor e seus habitantes são e serão para eles cidadãos de segunda... Basta ver as carrinhas que troxeram para Timor para transportar os detidos... parecem os carros que aqui em Portugal o canil usa!!

Basta pensar que só na decada de 50 foi proibida por lei as caçadas aos aborigenas... era precisso proibir???? Há... mas há relatos que existiram até aos anos 80 clatestinamente...

Portugal, sempre foi subserviente aos americanos... e os australianos são quem zela pelos interesses americanos nesta zona do globo... logo... entra a diplomacia e portugal sai!!

Mas questiono-me também sobre os verdadeiros propósitos da cooperação portuguesa...

A titulo de exemplo, a lingua, bem sabemos que a ideia de formar professores para estes depois ensinarem as crianças foi uma asneira, pois alguêm que não tenha tido a lingua portuguesa como lingua mãe, dificuldades terá em falá-la e escreve-la correctamente... logo ensinar outros... asneira...!!!! Deviam era ter apostado nas crianças... que depois serão por sua vez Pais e ensinariam os seus filhos... é assim, ou é precisso demorar 7 anos a perceber que a aposta foi errada... ou não interessava ver? Não sei, fica-me a duvida...

A Justiça... veio muito dinheiro para a justiça, mas será que chegou aos tribunais, com meios humanos e suficientes??? Não me parece... a maioria ficou-se na manutenção da máquina administrativa e burocrática das Nações Unidas!!!


Tinham muitos juízes e procuradores... era precisso era dizer que eram muitos... ok, mas serem muitos é bom... e quem cumpria as decisões dos mesmos??? Quem punha o tribunal a funcionar??? Funcionários para o tribunal a cooperação portuguesa e nações unidas só tinham 3 ou 4 pessoas... mas juizes e procuradores eram bem mais!!!! Não é precisso ser grande entendido na matéria para ver que algo estava errado. Será que não sabiam ou não interessava ver??? As minhas duvidas mantêm-se...

Para terminar, digo-lhe que não vai adiantar muito reclamar com a cooperação... as minhas duvidas mantêm-se!

3 comentários:

Anónimo disse...

No meu ver a política interna timorense era e é consciente implicar contradições para efectuar consequências e antecipar os distúrbios em geral para interromper o desenvolvimento do País.Analisei que é uma vingança... Chegou a hora de reflectir ou fazer exame de consciência. Excencial"Unidade Nacional do povo timorense", embora há divergencia entre os liders dos partidos políticos...Somos um só povo" Timor"

Anónimo disse...

se nós continuarmos assim, qual é o papel da educação para os nossos filhos ou gerações novas de " Timor Leste"?

Anónimo disse...

Não se dizer, se Timor Leste actualmente falta de recursos humanos ou os líders do governo é que não sabem governar?...uma vergonha para os líders políticos de Timor leste. Se um lider enganar o povo, toma consequência...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.