segunda-feira, outubro 29, 2007

Cooperação entre Portugal e Timor-Leste no domínio da formação policial

Público - 29 de Outubro de 2007/Blogue Jorge Heitor - 28 de Outubro de 2007

O tema prioritário da visita oficial que o Presidente José Ramos-Horta efectua a Portugal a partir de 14 de Novembro, do ponto de vista de Díli, é “o desenvolvimento da cooperação para a formação técnica e profissional da polícia de Timor-Leste”, declarou ontem ao PÚBLICO uma fonte do seu gabinete. O Chefe de Estado abordará “um leque muito largo de assuntos relativos à intensa cooperação que Portugal e Timor-Leste mantêm em diversas áreas”, querendo Díli “programas de formação a serem desenvolvidos e aplicados por corpos policiais portugueses, designadamente a GNR” (Guarda Nacional Republicana), acrescentou aquela fonte, que pediu o anonimato.

A área da formação técnica e profissional da polícia assume grande urgência para as autoridades timorenses; e poderá passar pelo lançamento de um novo programa específico de cooperação entre os dois países, que no fim de Agosto definiram um Programa Indicativo de Cooperação para o período que vai até 2010. Por isso, domina a agenda dos encontros que nos dias 15 e 16 o visitante terá com o Presidente Cavaco Silva, o primeiro-ministro José Sócrates e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. Antes de a 18 seguir para a capital espanhola, onde participa na conferência anual do Clube de Madrid, organização independente dedicada ao fortalecimento da democracia no mundo.

O interesse de Timor-Leste e as possibilidades neste âmbito foram mencionadas durante a visita que o secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, há dois meses efectuou a Díli, onde estimou em 60 milhões de euros a ajuda a prestar por Lisboa nos próximos três anos.

A reforma e o desenvolvimento do sector da Segurança em Timor-Leste, país ainda jovem e de estruturas frágeis, é uma prioridade que tem vindo a ser anunciada por José Ramos-Horta, o qual já constituiu na Presidência da República um grupo especialmente dedicado a esse objectivo. Isso em coordenação com o presidente do Parlamento Nacional, Fernando “Lasama” de Araújo, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

A ideia é que os três preparem ao mais alto nível todas as medidas de reforma, antes de as submeterem à consideração dos deputados, de modo a obterem “a maior eficácia possível do processo”, disseram ainda ao PÚBLICO no Palácio das Cinzas.

As Nações Unidas deverão permanecer em Timor-Leste até 2012, de modo a dar tempo a que se construam corporações sólidas e se afaste de vez o espectro de um Estado falhado, que alguns chegaram a pensar nos últimos 18 meses que estava a pairar sobre o país.

A procura dos corpos policiais portugueses para ajudarem a formar a polícia timorense deve-se, em grande parte, à opinião francamente positiva que dos mesmos tem a opinião pública local.

3 comentários:

Anónimo disse...

Qual e'a relacao entre o Presidente e a Policia? Faz parte das suas competencias?

Anónimo disse...

todo e nada.....comprende?

Anónimo disse...

O RH é uma fraude, sempre foi uma fraude. Tudo o que conseguiu foi obra dos medias, da maçonaria e de alguns lóbis que tenho algum pudor em nomeá-los.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.