quinta-feira, julho 05, 2007

Fretilin lidera mas em Díli perde terreno para o CNRT

Jornal de Notícias – Quarta-feira, 4 de Julho de 2007

A Fretilin mantém vantagem (29,1%) sobre o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (22,5%) quando estão contados 60% dos votos e o apuramento terminou em oito dos 13 distritos, anunciou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A última actualização da CNE confirma a vantagem a nível nacional do partido do Governo sobre o partido do ex-presidente da República, Xanana Gusmão, embora a tendência seja contrária em Díli, o distrito com mais eleitores, onde, com cerca de umterço dos votos contados, o CNRT lidera com 46,6% dos votos válidos, seguido da Fretilin, com 20,7%, e da coligação Associação Social Democrática Timorense/Partido Social Democrata, de Mário Viegas Carrascalão, com 14,5%. A contagem de Díli, que prossegue com lentidão, conforme notou a CNE, só deverá estar terminada amanhã.

Terminou, entretanto, o apuramento provisório nos distritos de Aileu, Ainaro, Bobonaro, Lautém, Manatuto, Manufahi, Oecussi e Viqueque.

Por outro lado, a missão de observação do Centro Carter condenou as "várias instâncias de violência e retórica política incendiária" durante a campanha eleitoral, mas também assinalou a "excelente execução" de eleições "pacíficas e ordeiras". O Carter Center considera que a "retórica incendiária intimidou candidatos e cidadãos que, por receio, não se envolveram num debate mais vigoroso".

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.