quinta-feira, julho 05, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Wednesday, 04 July 2007 - UNMIT – MEDIA MONITORING...":

"The ISF Commander, Brigadier Mal Rerden, acknowledged that the operation to capture former military Police Commander, Major Alfredo Reinado Alves and his men was complicated. He said that the difficult terrain made it difficult to use modern military equipment."

Habituado às guerras épicas que revelaram grandes generais, como Júlio César, Alexandre Magno, Rommel, Montgomery ou MacArthur, nunca imaginei ouvir um brigadeiro confessar tamanho atestado de auto-incompetência para justificar o fiasco monumental de Same. Ainda por cima a desculpa de que o terreno não permitia o uso de material "moderno" é confrangedora.

Então o exército de um dos países mais avançados do mundo (ou será que é só fachada?) é enviado para um país vizinho, que ainda por cima dista apenas 450km, sem conhecer sequer o "terreno"? O que é que eles conheciam então? os bares de Dili? E que tal substituírem o equipamento "moderno" por arcos e flechas ou canivetes suíços?

E ainda querem eles dar ensinamentos aos timorenses, em matéria militar...

NOTA DE RODAPÉ:

Principalmente quando Ramos-Horta acabou de dar uma entrevista a dizer que Reinado é um idiota, que se encontra em Díli e que espera que não vá a festas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa nota de rodapé. Será que nem os bares de Dili eles conhecem?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.