domingo, maio 13, 2007

Timor-Leste/Eleições: Existem agora condições para estabilidade no país - PS

Lisboa, 11 Mai (Lusa) - O porta-voz do PS, Vitalino Canas, considerou hoje que as presidenciais em Timor-Leste, ganhas por José Ramos-Horta, trouxeram uma "clarificação" e "existem agora condições para que o país possa adquirir a estabilidade política e governativa".

José Ramos-Horta venceu as eleições presidenciais timorenses com cerca de 70 por cento dos votos, sucedendo a Xanana Gusmão, após derrotar à segunda volta o candidato da Fretilin, Francisco Guterres "Lu-Olo", que obteve 30,97 por cento.

"Existem agora condições, com esta clarificação e também com as eleições legislativas, para que Timor-Leste possa adquirir a estabilidade política e governativa", declarou Vitalino Canas à agência Lusa.

O porta-voz do PS considerou "muito importante a forma como decorreu a segunda volta, com toda a tranquilidade", salientando que o candidato derrotado "reconheceu a qualidade do candidato vencedor e aceitou como legítima a escolha do povo".

Sobre José Ramos-Horta, que toma posse como presidente no dia 20 de Maio, Vitalino Canas disse tratar-se de "um homem reconhecidamente muito experiente, que já exerceu várias funções de relevo".

"Pode exercer a função presidencial como prevê a Constituição do país, como um factor de equilíbrio, de moderação e de estabilidade", acrescentou.

O porta-voz socialista sublinhou que "o PS não quer intrometer- se" nas questões internas de Timor-Leste, repetindo apenas que o partido "confia que a escolha do povo timorense possa trazer estabilidade".

IEL-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.