quinta-feira, maio 17, 2007

"Lassama" exclui aliança com a FRETILIN



Díli, 17 Mai (Lusa) - O presidente do Partido Demorático (PD), Fernando "Lassama" de Araújo, disse hoje manter "a porta aberta" a alianças parlamentares com o Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e outros partidos mas exclui um acordo com a FRETILIN.

"A FRETILIN tem os seus problemas", comentou à Lusa o terceiro candidato mais votado na primeira volta das presidenciais de 09 de Abril.

"Penso que o corredor do Parlamento vai ser mais vivo" na próxima legislatura, acrescentou Fernando "Lassama" de Araújo, questionado sobre o que espera das legislativas de 30 de Junho.
Pelo contrário, "a porta está aberta a uma aliança com partidos que têm o mesmo ideário e a mesma intenção", afirmou o líder do PD, citando o CNRT e dando como exemplo a exigência de uma maioria de dois terços para aprovação do Orçamento Geral do Estado.

O PD assinou em Fevereiro um acordo com a Associação Social Democrata Timorense (ASDT) e o Partido Social Democrata (PSD) para depois das legislativas de 30 de Junho.

Segundo este acordo, os partidos vão fazer a sua própria campanha eleitoral mas vão formar Governo se os votos reunidos das três formações permitirem uma maioria no Parlamento.

ASDT e PSD concorrem às legislativas em coligação e apresentaram a semana passada uma lista conjunta na Comissão Nacional de Eleições.

Fernando "Lassama" de Araújo obteve 77.459 votos, ou 19,18 por cento, nas eleições de 09 de Abril, apenas menos dois por cento do que José Ramos Horta, que passou à segunda volta e ganhou as eleições de 09 de Maio.

"Depois das eleições, juntamos as cadeiras no Parlamento", explicou o líder do PD.
"Fizemos as contas e, com o resultado das presidenciais, teríamos 14 cadeiras no Parlamento", afirmou Fernando "Lassama" de Araújo, sublinhando que "os votos do PD não são apenas 77.000 votos".

"Tenho a certeza que os votos (do PD) vão aumentar na parte Leste do país, em Baucau, Lospalos e Viqueque, e também em Díli", acrescentou o presidente do Partido Democrático.

A soma dos votos obtidos na primeira volta pelos candidatos presidenciais do PD, ASDT e PSD equivale a 42,43 por cento.

"Acredito que a nossa aliança parlamentar vai ter mais que 50 por cento" nas legislativas.
"Os políticos timorenses têm consciência de que o povo já ofereceu uma política equilibrada para este próximo Parlamento e para o Governo também", analisou o líder do PD.

Sobre "a camada ou geração de 1975" que tem dirigido o país até agora, Fernando "Lassama" de Araújo comentou que "o povo já lhes concedeu a oportunidade de servir e a nação está como está. Todo o povo sabe disto e todo o mundo vê".

"A geração pós-75 tem as suas próprias ideias para resolver esta crise", acrescentou o presidente do PD, que nos anos 80 e 90 dirigiu a RENETIL, a estrutura juvenil da resistência timorense, até ser preso pela Indonésia.

Fernando "Lassama" de Araújo criticou a última alteração legislativa aprovada pela FRETILIN no Parlamento, dia 16, que estipula a contagem dos votos nas sedes de distrito e acaba com a contagem a nível local.

"O PD votou contra esta alteração. Respeitamos a vontade do povo e a contagem deve ser feita onde o povo vota, em cada estação e não no distrito", explicou.

"Assim é mais fácil manipular" os resultados, disse. "Todos sabem que os outros partidos políticos não têm facilidade de carro ou motorizada para acompanhar" as urnas de votos entre as aldeias e a sede de distrito, acrescentou.

"Se vai apenas o STAE (Secretariado Técnico de Administração Eleitoral) com um carro ou carrinha com os votos, serão os oficiais a ir aí. Quem é que vai controlar o transporte durante o longo caminho longo?", questionou.

"A FRETILIN não é consistente. Se eles é que decidiram que os partidos políticos se envolvem directamente nas eleições das aldeias, como pode agora duvidar neste processo da eleição geral?

A FRETILIN perdeu a razão", acusa Fernando "Lassama" de Araújo.

PRM-Lusa/Fim

6 comentários:

Anónimo disse...

"A alteração foi aprovada por unanimidade."
.....com 7 deputados com assento parlamentar, porque é que o PD não assume responsabilidades?

Anónimo disse...

Lasama "exclui" uma hipótese que ninguém lhe propôs, nem proporá: coligação com a Fretilin.

É uma táctica já bem conhecida de quem se quer pôr em bicos dos pés, aparentando superioridade e desprezo em relação a uma inexistente proposta de aliança da Fretilin, fazendo crer que esta se encontra desesperadamente suplicando "alianças" com tudo e todos.

Mas o momento mais caricato das declarações de Lasama foi quando este afirmou, sobre a "geração de 1975":

"o povo já lhes concedeu a oportunidade de servir e a nação está como está. Todo o povo sabe disto e todo o mundo vê."

E acrescenta que:

"A geração pós-75 tem as suas próprias ideias para resolver esta crise".

Ora sabendo que "O PD assinou em Fevereiro um acordo com a Associação Social Democrata Timorense (ASDT) e o Partido Social Democrata (PSD) para depois das legislativas de 30 de Junho", quer dizer que para Lasama os líderes da ASDT e do PSD (Xavier do Amaral e Mário Carrascalão) devem pertencer à tal "geração pós-75"...

Mais uma contribuição para o anedotário nacional?

Anónimo disse...

LASSAMJA PARTIDO DOSINTEGRESSIONISTAS.NAO O PARTIDO DA NOVA GERACAO E INTELECVTUAIS COMO DIZIAM.

Anónimo disse...

A Fretilin nem tao pouco em sonhar
em formar alianca com PARTIDO DEMOCRATICO com um partido formado com elementos iesperientes e com certos ex-funcionarios indonesios.

Anónimo disse...

O PD eh o partido de jovens como o Sr. Lucas da Costa, o "Nazi Preto". No partido deste Nazi, todos querem ser ministros para poderem roubar o povo a vontade. Fernando Lassama de anjo so tem a aparencia. Mariano Sabino quer aparentar que sabe o que na verdade nao sabe. Rui Meneses, o economista que pretende arruinar a economia de Timor-Leste. Paulo Assis eh o homem que mesmo com os olhos abertos sonha com projectos que lhe deem muito dinheiro. Buras, o palerma que quer regressar aas trevas. O Juliao. o heroi que apareceu quando o sol ja ia muito alto. O Tuloda, o Etioko, os que dormem a sombra de um Xanana que ja nao faz sombra a ninguem. Assim vai o PD.
FDD

Anónimo disse...

O PD eh o partido de jovens como o Sr. Lucas da Costa, o "Nazi Preto". No partido deste Nazi, todos querem ser ministros para poderem roubar o povo a vontade. Fernando Lassama de anjo so tem a aparencia. Mariano Sabino quer aparentar que sabe o que na verdade nao sabe. Rui Meneses, o economista que pretende arruinar a economia de Timor-Leste. Paulo Assis eh o homem que mesmo com os olhos abertos sonha com projectos que lhe deem muito dinheiro. Buras, o palerma que quer regressar aas trevas. O Juliao. o heroi que apareceu quando o sol ja ia muito alto. O Tuloda, o Etioko, os que dormem a sombra de um Xanana que ja nao faz sombra a ninguem. Assim vai o PD.
FDD

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.