quinta-feira, maio 17, 2007

Konis Santana não ouviu Xanana Gusmão...

Os conselhos de Xanana Gusmão não foram seguidos. A FRETILIN não desistiu.

Timor-Leste foi independente. E com a ajuda de Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Desejo agradecer a publicacao destas cartas e sugerir que, em atencao aos leitores do exterior, divulguem um texto situando-as no seu contexto historico. Os timorenses certamente sabem dar-lhes o devido valor, pois estiveram perto dos acontecimentos que as envolveram. O mesmo nao acontece com pessoas geograficamente distantes, para as quais ficam faltando elementos de analise.

E' muito importante que os patriotas timorenses comecem a trazer a publico informacao documentada sobre fatos verificados durante a luta pela restauracao da independencia nacional. Deste modo, nao se podera negar a verdadeira dimensao do papel desempenhado pela FRETILIN no passado e sera melhor compreendida a coerencia da sua atuacao neste momento.

O conhecimento da teia de ambicoes representadas por figuras como Xanana Gusmao, Jose Ramos-Horta e os dois bispos catolicos ajudara a perceber as causas reais da sangrenta tentativa de golpe de estado em 2006. Na media internacional surgem indicios de que a atual onda de violencia contra militantes e simpatizantes da FRETILIN e'um prolongamento deste plano de assalto ao poder.Informacoes sobre estes personagens e suas ligacoes internas e externas servira de alerta para evitar mais uma tragedia sobre Timor-Leste. A opiniao publica nao tem fronteiras e por diversas vezes ja se mostrou efetiva na luta solidaria contra ditaduras e opressores.

Joao Jose' Rodrigues

Anónimo disse...

O que é que a Fretilin ganha com isso. Será o desespero que está a fazer isso. Uma carta escrita dentro de uma prisão??? Caros amigos da Fretilin não joguem baixo.

Sítio do sol nascente disse...

Esta é uma carta escrita dentro da prisão, por alguém que já na altura mostrava o que é.
Não estou aqui pra defender ninguém, mas pensem bem... Não é um acto de desespero de ninguém mas sim um mostrar ao mundo a verdadeira personalidade de alguém, que em vários momentos demonstrou ser amigo dos Indonésios e que tem ganho louros por algo no qual não participou verdadeiramente - a Liberdade/Indepência de Timor. Pelo contrário, não é?!
Já o ditado diz " a mentira tem pernas curtas". Acredito que ainda há muito a descobrir a escrever sobre a verdadeira história de Timor, sobre as suas figuras de maior relêvo e que as verdades, tarde ou cedo se hão-de descobrir.
Laumalai

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.