domingo, março 04, 2007

Governo de Lisboa garante que portugueses estão em segurança

Lisboa, 02 Mar (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades português, António Braga, garantiu hoje à Agência Lusa que os portugueses residentes em Timor-Leste estão em segurança, não sendo necessário para já activar qualquer plano de evacuação.

"A presença das Nações Unidas garante toda a segurança aos portugueses" que vivem em Timor-Leste, disse António Braga, salientando que Portugal "está permanentemente a acompanhar a situação" através da embaixada e dos diplomatas portugueses no país.

O responsável pela pasta da Emigração salientou que "para já não há razão" para planos de retirada de portugueses.

No entanto, o secretário de Estado adiantou que Portugal tem "permanentemente um plano de emergência" preparado para actuar em situações que o justifiquem.

A Austrália actualizou hoje os seus alertas de viagem para Timor-Leste, que estão no nível máximo de risco, e cidadãos australianos em Díli receberam a indicação de "fazer uma mala" para uma eventual retirada do país.

Analistas australianos e das Nações Unidas receiam acções de violência, ou mesmo uma possibilidade de guerra civil, no caso de soldados australianos ferirem ou matarem o militar rebelde Alfredo Reinado.

Reinado e cerca de 150 dos seus seguidores, "fortemente armados, estão actualmente cercados por tropas australianas na cidade de Same, a sul de Díli.

O major rebelde advertiu hoje que "milhares de pessoas" se "levantarão violentamente" no caso de lhe acontecer qualquer coisa.

"As pessoas vão começar a matar-se umas às outras se alguma coisa me acontecer. Haverá guerra civil", ameaçou Reinado, antigo comandante da Polícia Militar de Timor-Leste.

CMP/LAS-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.