sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Notícias - Traduzidas pela Margarida

*Lu-Olo discorda do acordo entre o Procurador-Geral e o major Alfredo
*Radio Televisão Timor-Leste (RTT), Fevereiro 1, 2007, (Traduzido do Tétun)


Falando numa conferência de imprensa, o Presidente do Parlamento, Francisco Guterres (Lu-Olo) disse em nome do Parlamento que discorda com o acordo entre o Procurador-Geral, Longinhos Monteiro e o ex-comandante da Polícia Militar, major Alfredo Reinaldo Alves que as audições em tribunal do major Alfredo se realizem no tribunal do distrito de Ermera.

De acordo com Lu-Olo o acordo levantará (queixas de) discriminação devido a ser contra a lei e a constituição.

Lu-Olo acrescentou que só reconhece as F-FDTL que têm base em Baucau, Metinaro, Tasitolu e não reconhece a versão das F-FDTL de Alfredo com base em Ermera.

*President Xanana: "Devia apoiar as F-FDTL"
*Diario Nacional (DN), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)


As Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) comemoraram ontem o seu 6º aniversário ba base do primeiro Batalhão em Baucau. Na comemoração do dia das F-FDTL esteve presente o comandante supremo, Xanana Gusmão.

Num discurso comemorativo da cerimónia o comandante supremo apelou à unidade dos soldados e para serem mais profissionais porque as forças militares são a defesa do país.

*Xanana é o pai das F-FDTL
*Diario Nacional (DN), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)


O Comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste, Brigadeiro General Taur Matan Ruak disse que o Presidente Xanana Gusmão contribuiu para as Forças de Defesa de Timor-Leste não somente depois do país ter ganho a independência, mas quando estava a lutar no mato para a independência, que Xanana foi o pai e professor a ensinar às pessoas como amar os outros.

O Comandante falou com os jornalistas ontem no quartel das F-FDTL em Baucau. Apesar de não se candidatar nas eleições gerais que se aproximam, os seus apelos construtivos para o país são muito importantes", acrescentou Taur.

*Taur Matan Ruak: "Estamos prontos a seguir o sistema judicial
*Diario Nacional (DN), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)


Num discurso comemorativo na cerimónia do 6º Aniversário das Forças Armadas, o Comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste, Brigadeiro General Taur Matan Ruak disse ontem, em Baucau que desejam colaborar com todas as Comissões de Inquérito que queiram saber a verdade e que as F-FDTL estão prontas para seguir o sistema judicial existente em Timor-Leste.

*É um rumor que o major Alfredo prepare um golpe
*Timor Post (TP), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)


O ex-comandante das FALINTIL, Cornelio da Gama (L-7) disse na Quarta-feira (31/1) de Ermera que havia rumores de que Alfredo estava a preparar-se para fazer um golpe e também emboscadas e tiroteios, mas que tudo eram falsidades. Disse que como veterano estava a encontrar-se directamente com o major Alfredo em Aifu do distrito de Ermera e que testemunhava que Alfredo não tinha planos para esse golpe.


*Burras: Se a Fretilin ganhar as eleições, morrerão pessoas
*Suara Timor Loro Sa'e (STL), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)

O deputado Jose Buras Nominando disse ontem no parlamento que se o partido no poder, a Fretilin continuar a ganhar as eleições gerais que estão para vir que as pessoas se matarão umas às outras porque a Fretilin ditribuirá outra vez as armas a civis. Burras estava a comentar a declaração do Secretário-geral da Fretilin Mari Alkatiri que o seu partido ganhará outra vez as eleições.


*Veteranos concordam com ajuntamento do MUNJ
*Suara Timor Loro Sa'e (STL), Fevereiro 2, 2007, (Traduzido do Tétun)


O veterano Timorense, Cornelio Gama (L-7) e outros veteranos de
Lautem, Viqueque, Baucau e Manatuto disseram que concordam com o ajuntamento realizado pelo Movimento Nacional para a Justiça e Paz (MUNJ) na capital, Dili, disse L-7 aos jornalistas na Quarta-feira (31/1) depois de se encontrar com o major Alfredo em Aifu np distrito de Ermera. Disse que o objectivo do encontro era procurar solução para a corrente crise política.


*NZ ajuda com ajuda alimentar de emergência em Timor-Leste
*Scoop Independent News, Fevereiro 1, 2007


A Nova Zelândia está a dar ao Programa Mundial de Alimentação $500,000 para ajuda alimentar de emergência para Timor-Leste, anunciou hoje o Ministro dos Estrangeiros Winston Peters.

"A Nova Zelândia deve fazer o que puder para ajudar a prevenir que ocorra uma desastre humanitário sério," disse o Sr Peters.

"Timor Leste já tem uma das mais altas taxas de má nutrição do mundo, com mais de metade da população a sofrer de má nutrição crónica ou aguda.

"Está a sofrer uma seca severa a que se junta o problema de alimentar vários milhares de famílias que foram deslocadas pela violência do ano passado e que agora lutam para sobreviver.

"A assistência da Nova Zelândia será dirigida para as famílias rurais que estão a abrigar deslocados do conflito em Dili, e vai-se também focar na alimentação das crianças que frequentam a escola."

A contribuição para o Programa Mundial de Alimentação soma-se à ajuda annual e ao trabalho de desenvolvimento da Nova Zelândia em Timor-Leste, no valor de $4.1 milhões.
FIM

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.