sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Aviso à navegação...

Foi descoberto pelo Parlamento Nacional, que o assessor jurídico do Presidente, Luís Branco Morais, inserido no programa do PNUD de apoio ao Parlamento, nem sequer tinha o curso de Direito, sendo as suas habilitações literárias, experiência profissional e académicas, falsas.

Na sua candidatura ao lugar, apresentou documentos e assinaturas falsificadas, onde indicava uma vasta experiência na Assembleia da República portuguesa, incluindo uma carta de recomendação do antigo Presidente, Mota Amaral, factos estes que o PNUD nunca confirmou.

O Parlamento Nacional foi confirmar o CV desse assessor e descobriu que inclusivamente já tinha sido condenado por falsificação e burla, tendo transmitido ao PNUD esta situação que rescindiu o contrato com o seu funcionário. Esta segunda-feira, este senhor regressou a Portugal, com a viagem paga pelo PNUD.

Ainda hoje, esse senhor, Luís Branco Morais, que já se encontra em Portugal (e que diz que regressou mais cedo por o seu pai estar muito doente!), contactou várias pessoas por email relativamente à visita do Presidente Lu'Olo a Lisboa, Bruxelas e Havana, apresentando-se ainda como assessor do Parlamento Nacional.

O facto do PNUD não ter accionado um alerta sobre este caso, e de não ter avisado todas as pessoas com que esse senhor se relacionava profissionalmente, faz com que este senhor continue a poder fazer-se passar por quem não é e possa provocar vários danos de natureza sensível.

Estranhamos o facto dos responsáveis do PNUD, que fizeram a selecção e a entrevista, não terem dado conta da falta de conhecimentos técnicos deste burlão, e de não terem confirmado os dados que lhes foram apresentados, tratando-se de um lugar tão sensível, como é o de assessor jurídico do Presidente do Parlamento Nacional.

Mas em Timor-Leste tudo é possível. E mais uma vez, também nas Nações Unidas, a culpa morre solteira...

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Surpreendido? Nao! Ha la tantos!
Os burloes da CIA e ASIO que estao a trabalhar(?) nas ONG e para nao falar dos que estao a frente do Governo! E o PGR como e que este ignorante conseguiu o lugar? Diploma da Indonesia? Faz-me rir!!!!!!!
Ze Cinico

Anónimo disse...

De facto esta nao eh novidade nenhuma.Ja assisti piores do que isso!! Em 2005 um HISTORIADOR assumiu a funcao de assessor juridico na Presidencia da Republica. Se calhar por ser portugues e fala bem a lingua. Coitadinho dos timorenses, nao sabem argumentar/tornar claro as suas ideias em porotugues! Mas esta eh apenas uma (situacao) que vem a tona, por acaso! Ha muito mais!!! Em fim, temos que manter os nossos lacos hitoricos se nao quisermos absorvidos culturalmente pelos vizinhos mas este tipo de cultura temos la muito na Indonesia. O custo de transporte ficaria muito mais barato se importassemos este tipo de cultura da Indonesia.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.