47 detidos em incursão para apanhar armas em Timor-Leste
ABC News Online
Quinta-feira, Fevereiro 1, 2007. 5:14pm (AEDT)
Por: Anne Barker
Tropas Australianas e policies da ONU em Timor-Leste prenderam 47 pessoas e confiscaram dúzias de armas perigosas.
As autoridades desceram à rua ontem à noite, detendo 47 pessoas por comportamento desordenado, posse ilegal de armas e suspeição de outros crimes incluindo homicídios.
Entre os detidos estavam membros dos grupos de artes marciais e gangs de rua que têm aterrorizado a capital Dili já há meses.
Um líder de gang está também sob custódia.
Os policies e soldados apanharam também muitas armas, incluindo explosivos feitos em casa, armas de fogo, flechas, paus e espadas.
As detenções são o resultado de duas semanas de investigação.
Não se sabe se foram feitas acusações.
***
NZ promete ajuda alimentar para Timor
NZPA Quinta-feira, 1 Fevereiro 2007
Nova Zelância dá $500,000 para ajuda alimentar de emergência em Timor-Leste.
O Ministro dos Estrangeiros Winston Peters disse que o dinheiro vai ser dado ao Programa Mundial de Alimentação para ajudar a prevenir "um sério desastre humanitário ".
"Timor Leste já tem uma das mais altas taxas de má nutrição no mundo, com mais de metade da população a sofrer de má nutrição, crónica ou aguda."
Uma seca severa combinou-se com o problema de alimentar milhares de famílias deslocadas pela violência do ano passado.
O dinheiro soma-se à ajuda anual da Nova Zelândia de $4.1 milhões para Timor-Leste.
***
ONU urge os Timorenses a considerarem as recomendações da Equipa Independente de Certificação Eleitoral
1 Fevereiro 2007, Dili — O Vice-Representante Especial do Secretário-Geral, responsável do Apoio à Governação da Missão Integrada da ONU em Timor-Leste apelou hoje às instituições do Estado Timorense para seguir as recomendações feitas pela Equipa Independente de Certificação Eleitoral (ECT).
De acordo com o terceiro relatório da Equipa emitido ontem públicamente, o processo eleitoral em Timor-Leste não está a progredir satisfatóriamente. “As conclusões …são de significado substancial, e estão relacionadas com todas menos uma das áreas principais onde a Equipa foi mandatada focar,” diz o relatório. “É por isso imperativo que sejam tomadas medidas correctoras apropriadas, conforme recomendado neste relatório, como assunto da mais alta prioridade.”
“Assim, a ONU deseja encorajar o governo e outras partes do Estado a pretarem muita atenção às recomendações e a terem em grande consideração a implementação das recomendações da Equipa,” disse Reske-Nielsen numa conferência de imprensa hoje. “A UNMIT e outros membros da família da ONU estão prontos para continuar a dar o conselho técnico necessário para assistir o governo na implementação das recomendações.”
A Equipa de Certificação Eleitoral Independente é constituída por três peritos eleitorais de alto-nível e foi nomeada pelo Secretário-Geral em Outubro de 2006. A Equipa é independente da UNMIT e está mandatada para observar cada fase do processo eleitoral e para verificar a condução satisfatória de cada uma dessas fases com base em pontos desenvolvidos pela Equipa em consulta com o Secretariado da ONU e as autoridades eleitorais Timorenses.
A Equipa ECT no seu terceiro relatório recomenda que um número de emendas ou clarificações sejam adoptadas na lei na variada legislação relacionada com as eleições para assegurar que a legislação Timorense responda a esses pontos.
A Equipa regressará para a sua quarta visita nas duas próximas semanas para continuar o seu trabalho .
----
Nota: Uma das recomendações do Relatório é a criação da CNE:
“A Equipa deseja enfatizar que quanto mais se demorar a criar a CNE, maior será a probalilidade de (haver) efeitos adversos no processo eleitoral. … … O tamanho da demora na criação da CNE pode diminuir a eficácia do trabalho da CNE, e será tomado em consideração pela Equipa quando fizer uma avaliação final se o ponto 2.1 … foi respondido.”
... que já tomou posse dia 15 de Janeiro!
Então? Isto não é para ser levado a sério?
***
UNMIT – Monitorização dos Media - Quinta-feira, 01 Fevereiro 2007
A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste não garante a exactidão destes relatos
Relatos dos Media Nacionais
Provável ser em Gleno a audição judicial de Alfredo
O major Alfredo alcançou um acordo com o Procurador-Geral Longuinhos Monteiro para ir a tribunal em relação com o incidente de 28 de Abril, 2006. Seguirá o processo judicial e declarou que seguirá a audição judicial em Gleno. (DN)
O Governo recebe casas temporárias
O governo Norueguês através do Conselho Norueguês para os Refugiados e da UNICEF entregou oficialmente cerca de 100 casas temporárias na área de Tasi Tolu ao governo de Timor-Leste na Quarta-feira. São casas completas com água e sanitários, relatou na Quinta-feira o Diario Nacional. O mesmo tipo de casas serão construídas em Hera, Tibar e Becora para os deslocados. (DN)
Ximenes: O Presidente deve juntar antigos guerrilheiros
David Ximenes, o Secretário de Estado para os Assuntos dos Veteranos e Antigos Combatentes sublinhou que o Presidente Xanana Gusmão deve juntar todos os antigos combatentes incluindo os jovens que participaram na resistência para pararem a violência. Ximenes disse que muitos dos combatentes estão agora espalhados pelos vários partidos políticos para darem dinamismo à democracia mas que quando a violência ocorre os combatentes têm o dever de a parar. Cornelio Gama, alias L4, antigo combatente e Presidente do partido político UNDERTIM, disse que trabalhará com o governo para encontrar uma solução para a situação corrente (DN)
UNPOL e forças detém membro de um grupo
A UNPOL e as forças Internacionais lançaram uma operação em Dili na Quarta-feira que resultou na detenção de 56 elementos em conexão com os grupos de artes marciais que têm criado distúrbios em Dili. A operação com muitos membros da UNPOL, tropas Australianas, helicópteros black hawk e a GNR concentrou-se na área de Bairo Pite e Ailoklaran. Entre os detidos estavam alguns líderes do PHST e 7-7.
De acordo com o Comandante do Distrito de Dili da UNPOL, António da Silva, a operação visou trazer paz e tranquilidade à população. (DN, STL)
RTTL Títulos das Notícias
Tribunal do Distrito de Dili requer que Railos seja convocado
Numa carta à Administração Pública, o Tribunal do Distrito de Dili requereu que Railos compareça no Tribunal com base nas declarações do Administrador do Distrito de Liquiça que Railos o tinha intimidado e ameaçado, à sua família e a alguns membros da comunidade no Distrito de Liquiça.
SRSG encontra-se com grupos da sociedade civil
O SRSG, Atul Khare encontrou-se com membros da sociedade civil na Quarta-feira, encontro organizado pela ONG nacional Forum, FONGTIL. De acordo com a TVTL, o propósito do encontro foi recolher ideias do grupo para melhor reforçar o trabalho da UNMIT.
Barris acusa a ONU pelo incidente
O Ministro do Interior Alcino Barris testemunhou no tribunal no julgamento de Lobato que o antigo Ministro do Interior não foi responsável pelos incidentes de tiros em 25 de Maio em frente do Ministério da Justiça. Barris disse que a ONU tomou a decisão de desarmar a PNTL por isso a ONU deve ser responsabilizada. Em relação aos incidentes em Tibar, o Ministro afirmou que não sabia deles e sublinhou que a PNTL ficou mais fraca depois da deserção de muitos oficiais.
Paragem da Assistência Humanitária
O governo planeia parar a assistência humanitária aos deslocados em Dili e nos distritos a começar no mês de fevereiro. De acordo com o Ministro Arsénio Bano, a assistência será dada somente às pessoas vulneráveis.
TT Novas Tarifas
Timor Telecom (TT) anunciou a introdução de novas tarifas a começar no mês de Fevereiro. Com os novos preços, as chamadas internacionais serão mais baratas. O director da companhia disse que a causa do problema na Terça-feira de manhã foi um ptoblema técnico que já foi rectificado.
.
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Notícias - traduzidas pela Margarida
Por Malai Azul 2 à(s) 08:18
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
3 comentários:
Senhor Malay Azul!
Queria solicitar que publicasse o correio electronico (e-mail address) dos governantes de Timor-Leste (incluindo os palhacos da ONU)para que os visitantes deste Blog (os que quizerem) protestar contra a palhacada encenada pelo Sr. Longuinhos Monteiro e outros que vem ja ha muito sofrendo de encefalite. Acho que as nossas vozes, espalhados pelo mundo fora, tem de chegar aos ouvidos desses provados incompetentes!
Obrigado
Ze Cinico
*Lu-Olo disagrees with agreement between General Prosecutor and Major
Alfredo
*Radio Televisaun Timor Leste (RTT), February 1, 2007, (Translated from
Tetun)
Speaking at a press conference, the President of Parliament, Francisco
Guterres (Lu-Olo) said from parliament house that he disagreed with the
agreement by both General Prosecutor, Longinhos Monteiro and ex Military
Police Commander, Major Alfredo Reinaldo Alves over court hearing for
Major Alfredo that would be held at district court of Ermera. According
to Lu-Olo the agreement would be arousing discrimination due to it is
breaching law and the constitution. Lu-Olo added he only recognized
Timor Leste Defense Force (F-FDTL) based in Baucau, Metinaro, Tasitolu
and he did not recognized F-FDTL Alfredo's version based at Ermera.
*President Xanana: "Should up hold F-FDTL"
*Diario Nacional (DN), February 2, 2007, (Translated from Tetun)
Timor Leste Defense Force (F-FDTL) yesterday commemorated its 6th
anniversary at the first Battalion's base in Baucau. The F-FDTL's
commemoration day was attended by its Supreme Commander, Xanana Gusmao.
In a speech marking the ceremony the Supreme Commander appealed to his
soldiers to unite and to be more professional as military force is the
fence for the country.
*Xanana is F-FDTL's father
*Diario Nacional (DN), February 2, 2007, (Translated from Tetun)
Timor Leste Defense Force Commander, Brigadier General Taur Matan Ruak
said the President, Xanana Gusmao's contribution for Timor Leste Defense
Force not only after the country got its independence, but his
contribution to this army had formed when he was in the jungle fighting
for independence as Xanana was the father, and teacher to teach people
how to love others. The Commander told Journalists yesterday at the head
quarter of F-FDTL in Baucau. Although he would not be nominating in the
upcoming general elections, but his constructive appeals for the country
is most important", Taur added.
*Taur Matan Ruak: "We are ready to follow judicial system
*Diario Nacional (DN), February 2, 2007, (Translated from Tetun)
In a speech marking the ceremony of 6th the Army's anniversary, Timor
Leste Defense Force Commander, Brigadier General Taur Matan Ruak said
yesterday from Baucau that they wished to collaborate with all
Commissions for Inquiry that want to know the truth as F-FDTL were
ready to follow the existing judicial system in Timor Leste.
*Major Alfredo to make coup is rumors
*Timor Post (TP), February 2, 2007, (Translated from Tetum)
Ex Commander of East Timorese Liberation Army (FALINTIL), Cornelio da
Gama (L-7) said Wednesday (31/1) from Ermera that there were rumors
mongering, Alfredo has prepared to make coup, and ambush as well to have
gun battle, these all were falsehood. He said as veteran he was
directly meeting with Major Alfredo at Aifu of Ermera district and he
witnessed that Alfredo had no plans for that coup.
*Burras: If Fretilin wins elections, people will all die
*Suara Timor Loro Sa'e (STL), February 2, 2007, (Translated from Tetun)
MP, Jose Buras Nominando said yesterday from parliament house that if
Fretilin ruling party would keep winning the upcoming general elections
people will kill each other as Fretilin would distribute again weapons
to civilians. Burras was commenting over statement of Fretilin's
Secretary General Mari Alkatiri that his party would again win the
elections.
*Veterans agree with rally by MUNJ
*Suara Timor Loro Sa'e (STL), February 2, 2007, (Translated from Tetun)
The Timorese Veteran, Cornelio Gama (L-7) and other veterans from
Lautem, Viqueque, Baucau and Manatuto said they agree with the rally
held by the National Movement for Justice and Peace (MUNJ) within the
capital of Dili. L-7 told journalists Wednesday (31/1) after meeting
with Major Alfredo at Aifu of Ermera district. He said objective of the
meeting was to seek for solution over the country current political
crises.
*NZ helps with emergency food aid in Timor Leste
*Scoop Independent News, February 1, 2007
New Zealand is giving the World Food Programme $500,000 for emergency
food aid in Timor Leste, Foreign Minister Winston Peters announced
today.
"New Zealand must do what it can to help prevent a serious humanitarian
disaster from occurring," Mr Peters said.
"Timor Leste already has one of the highest rates of malnutrition in the
world, with over half the population suffering either chronic or acute
malnutrition.
"It is suffering a severe drought, which is further compounding the
problem of feeding several thousand families that were displaced by last
year's violence are now struggling to survive.
"New Zealand's assistance will be targeted at rural families who are
sheltering people displaced by the conflict in Dili, and will also focus
on feeding children attending school."
The World Food Programme contribution is in addition to New Zealand's
annual aid and development work in Timor Leste, worth $4.1 million.
ENDS
Baris Acusa ONU pelo incidente:
Dizer que a UN foi responsável pelo que aconteceu em 25 de Maio, nomeadamente pelo desarmamentoda PNTL, é de uma irresponsabilidade pouco digna de um ministro. O Sr Barris aliás poderá esclarecer junto do Afonso, o novo comandante da PNTL, por si recentemente nomeado e com quem o emissário da UN, eu próprio, dialogou. Se o Afonso não faltar à verdade, e lembro que há testemunhas, foi-lhe perguntado se confirmava o pedido de rendição e dito que as condições impostas pelo Brig M Ruak era de sairem desarmados. O Afonso aceitou e até incentivou os mais renitentes a entregarem as armas. A responsabilidade do que aconteceu apenas pode ser atribuido a alguns elementos das F-FDTL como toda a gente sabe muito bem, que abriram fogo indiscriminadamente, quando a coluna passava junto ao M da Justiça. A verdade só não se diz porque não se quer e não é admissível que uma pessoa como o actual ministro do interior, vice -ministro na altura dos incidentes, acuse agora a ONU, pois nesta situação particular não tem razào nenhuma.
Enviar um comentário