segunda-feira, janeiro 15, 2007

KKP vai convidar Habibie e Xanana em Fevereiro

(Tradução da Margarida)
Antara News - Janeiro 13, 2007

Jakarta – A Comissão Indonesia-Timor Leste Verdade e Amizade (KKP) convidará cerca d 70 pessoas e os que se preocupam com a vilação dos direitos humanos no período pós-referendo de 1999 em Timor-Leste, incluindo o antigo Presidente BJ Habibie e o Presidente Xanana Gusmão.

Benyamin Mangkoedilaga, presidente da KKP da Indonésia afirmou isto aqui, na Sexta-feira, à margem do 19º encontro plenário da Comissão.

"Convidaremos as partes ou pessoas que estiveram de certo modo relacionados com as violações de direitos humanos em Timor-Leste, pelas informações e conhecimentos do que aconteceu, no próximo mês. Todos, incluindo os que estiveram envolvidos nos actos no terreno”, disse Benyamin.

De acordo com ele, Habibie foi convidado porque era o presidente Indonésio, nesses dias.

Mencionou ainda outros nomes, incluindo Xanana, Arcebispo Belo e Gen (ret) Wiranto, antigo comandante das Forças Armadas Indonésias (TNI).

A Comissão terá audições com eles visando obter informações e conhecimentos de Fevereiro a Junho de 2007. "As audições terão lugar em encontros abertos ou fechados, dependendo da vontade dos convidados," acrescentou.

Achmad Ali, membro da KKP, disse entretanto que a Comissão tentará ser equitativa nos convites às partes da Indonésia e de Timor-Leste. "É importante evitar dar a impressão que a KKP trata meramente da Indonésia, em vez de procurar a verdade," disse.

Achamd disse que é também importante ajudar as pessoas a compreenderem o contexto de eventos históricos antes ou depois do referendo.

"O Conselho de Segurança da ONU deu uma oportunidade à KKP para fazer recomendações confiáveis e tentaremos que as nossas recomendações sejam aceites pela ONU," disse.

A KKP tem sido assistida por peritos de direitos humanos na Comissão da Verdade e Reconciliação nalguns países.
.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.