quarta-feira, novembro 29, 2006

Notícias - traduzidas pela Margarida

UNMIT – Revista dos Media Diários – Quarta-feira, 29 Novembro 2006

National Media Reports
TP - Timor Post
DN - Diario Nacional
STL - Suara Timor Lorosae
RTTL - Radio e Televisão de Timor-Leste


Xanana: Parem de lutar uns contra os outros; Todos nós precisamos de cultivar a paz

Durante o seu discurso na cerimónia da comemoração do 31º aniversário da independência de Timor-Leste na Terça-feira, o Presidente Xanana Gusmão declarou que Timor-Leste parece ser um país sem lei nem ordem agora, e que isso não deve continuar a acontecer. Apelou às pessoas para pararem de lutar umas contra as outras, e para começarem a cultivar a paz em Timor-Leste. O Presidente Gusmão saudou as declarações feitas pelos grupos de artes marciais, que tentam travar a violência, como um passo positivo para assistir a nação a viver com paz e amor para toda a gente. De acordo com o Presidente, ele pediu ao Governo para acelerar o processo de escrutínio dos oficiais da PNTL, de modo que eles possam retomar o seu trabalho de assistência das forças de polícia internacionais. Em adição, o Presidente disse que o Governo deve considerar envolver as F-FDTL no processo de prevenir as pessoas de lutarem umas contra as outras e de se matarem umas às outras. (DN, STL)

Lu-Olo: Prestar tributo aos guerrilheiros da Resistência é um grande orgulho para Timor-Leste

O Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres “Lu-Olo” declarou que a comemoração da independência de Timor-Leste este ano foi um momento de grande orgulho para todos os Timorenses porque na ocasião o Estado cuidou de oficialmente prestar tributo aos cidadãos que contribuíram para a luta de independência de Timor-Leste. Entretanto, o antigo Presidente da Fretilin, Francisco Xavier do Amaral, um dos líderes proeminentes que foi reconhecido pelo seu contributo para a luta da independência, saudou o tribute ao dizer que apesar de ter sido tardio, era bom que o Estado começasse a pensar em fazê-lo. “O tributo é um compromisso para os que ainda estamos vivos para continuarmos com as aspirações dos que morreram [em completar a independência].” (DN)

Hasegawa torna-se testemunha no caso de Lobato

Paulo Remédios, o advogado de defesa do antigo Ministro do Interior, Rogério Lobato foi citado ter dito que o antigo SRSG Sukehiro Hasegawa foi nomeado fazer parte da lista de 35 testemunhas para declarar no caso de Lobato. A lista inclui ainda o nome do antigo Vice-SRSG Anis Bajwa. A lista foi enviada para o tribunal na semana passada. (Timor Post)

Paulo Martins e Lere ficaram chocados ao verem a fotografia de Alfredo com a Bazooka

Falando aos jornalistas, ambos Paulo e Lere disseram que nem as F-FDTL nem a PNTL têm armas como as bazookas. Lere disse que “Não tenho conhecimento de tal tipo de armas. Se as F-FDTL as tivesse, eu já teria sabido”. De facto, não há tais armas na instituição das F-FDTL. Mas questionado sobre os planos dos comandos das F-FDTL para terem um diálogo com o Major Alfredo, o Coronel Lere disse que estavam a negociar e que não estava certo de quando isso se materializava. Disse que o Major Alfredo não se devia considerar ele próprio como uma pessoa active no serviço militar dado que ele tinha desertado do quartel militar. Disse “se somos militares, devemos comportar-nos como verdadeiros militares, mas agora ele [ Major Alfredo] fugiu do quartel e considera-se ainda como militar no activo”. Ele não é mais um militar no activo, sublinhou o Coronel Lere. O Major Alfredo deve prestar atenção aos regulamentos militares, sublinhou o Coronel Lere.

Em adição, o PM Ramos-Horta disse que nenhum Timorense estava autorizado a deter armas ilegais o que significa que as detidas pelo Major Alfredo e o deu grupo são ilegais.

Por isso PM Horta, em nome do governo, urgiu o Major Alfredo e os membros do seu grupo a entregarem as armas às Forças Internacionais. O PM Horta acrescentou que ‘Alfredo não deve falar nos três R (Resolver o Problema, Reestruturar, e Revolução) mas que devia falar em PJT (Procurador, Justiça e Tribunal) porque não era a altura indicada para ele procurar qualquer humildade para si próprio, mas que devia lidar com o procurador geral. O caso do Major Alfredo era mais complicado do que o caso dos Major Tara e Marco, e os peticionários, disse o PM Ramos-Horta.

Contudo, o Diário Nacional, declara que o PM Ramos-Horta foi citado como tendo dito que as Forças Internacionais não capturarem o Major Alfredo no seminário de dois dias em Suai porque elas quiseram evitar derramamento de sangue em Timor-Leste. O Sr. Horta declarou então que o Major Alfredo era considerado um criminoso pelo segundo governo constitucional e que de facto este governo emitiu uma ordem de prisão para o Major Alfredo, mas que se concluiu que o evento em Suai não era o local certo para o capturarem. Pelo contrário, o Major Alfredo disse que ninguém o conseguia desarmar. Numa entrevista com o STL, o Major Alfredo disse que “não entrego as minhas armas nem a Xanana, Ramos Horta, ou a ninguém Ninguém tem o direito de me desarmar”. (DN, TP, STL)

Comemoração do Dia da Independência, 28 Novembro: os órgãos de soberania do Estado receberam e entregaram medalhas a ex-combatentes

Francisco Xavier do Amaral foi oficialmente considerado como tendo proclamado a Independência de Timor-Leste na cerimónia comemorativa do 31º Dia da Independência. O reconhecimento foi feito directamente pelo Presidente Xanana. O Presidente depois aproveitou a ocasião para apelar a todos os Timorenses para rapidamente porem um fim à violência e promoverem a paz. 265 receptores foram simbolicamente condecorados com a medalha e emblema de órgãos de soberania, e alguns convidados especiais. Depois da cerimónia, duas mulheres, Beloran e Madalena protestaram junto do Comité Organizador por não terem incluído os seus nomes na lista, mas o presidente do Comité Organizador, Virgilio Smith, explicou-lhes que a cerimónia era meramente simbólica e convenceu as duas mulheres a ficarem calmas e a esperarem pelo próximo evento dado que há um similar agendado para Dezembro 2006, Março e Maio de 2007. (STL, TP, DN)

Xanana pede às F-FDTL e PNTL para participarem no fim da violência

O Presidente Xanana Gusmão pediu ao Governo para reactivar a PNTL e pediu a participação das F-FDTL para acabar a violência e assassinatos no país. Acrescentou que a PNTL deve regressar ao terreno de modo a ajudar as Forças Internacionais a pararem com o atirar de pedras e assassinatos. O Presidente apelou também a todos os autores de crimes a pararem a violência e disse que os que escolherem a violência devem ser presos. O Sr. Xanana expressou também o seu desgosto pela crise política e de segurança com que a nação se confronta hoje. Na mesma pcasião o Presidente da República expressou publicamente o seu apoio a todas as declarações do Primeiro-Ministro Dr. Ramos-Horta condenando a atitude criminosa de algumas pessoas e de membros das artes marciais que transformaram em criminoso o ideal nobre das artes marciais e em violência que sacrificou muitas vidas, a maioria das quais pertencentes a jovens e pobres. O Presidente também expressou apreciação aos esforços de todos os grupos de artes marciais que se juntaram na última Sexta-feira para declarer o seu compromisso para acabar a violência no país. (STL, TP and DN)

***

AAP – Quarta-feira Novembro 29, 09:02 PM

Ex-ministro do interior de Timor-Leste enfrenta julgamento

O antigo ministro do interior de Timor-Leste irá a julgamento na Quinta-feira sobre alegações de ter armado um esquadrão de ataque político com armas do Estado quando a pequena nação caiu na violência anteriormente este ano, disseram funcionários do tribunal e advogados.

Rogério Lobato anteriormente afirmou que estava a agir sob ordens do então primeiro-ministro Mari Alkatiri, que resignou em Junho depois de batalhas de rua na capital terem morto 37 e terem enviado mais de 155,000 outras a fugir das suas casas.

Lobato pode enfrentar uma sentença com o máximo de 47 anos de prisão se for condenado por distribuir armas a civis e por traição, disse o procurador-geral Longuinhos Monteiro.

As audições preliminares estão previstas realizarem-se no Tribunal Superior de Timor-Leste, perto do local onde as tropas Australianas têm o seu quartel-general, em vez de no Tribunal do Distrito de Dili por razões de segurança, disse o funcionário do tribunal George Barbosa da Silva.

Vincente "Railos" da Conceição, o auto –proclamado líder do esquadrão de ataque, disse à Associated Press que participaria como testemunha.

Timor-Leste tem sido atormentado pela instabilidade desde que forças de segurança rivais se confrontaram na capital, Dili, em Abril e Maio depois do governo de Alkatiri ter despedido 600 soldados, mais do que um terço das forças armadas.

A calma regressou largamente com a chegada de mais de 2,500 tropas estrangeiras e a instalação de um novo governo, mas tem havido casos isolados de lutas de gangs, pilhagens e ataques incendiários nos meses recentes.

Alkatiri foi questionado várias vezes sobre as alegações do esquadrão de ataque – acusações que nega veementemente.

Não é claro se ele concorre às eleições gerais agendadas para 7 de Maio.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Não é claro se ele concorre às eleições gerais agendadas para 7 de Maio" desinforma a Associated Press. Agora é a Associated Press quem marca a data das eleições em Timor-Leste? A mesma Associated Press aliás que desinforma que o Railos é testemunha contra Lobato, "esquecendo-se" que Railos anda fugido à justiça. E a mesmíssima Associated Press que se esquece de informar que para o ano há eleições para o Parlamento - a que concorrem listas apresentadas por PARTIDOS POLÍTICOS - e para a Presidência da República a que concorrem cidadãos e a que sempre o Mari Alkatiri disse que NÃO concorreria.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.