sábado, novembro 11, 2006

Eleições em 2007 - Timor: Alkatiri admite candidatar-se às legislativas

Correio da Manhã - 2006-11-09 - 15:27:00


O ex-primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, admitiu candidatar-se às eleições legislativas do próximo ano, sublinhando, todavia, que a última palavra caberá à FRETILIN, partido que lidera.

"Nunca me candidatei a primeiro-ministro", afirmou Alkatiri pouco depois de chegar a Lisboa para realizar exames médicos, adiantando que foi nomeado para a chefia do governo pela FRETILIN depois deste partido ter sido o mais votado nas eleições de 2001.

O Secretário-geral da FRETILIN demitiu-se a 16 de Junho deste ano, na sequência da crise político-militar que afectou o país. Alkatiri defende ter sido o resultado de "um golpe de Estado que não foi concluído" e que "a FRETILIN evitou uma guerra civil", ao aceitar que abandonasse a chefia do governo.

Relativamente ao facto de ter sido constituído arguido num processo sob alegado envolvimento na distribuição de armas a civis, Alkatiri afirmou-se totalmente disponível para colaborar com a Justiça escusando-se, contudo, a tecer mais comentários sobre o assunto.

Num relatório divulgado a 17 de Outubro, uma comissão de investigação da ONU indicou não ter encontrado provas sobre o alegado envolvimento do ex-governante, muito embora tenha recomendado uma investigação adicional para determinar se este deve ser responsabilizado criminalmente sobre a questão.

VICE-MINISTRA DA JUSTIÇA PEDIU A DEMISSÃO

Isabel Ferreira, vice-ministra da Justiça de Timor-Leste, pediu a demissão do cargo, depois de ter sido empossada há cerca de três meses.

Segundo a edição de hoje do 'Timor Post', que se publica em Díli, a demissão de Isabel Ferreira foi requerida pelo Presidente da República, Xanana Gusmão, ao primeiro-ministro. A razão invocada pelo chefe de Estado foi, adianta o diário, a incompatibilidade da continuidade de Isabel Ferreira no governo e na Comissão Verdade e Amizade (CVA), órgão criado conjuntamente por Timor-Leste e pela Indonésia em 2005, para apurar a verdade material dos crimes ocorridos em 1999, na sequência da saída indonésia.

O jornal escreve ainda que, Isabel Ferreira disse ter aceite o convite para integrar o II Governo Constitucional na condição de continuar a trabalhar na CVA, o que teria sido aceite na altura pelo Presidente e pelo primeiro-ministro.

.

3 comentários:

Anónimo disse...

"a demissão de Isabel Ferreira foi requerida pelo Presidente da República, Xanana Gusmão"

A ser verdade o que Isabel Ferreira diz, Xanana Gusmão virou o bico ao prego. Porque será?

Anónimo disse...

Demissao ou espulso pelo PR ?

Anónimo disse...

Ha, ha, ha, de facro Isabel e'um prego no sapato do Xanana.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.