sábado, novembro 11, 2006

“Crise de liderança”

Rádio Renascença - 09-11-2006, 19:26

O ex-Primeiro-ministro timorense reiterou hoje que há uma “crise profunda na liderança” actual do seu país, em resultado do golpe político-militar de Maio último.

Mari Alkatiri, que chegou hoje a Lisboa para tratamentos médicos, admite que existe uma “quebra na autoridade do Estado” e fala em “hipoteca de parte da soberania” do país.

O actual Primeiro-ministro de Timor-Leste, José Ramos-Horta, no discurso de balanço dos seus primeiros 100 dias de governação, considerou que o país não caiu numa guerra civil graças à FRETILIN.

Alkatiri não tem dúvidas disso e afirma mesmo que a FRETILIN “salvou o país” de cair numa situação mais grave.

Sobre o relatório da Comissão Independente que investigou a recente onda de violência no país, o antigo chefe do Governo lamenta que se esteja a politizar a própria Justiça.

.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.