domingo, agosto 13, 2006

As provas da democracia

Da Margarida:

Só lhes posso recomendar a leitura do Tribunal de Recursos e deixo-lhes para reflectirem estas palavras do antigo Presidente da República de Portugal:

“As provas da democracia são menos heróicas do que as lutas do passado, mas são as mais importantes no presente. O critério essencial da avaliação dos responsáveis timorenses passou a ser a sua capacidade para consolidar o regime constitucional da democracia timorense. (…)”

Expresso. 24.06.2006, Jorge Sampaio

.

19 comentários:

Bere-Key disse...

Fico feliz pelo facto do Tribunal ter pronunciado, em tempo, de uma forma clara e inequívoca quanto a legitimidade dos órgãos da FRETILIN eleitos, mormente o Presidente e o Secretério-Geral, mas não se pode negar que os delegados estavm sob pressão, não votaram de uma forma livre e consciente...
Que a eleição tenha sido legal, o Tribunal atestou-a, mas não foi nem livre, nem democrática.
A popularidade do Dr. Mari juntos do homem comum timorense ou mesmo juntos dos militantes e simpatizantes da FRETILIN diz tudo...
Basta ouvir os comentários ..."Maun Laden..." "... Islan nee..."

Anónimo disse...

bere-key -- it's bull shi*t. these people say so because they have been misinformed, because they have been the target of a incidious propaganda, starting with the president of the republic himselg. if this is what you think democracy is all about, then say good bye to a free and independent Timor-Leste.

Anónimo disse...

anonymous 8.11
Quem e o homem comum timorense do seu imaginario? Quem sao estes simpatizantes e militantes da FRETILIN do seu circulo de amigos? Sera o nervoso Vicente MauBoci ou o incansavel Jorge Teme? Porque cita "Mau Laden, Islan...etc?
O que penso de si: E uma pessoa que nao ve para alem da raca, religiao e tudo quanto sirva para discriminar seres humanos porque nao tem confianca em si proprio nem nas pessoas que estao a sua volta.
Timor-Leste nao precisa de pessoas com o seu perfil. Precisamos de quem nos ajude a construir um pais onde impere o estado de direito democratico, onde todos sejam tratados em pe de igualdade. Precisamos de quem nos eduque a trabalhar pela justica, paz e desenvolvimento. Precisamos de quem nos ajude a sair da pobreza e engrandeca a alma maubere.
Nao use tanta agressividade na sua linguagem. Julgo que vive na base do odio e isso pode fazer mal a sua saude. Cabe exclusivamente a FRETLIN escolher os seus lideres. O Mari Alkatiri e um dos lideres mais antigos da nossa gloriosa FRETILIN. Foi sempre integro e consistente com objectivos claros. Deu o melhor de si e continuara a dar o melhor de si. Os verdadeiros militantes dao-lhe o valor devido. E o unico sobrevivente do nucleo do grande Nicolau Lobato. Merece nossa consideracao. Duvida da sua popularidade? Espere entao pela campanha eleitoral... Nao faca juizo apressado so porque outros lhe disseram.

Anónimo disse...

Bere-Key, comentarista das 8:11:11 AM,

Apenas vou fazer minhas as palavras de um grande estadista "Todo o racista e' oportunista..."

Anónimo disse...

So por curiosidade vejam so estas declaracoes do Mari Alkatiri e Ana Pessoa relativamente a anteriores acordoes do Tribunal de Recurso.

EXCERTO

"Numa entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro, Mari Alkatiri, desferiu um forte ataque ao Tribunal de Recurso de Timor- Leste, visando em particular o presidente deste órgão.

"Um jurista minimamente formado não faria isto. Não pode simplesmente passar uma esponja por tudo e querer iniciar uma nova era, assim", considerou.

A ministra de Estado na Presidência de Conselho de Ministros timorense acusou o Tribunal de Recurso de incompetência, e de falta de profissionalismo, isenção e imparcialidade.

Ana Pessoa, ex-ministra da Justiça, declarou-se "chocada" com o que diz serem acórdãos "catastróficos", questionando directamente a competência e as capacidades do presidente do Recurso, o luso-timorense Cláudio Ximenes, e do juiz português José Antunes.

Classificando os acórdãos como "um furacão", Ana Pessoa sustenta que as decisões são especialmente graves por irem contra os objectivos do executivo, que queria, com a instalação do Tribunal de Recurso, "imprimir a isenção, a imparcialidade e a independência aos tribunais".

"Lamentavelmente, os únicos dois pronunciamentos do Tribunal dão sinais exactamente contrários. Estamos falhos de isenção, de profissionalismo, de competência e de independência", afirmou em entrevista à Lusa."

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=2592&catogory=Entrevista

SERA QUE O TRIBUNAL DE RECURSO CONTINUA A CARECER DE PROFESSIONALISMO E COMPETENCIA, OU AS FORTES PRESSOES ANTERIORES DO GOVERNO CONSEGUIRAM POR FIM QUE O TRIBUNAL PASSASSE A SER DEPENDENTE DA FRETILIN?

NAO SEI NAO!

Anónimo disse...

Pelo contrário. Mostra bem a coragem e a isenção do Tribunal de recurso em situações com as quais deliberou contra o interesse do Executivo de Mari Alkatiri, como demonstram as declarações.

Anónimo disse...

Sera que o Mari e a Ana mudaram de opiniao e acham que o Tribunal de Recurso e agora altamente competente, profissional e independente?

Tera que ser nao e? Pelo menos relativamente a este acordao.

Conveniente!

Anónimo disse...

Pois e! Eram incompetentes naquela altura e agora ja sao competentes?

Ai Timor!

Anónimo disse...

Quer se concorde ou não, quer "dê jeito ou não", o Tribunal de Recurso é independente do poder político.

O facto de no passado ter sido criticado pelo governo, não lhe retirou isenção.

Este acordão foi uma belissíma prova de que Timor-Leste não é um Estado falhado.

A justiça, com todas os seus problemas e dificuldades de um país jovem, mostrou que funciona.


Parabéns, Senhores Juízes, pela excelente prova democrática que acabam de dar ao resto do mundo.

Viva Timor-Leste.

Anónimo disse...

Anonimo de Domingo, Agosto 13, 2006 5:05:01 PM. Concordo consigo plenamente.
Fehuk Midar

Anónimo disse...

ACHO TODOS OS A FAVOR DO MARI COMO GATAS APRESSADAS.E GATAS APRESSADAS TEM FILHOS......
DEIXEM OS ACONTECIMENTOS ROLAR E 2007 SERA UM ANO DECISIVO PARA TIMOR LESTE.

Anónimo disse...

Para bere-key ou bere-kay...
Quem utiliza esses termos nao eh da Fretilin com certeza! A base fundamental do sucesso da Fretilin e da sua luta pela independencia eh a Unidade Nacional. Militam no seu seio cidadaos de diversas origens, social, etnica, filosofica, religiosa, racica...
A Fretilin nunca dividiu Timor e o seu Povo em Manatuto ate Oecusse e Viqueque ate Lospalos.
Quem utiliza os termos que referiu sao os militantyes frustrados do PSD como a maluca da Lucia e quejandos; a Milena Pires, Zacarias Costa e seus pares; o Joao Goncalves e os seus iguais vigaristas.

Anónimo disse...

A divisão que a FRETILIN faz é diferente. Quem é contra nós vai para as valas de Aileu.
Já se estavam a preparar para as reeditar.
só que desta ves houve timorenses que se levantaram a tempo e decididos, coisa que o governo do MFA não foi capaz de fazer em 1975.

Anónimo disse...

A nos os Timorenses doi porque o sofrimento eh enorme durante a ocupacao. Nao ha nem uma unica familia Timorense que nao tenha um membro seu morta durante essa ocupacao. O nosso sangue regou todo o Timor, os nosso ossos se distribuem por todos os recantos desta meia ilha. Voces ajudaram os indonesios a construir essa enorme Vala que eh Timor. Vamos honrar os nosso mortos, os nosso herois, desde o mais conhecido ate ao meis humilde! Leve o tempo que levar!
O processo de reconciliacao encetada por Xanana, que tanto parece enfurecer alguns fora e dentro de Timor,entre os filhos desta meia ilha eh e sera um processo mais ou menos longo. Mas saberemos vencer mais esta batalha, mesmo com capanhas maliciosas anti-reconciliacao!

Anónimo disse...

Anónimo das 3:06:25 AM: diz que “Nao ha nem uma unica familia Timorense que nao tenha um membro seu morta durante essa ocupacao”. Se for ao arquivo do Timor-online de 24 de Junho, encontra lá o discurso completo do Xanana em 22 de Junho e há-de reparar que às tantas ele escreveu ““Rogério, para citar o nome de Nicolau Lobato, devo dizer-te que eu estive juntamente com Nicolau nalguns dos momentos mais difíceis da guerra. As pessoas acusam-te de distribuir armas. Acredita ao menos em mim. Pensa bem, porque na guerra eu não perdi nenhum membro da minha família, tu perdeste a tua família toda. Nicolau com todos os teus irmãos, estão a olhar para nós, estão a chorar por causa das coisas que estão a acontecer. Eu sei que eles não querem isto”. É o próprio Xanana que diz “eu não perdi nenhum membro da minha família”.

Anónimo disse...

anonimo é um cómico:3:06:25 AM
hahahahahahhahahahahahahahaahahhahahahahahaaaaaaaaaaaaahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Anónimo disse...

Xanana não perdeu, teve sorte.
Rogério perdeu porque ficaram em Timor. Ele tinha-se pirado, safou-se.
Morreu Nicolau e safou-se o Rogério. Quem perdeu mais com a troca foi Timor.

Anónimo disse...

Ja agora morreu alguem da familia de Mari? Ou Ana Pessoa? Ou Roque Rodrigues? So estou a perguntar.

Anónimo disse...

Acho que o problema aqui nao e quem ja foi fazer tijolos ha muito tempo. O problema e que estes lideres imbecis de Timor Leste ainda nao aprenderam que nao podemos resolver nada com matancas e o que aconteceu recentemente foi isso mesmo "matancas". A mim me parece que faz parte da cultura Timorense "a catana" em vez da mesa redonda!
Quantos mais teem de MORRER!
Fote Make Riba

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.